Politica

Alckmin prevê punição para deputado do PSDB que não votar pela reforma

Governador de São Paulo e presidente do PSDB diz que "o momento é de convencimento"

Hamilton Ferrari
postado em 16/12/2017 17:54
O governador de São Paulo e presidente do PSDB, Geraldo Alckmin prevê punição para os deputados que votarem contra a reforma da Previdência Social, que está prevista para o dia 19 de fevereiro do ano que vem. Em visita à cidade de Americana, em São Paulo, o chefe do Palácio dos Bandeirantes afirmou, porém, que nenhuma penalidade foi decidida e destacou a necessidade de articulação para a aprovação da proposta.

;Terá punição. Mas, nós vamos estabelecer; O nosso momento não é de discutir punição, é convencimento;, declara Alckmin a jornalistas. O PSDB fechou questão a favor da proposta na última quarta, 13, mas não previu penalidades aos parlamentares que votarem contra a reforma. Quando assumiu o comando da sigla, há mais de uma semana, Alckmin tinha deixado em aberto a possibilidade de um ;castigo; aos tucanos resistentes à proposta.


O apoio dos tucanos é considerado fundamental para o governo federal. O partido tem 46 votos na Câmara. Por enquanto, PMDB, PTB e PSS fecharam questão à favor da reforma da Previdência. Porém, há um impasse entre os parlamentares em relação à regra de transição para os servidores que ingressaram antes de 2003. Atualmente, os funcionários públicos nestas condições têm direito a se aposentarem com o valor do último salário e reajuste igual aos dos servidores da ativa -- regras de integralidade e paridade, respectivamente.
Alckmin preferiu não expor a opinião sobre o assunto. ;Vamos verificar. Toda hora tem tido mudança no projeto. Nós vamos analisar;, diz. Na Câmara, a percepção de alguns parlamentares é de que é preciso alterar o texto. ;Ou o texto da [reforma da] Previdência corrige as injustiças no que tange ao servidor público ou não terá o meu [voto] e de um conjunto considerável de parlamentares dos mais variados partidos;, disse o deputado Rogério Rosso (PSD-DF).

A proposta prevê que a idade mínima para a aposentadoria seja de 65 anos para homens e de 62, para mulheres. Apesar disso, a norma só valerá depois de 20 anos da aprovação do texto, diante da regra de transição. Entidades representativas de servidores reagiram à proposta e pressionam parlamentares a rejeitarem o texto.

Inauguração
O governador de São Paulo foi à Americana para inaugurar o Terminal Metropolitano da cidade, que começou em dezembro de 2013 e tinha previsão para terminar em 2014. O investimento foi de R$ 23,2 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação