Politica

Especialistas avaliam procura dos partidos por um candidato de centro

Nome serviria para se contrapor aos extremistas que atualmente lideram as pesquisas: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro, recém-filiado ao PSL

Paulo de Tarso Lyra
postado em 07/01/2018 08:00
O ministro Meirelles é apontado como um dos nomes para se contrapor aos extremos

Nas últimas semanas, virou mania no país a busca por um candidato de centro. Em tese, esse nome serviria para se contrapor aos extremistas que atualmente lideram as pesquisas: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro, recém-filiado ao PSL. Para ocupar esse vácuo, são citados nomes como do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O debate, no caso brasileiro, é inócuo. Em nossa história recente pós-democratização, não importa quem seja o vitorioso nas urnas: para governar, o político, inevitavelmente, migra para o centro. A novidade, desta vez, é que esse movimento está acontecendo já durante a campanha eleitoral.

;O nosso modelo impede que o desfecho seja diferente. Existe uma fragmentação partidária e o presidente necessita formar uma maioria no Congresso se quiser governar. O centro político, no caso do Brasil, não é ideológico. É a capacidade do governante de compor com a maior parte das correntes políticas possíveis;, explica Cristiano Noronha, cientista político da Arko Advice.

Esse mix acaba prevalecendo também na sociedade. O eleitor de centro defende uma rigidez fiscal, mas não dá as costas à necessidade de programas sociais que beneficiem os mais carentes. Nada daquele perfil sisudo, que combina mais com a direita, de alguém avesso aos direitos humanos e/ou liberal econômico a ponto de defender o Estado mínimo. Ele tem medo de ser assaltado quando sai à rua, evidentemente. Mas não é adepto da cultura de que bandido bom é bandido morto.

;O eleitor brasileiro é de centro e não ideológico. E por que isso? Porque, tirando alguns integrantes de movimentos sociais, filiados aos partidos ou quem participa do movimento estudantil, a única preocupação do cidadão comum é com o dia a dia: emprego, segurança, escola para os filhos. Ele só vai pensar em política às vésperas da eleição, quando para para escolher em quem vai votar;, justifica o professor de ciência política do IBMEC-MG, Lucas Azambuja.

Para ele, no caso dos candidatos, é natural a migração de uma posição mais ideológica ao longo da campanha para um tom mais conservador quando chegam ao poder. ;Durante a campanha, eles estão em busca do eleitor. Começam mais radicais, vão amansando o discurso para ampliar o número de apoios. Quando chegam ao Planalto, têm de negociar com a política e os partidos. O tom radical gera embates que paralisam a administração;, completa o professor.

O especialista em marketing digital Marcelo Vitorino afirma que esse discurso centrista dos candidatos está sendo antecipado por uma questão de conveniência: a percepção de que os votos brancos, nulos e a abstenção vão aumentar no próximo pleito eleitoral. ;Os candidatos perceberam que não existe mais espaço ; e isso vem crescendo desde o escândalo do mensalão ; para discursos radicalmente ideológicos, porque o eleitor está desencantado com a política;, resume.

Memória

FHC, Lula e Dilma
À exceção de Fernando Collor, que, em 1989, foi eleito com um discurso claramente de centro, especialmente do ponto de vista econômico ; foi o responsável pela abertura do nosso mercado, sobretudo no setor automotivo ;, todos os demais presidentes eleitos no período de redemocratização tiveram de ser mais conservadores no governo do que eram antes de chegar ao Planalto.

Eleito em 1995 e 1998, Fernando Henrique Cardoso era um dos ícones do PSDB, partido formado após o rompimento de alguns políticos com o PMDB de Orestes Quércia, considerado fisiológico demais. Mesmo ancorado no sucesso do Plano Real, FHC precisou, para ser eleito e governar, aliar-se ao PFL (hoje DEM) comandado pelo baiano Antônio Carlos Magalhães e que dava as cartas nos grotões brasileiros.

Em 2002, desgastado após perder três eleições, Luiz Inácio Lula da Silva não apenas criou a figura ;Lulinha paz e amor; para provar que não era radical. Foi obrigado a escolher um vice empresário ; José Alencar ;, redigir a carta ao Povo Brasileiro para acalmar o mercado e ainda fez um governo, sobretudo no primeiro mandato, com Antonio Palocci na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central, extremamente fiscalista. Tanto que os radicais petistas abandonaram o navio e fundaram o PSol. Lula acabou reeleito em 2006.

Até Dilma Rousseff, que foi guerrilheira e presa durante o regime militar, teve de se alinhar ao PMDB de Michel Temer para ser eleita e reeleita. Mas não soube lidar com o Congresso e implantou uma linha econômica desastrosa, pouco simpática ao mercado. Acabou sendo afastada do poder pelo impeachment.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação