Politica

Gleisi Hoffman: "Para prender Lula, vai ter que matar gente"

Em entrevista, presidente nacional do PT disse que desconsidera a hipótese do ex-presidente ser detido no caso que investiga o tríplex, no Guarujá

Bernardo Bittar
postado em 16/01/2018 15:29
PT quer registrar a candidatura de Lula à presidência em 15 de agosto, e entrar com todos os recursos possíveis para mantê-lo na disputa

Considerada uma das maiores defensoras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Gleisi Hoffmann (PR) afirmou que desconsidera a hipótese de ele ser preso no julgamento sobre o caso do tríplex, que ocorre no próximo dia 24 em Porto Alegre. ;Para prender Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar;, afirmou a presidente nacional do PT em entrevista ao portal Poder360.

Segundo Gleisi, se a sentença do juiz Sérgio Moro, da 13; Vara Federal em Curitiba, for confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4), significará que ;eles (os juízes) desceram para o ;play; da política (;) No ;play; da política nós vamos jogar (;) E vamos jogar pesado;. A senadora também negou que uma decisão que mantenha a condenação de Lula ; de 9 anos e 6 meses ; possa tirá-lo da disputa pelo Planalto. ;A candidatura vai ser decidida na Justiça Eleitoral;, disse.

Leia as últimas notícias de Política

A prioridade do PT é registrar a candidatura de Lula em 15 de agosto e entrar com todos os recursos possíveis para mantê-lo na disputa. A sigla, que conseguiu apenas R$ 109 mil numa vaquinha on-line organizada para aportar os militantes em favor de Lula em Porto Alegre, quer garantir a foto do ex-presidente nas urnas, mesmo que a candidatura venha a ser impugnada. ;Como é que vai cassar o voto de 40, de 50 milhões de brasileiros?;, questiona Gleisi.

A petista reafirma que o partido não tem um plano B para lançar como candidato à Presidência, ainda que existam rumores sobre a possibilidade de lançar o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Mesmo que tenha a condenação confirmada em 2; Instância, Lula ;terá o seu registro de candidatura;.

;Essa condenação não tem nada a ver com a candidatura. A candidatura do Lula vai ser decidida na Justiça Eleitoral. Porque a candidatura só se resolve na Justiça Eleitoral. É em outra esfera. Não tem nada que nos impeça de registrar Lula como candidato no dia 15 de agosto;, afirmou.

A presidente do PT disse aguardar que o ex-presidente Lula seja absolvido do julgamento da próxima quarta-feira. Para ela, ;esse seria o único resultado capaz de resgatar a seriedade da Justiça brasileira e mostrar para o Brasil e para o mundo que há isenção no Poder Judiciário;. Caso contrário, a senadora afirma que o processo ;vai continuar eivado de vício, de distorções e de problemas;.

Gleisi defende que, na ação em que Lula foi julgado, não há ;condições jurídicas, probatórias, processuais; para condená-lo, e menciona o livro ;Comentários a Uma Sentença Anunciada ; O Processo Lula;, escrito por 122 juristas, segundo ela, de posicionamento apartidário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação