Politica

Defesa de Temer pede arquivamento de inquérito sobre portos

Para a defesa, a solicitação de arquivamento será "com certeza" encaminhada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, "em face da ausência de qualquer conduta criminosa"

postado em 19/01/2018 16:59
Para a defesa, a solicitação de arquivamento será
A defesa do presidente Michel Temer enviou hoje (19/1) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação em que pede que o inquérito no qual ele é investigado seja logo enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que o órgão solicite o arquivamento das investigações por falta de provas.

Para o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que representa Temer, a solicitação de arquivamento será ;com certeza; encaminhada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ;em face da ausência de qualquer conduta criminosa;.

Ele apresentou ainda diferentes pareceres de diversos órgãos do governo, entre eles da Secretaria dos Portos e do Ministério dos Transportes, atestando que a empresa Rodrimar não se beneficiou da publicação do decreto 9.048/2017, conhecido como Decreto dos Portos.

A abertura desse inquérito foi autorizada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso em setembro do ano passado, a pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que a partir de interceptações telefônicas do ex-assessor especial da Presidência Rodrigo Rocha Loures, disse suspeitar do pagamento de vantagens indevidas a Temer pela Rodrimar, empresa que opera concessões no Porto de Santos e seria beneficiada pela publicação do decreto.

;Na verdade, nem sequer um mero indício foi apontado a corroborar essa leviana alegação;, argumenta o advogado de Temer na peça encaminhada ao STF. Ele classificou de ;falaciosas assertivas; as suspeitas levantadas por Janot.

Na quinta-feira (18/1), Temer encaminhou ao Supremo as repostas a 51 perguntas referentes ao caso que haviam sido encaminhadas pela Polícia Federal (PF). Entre outras alegações, o presidente afirmou nunca ter autorizado Loures ou qualquer outra pessoa a pedir recursos em nome dele, em retribuição à edição do decreto dos portos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação