Politica

Advogados aguardam decisão de Cármen Lucia sobre posse de Cristiane Brasil

Posse de Cristiane como ministra do Trabalho estava suspensa até sábado (20/1), mas STJ derrubou a liminar. Advogados esperam decisão ainda hoje

Rosana Hessel
postado em 21/01/2018 17:52
Posse de Cristiane como ministra do Trabalho está marcada para amanhã, às 9h, no palácio do Planalto

Dois advogados trabalhistas do grupo que entrou com pedido de liminar no sábado (20/1), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender novamente a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) estão na sede da Corte, neste domingo (21/1), aguardando a decisão da presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia, que foi pessoalmente ao tribunal para despachar de lá. Eles viajaram do Rio para Brasília e estão lá desde às 7h.

A posse de Cristiane como ministra do Trabalho estava suspensa até ontem por uma liminar concedida em primeira instância da 4; Vara Federal de Niterói (RJ). O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, decidiu derrubar liminar, acatando o argumento da Advocacia-Geral da União (AGU) de que a suspensão da posse era uma ;grave lesão à ordem pública administrativa;. O ministro citou o princípio da ;fumaça do bom direito;. ;Ocorre que em nosso ordenamento jurídico inexiste norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista;, disse o ministro na decisão divulgada ontem pelo STJ.


Expectativa de decisão ainda no domingo


Um dos autores da ação contra a posse de Cristiane, o advogado Marcos Chehab, contou ao Correio que a expectativa é que a decisão do STF deverá sair ainda hoje. Chehab é um dos fundadores do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati), que ingressou com ações na Justiça contra a posse da nova ministra por ela ser condenada pela Justiça Trabalhista. ;A ministra Carmen Lúcia está no STF, o que nos surpreendeu porque ela poderia dar uma decisão de forma remota;, contou Chehab.

Para ele, o STJ não deveria ter se pronunciado sobre a questão. ;Essa ação não é da alçada desse tribunal e sim do Supremo porque a nomeação de Cristiane Brasil é uma ofensa à Constituição Federal muito clara;, alegou Chehab. Ele destacou que a ação do Mati é baseada na ofensa ao artigo 37 da Constituição, que trata dos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração pública. ;É uma questão de moralidade;, pontuou.

A posse de Cristiane como ministra do Trabalho está marcada para amanhã, às 9h, no palácio do Planalto, em cerimônia fechada. O presidente Michel Temer viaja à noite para a Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação