Politica

Manifestações contra e pró-Lula devem marcar véspera do julgamento

Em Porto Alegre, atos contra e a favor de Lula vão acontecer a menos de três quilômetros de distância. Ex-presidente vai à cidade hoje. Amanhã, dia do julgamento, ele vai participar de manifestação nas ruas de São Paulo

Paulo de Tarso Lyra, Deborah Fortuna, Renato Souza
postado em 23/01/2018 07:58
O próprio Lula confirmou presença em um ato marcado para a Esquina Democrática, na capital gaúcha, no fim da tarde de hoje
Na véspera do julgamento mais importante do Tribunal Regional Federal da 4; Região, Porto Alegre ; e diversas cidades do país ; se preparam para conviver com milhares de manifestantes favoráveis e contrários à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O próprio Lula confirmou presença em um ato marcado para a Esquina Democrática, na capital gaúcha, no fim da tarde de hoje. ;Vou lá participar das mobilizações que vão ocorrer, encontrar com quem me apoia e quer minha candidatura. Eu não posso ser deixado de lado em uma disputa política porque os que não gostam de mim não querem que eu seja candidato;, disse o ex-presidente, em um encontro com sindicalistas na sede do instituto que leva o seu nome, em São Paulo.

Porto Alegre vai ferver, já que os atos contra e a favor de Lula ocorrerão a pouco mais de três quilômetros de distância, aumentando a tensão entre os dois grupos opostos. A Secretaria de Segurança Pública preparou um esquema de segurança especial para evitar confrontos. Desde as manifestações do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015 e 2016, não se esperavam tantos manifestantes nas ruas brasileiras. Por uma questão de estratégia de ação, os adversários de Lula resolveram se dividir: hoje apenas o movimento Vem para Rua fará protestos a favor da condenação do ex-presidente. Eles estarão presentes em 19 estados, totalizando 42 cidades. Amanhã, será a vez do Movimento Brasil Livre (MBL) ocupar as ruas.

[SAIBAMAIS]Nas redes sociais, 10 mil pessoas já confirmaram presença no protesto organizado pelo Vem Pra Rua em diversas cidades. Outras 11 mil estão interessadas em participar. Em Porto Alegre, a manifestação ficará concentrada no Parque Moinhos de Ventos. Segundo a própria descrição do evento, o grupo convoca ;mais uma vez a sociedade brasileira para ir às ruas na defesa da Justiça;.

Eles acreditam que uma possível condenação em segunda instância ;será o maior símbolo do fim da impunidade no Brasil;. Em Brasília, os grupos antagônicos também estarão próximos: às 18 horas, os adversários de Lula estarão concentrados na Praça dos Três Poderes. Às 19h, os defensores do petista prometem uma vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a porta-voz do Vem Pra Rua, Adelaide Oliveira, o grupo tem ;bastante convicção; de que haverá a condenação do ex-presidente amanhã. ;Nós não acreditamos que a participação da população possa interferir nesse julgamento especificamente. A gente acredita que o apoio possa fortalecer a Justiça de uma maneira geral para que ela tome julgamentos com maior autonomia;, afirmou.

Ela nega que os protestos sejam restritos a Lula, alegando que eles são uma forma de mostrar que a Justiça pode ser aplicada a todos, independentemente do réu. ;Eu acho que se o mais poderoso, o homem que era inatingível, pode ser condenado, então outros também podem ser. Essa é a grande mensagem;, afirmou. ;Fizemos um dia antes para que não se confunda que a nossa manifestação é especificamente para esse julgamento. O nosso protesto é em favor da Justiça como um todo para que ela seja efetiva e aplicada a qualquer cidadão;, comentou.

O Parque Moinhos de Vento também será palco para outros protestos amanhã, organizados pelo Movimento Brasil Livre (MBL). O chamado ;Carnalula; tem mais de 1,5 mil confirmações de presença e outros 5,3 mil interessados em participar. ;O que a gente busca é demonstrar que a justiça tem completo apoio da população;, afirmou o vereador Fernando Holiday (DEM-SP). Segundo um dos líderes do grupo, ;mais que buscar um resultado de condenação, pretendemos mostrar que estamos na rua;, comentou. Ele também disse que está prevista uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, com carros de som, e o boneco inflável gigante ;Pixuleco;, representando Lula com roupa de presidiário.

Já os defensores do ex-presidente Lula estão desde ontem com manifestações que prosseguirão hoje e amanhã. Lula será a grande estrela de atos em Porto Alegre na tarde de hoje. Em São Paulo será amanhã, previsto, até o momento, para a Praça da República, na região central, mas que poderá ser alterado para o Largo do Batata, na Zona Oeste. A presença do ex-presidente na capital gaúcha foi confirmada no fim da tarde de ontem, quase de maneira simultânea, por Lula (em São Paulo) e pela presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que já está no Rio Grande do Sul. ;É uma questão de coração;, disse a senadora.

Invasão

Os protestos começaram ontem. No Rio de Janeiro, um grupo de 150 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude e Frente Brasil Popular chegaram a invadir o térreo da sede administrativa da Rede Globo. Acabaram, por acordo com os dirigentes do prédio, acertando a permanência, até amanhã, na calçada em frente. ;Não estamos impedindo os funcionários de entrar e sair da emissora nem tampouco atrapalhando o trânsito. Será uma manifestação pacífica, mas com o intuito de deixar clara a atuação política da emissora no caso do julgamento do Lula;, disse um dos dirigentes nacionais do MST, Paulo Henrique Campos.

Em Porto Alegre, atos contra e a favor de Lula vão acontecer a menos de três quilômetros de distância. Ex-presidente vai à cidade hoje. Amanhã, dia do julgamento, ele vai participar de manifestação nas ruas de São Paulo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação