Politica

Juiz federal determina devolução do passaporte do ex-presidente Lula

Com a decisão, o nome do político será retirado da lista de impedidos de deixar o país

Renato Souza
postado em 02/02/2018 18:00
Ex-presidente Lula, Luiz Inácio Lula da Silva
O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1), decidiu devolver o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A determinação ocorreu nesta sexta-feira (2/2) e com isso o político pode viajar ao exterior.

O passaporte de Lula foi apreendido após o juiz Ricardo Leite, da 10; Vara Federal de Brasília, aceitar um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que viu risco de fuga do ex-presidente, tendo em vista que ele foi condenado a 12 anos e um mês de cadeia pela 8; Turma do Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4). Com a reviravolta no caso, o nome do petista será retirado do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da Polícia Federal.

Na ação que culminou na retenção do documento, os procuradores alegam que a confirmação da condenação e a iminência da prisão do ex-presidente, ;que pode ocorrer dentro de algumas semanas;, criam o ;risco de fuga;. A apreensão do passaporte foi solicitada em um processo que tramita no Distrito Federal e julga o suposto tráfico de influência de Lula na compra de 36 caças suecos da empresa Saab. A investigação relacionada ao caso ocorre no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação