Politica

Lula diz que Temer quer se reeleger pegando eleitores de Bolsonaro

A declaração do ex-presidente aconteceu em meio à avaliação do decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. "Ele (Temer) está arrumando um jeito de ser candidato à reeleição", disse

Iracema Amaral/Estado de Minas
postado em 21/02/2018 09:36
Para o ex-presidente, Temer está
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (21/2), em Belo Horizonte, que o presidente Michel Temer (MDB) está "arrumando um jeito" de ser candidato à reeleição com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. "Acho que ele achou que a segurança pública pode ser uma coisa muito importante para ele pegar um nicho de eleitores do Bolsonaro. Como é só previsão e é uma tese minha, vamos ver o que vai acontecer", afirmou Lula.
[VIDEO1]

Para o ex-presidente, Temer está "fazendo uma posta", colocando um assunto ;favorável; (segurança pública) no lugar de um tema ;desfavorável; (reforma da Previdência) para angariar apoio da sociedade. E, com isso, avalia Lula, pavimentar o caminho para disputar a reeleição. "Temo que essa intervenção seja pirotecnia, que seja de puro interesse político", avaliou.

[SAIBAMAIS]Em entrevista à rádio Itatiaia, Lula também disse que "Temer sabe que o que tirou a reforma da Previdência da pauta (do Congresso) não foi ele". O petista lembra pesquisa recente realizada pela DataFolha, do jornal Folha de S.Paulo, mostrando que "os deputados não iriam votar a reforma da Previdência". "O que eles pensaram? Vamos criar um outro espetáculo, criando a intervenção no Rio de Janeiro, passando a ideia que agora vão acabar os problemas e não vão acabar", disse o ex-presidente.

A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro tirou da pauta a reforma da Previdência por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A Constituição proíbe que uma PEC seja votada no Congresso em caso de intervenção federal em um ou mais estados da federação.

Sem Preparo

O ex-presidente também lembrou que o Exército ficou um ano na favela da maré, no Rio de janeiro, e, quando saiu , "os problemas voltaram". "Se o estado não está presente com políticas públicas, a violência aparece", disse, se referindo à estratégia para enfrentar a crimnalidade.

Além disso, Lula destacou que o exército "não está preparado para enfrentar o narcotráfico". "O exército é preparado para defender a soberania nacional contra possíveis inimigos externos.Colocar o exército para lidar com o narcotráfico, o que pode acontecer é que, depois o espetáculo, o resultado seja negativo", afirmou.
[FOTO1092293]

Lula acrescentou que esse resultado negativo aconteceu com as Unidades Policiais de Pacificação (UPPS), implantados pelo ex-governador Sérgio Cabral (MDB), hoje . "Você está lembrado das UPPS? Pareceria que tudo estava resolvido...", cobrou Lula.

Namoro

Lula também comentou as inúmeras cartas que tem recebido de pretendes a namoro ou a um casamento com o ex-presidente, viúvo desde fevereiro do ano passado. Lula negou que já esteja namorando. " Por enquanto o meu relacionamento é só político, com o mundo da política", disse.
[VIDEO2]

Lula lembrou que está com 72 anos e essa não é ;uma prioridade;. "A minha prioridade é primeiro cuidar da minha saúde e dos meus processos, que a cada dia aparece um, que tenho que me defender e preciso provar a perseguição política ", afirmou.

Ele encerrou o assunto, em tom bem-humorado, dizendo que "na hora que aparecer (um namoro), terá "imenso prazer em comunicar que o Lulinha paz e amor está namorando". "Enquanto eu não falar isso, não acreditem em futrica. Tenho recebido carta de companheiras que querem cuidar de mim . Tem companheira que manda carta dizendo que respeitava muito dona Marisa. Mas agora ela morreu, deixa eu tomar conta de você. Eu quero casar. Levo isso muito a sério e respondo educadamente para as pessoas, mas por enquanto não tem nada", garantiu.

Jantar

Lula chegou em Belo Horizonte na noite dessa terça-feira (20/2). Ele disse que jantou com o governador Fernando Pimentel (PT).

O ex-presidente visita na manhã desta quarta-feira, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. "À tarde, estou à disposição do Pimentel", informou Lula, que declarou ainda que pretende voltar a São Paulo hoje à noite ou então na manhã desta quinta-feira (22/2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação