Politica

Apesar de resistência do DEM, governo federal não descarta apoio a Maia

O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, fez um discurso de aproximação ao pré-candidato Rodrigo Maia

Antonio Temóteo, Bernardo Bittar, Rodolfo Costa
postado em 08/03/2018 19:23
Na foto, Carlos Marun em entrevista com CBPoder
A independência do Democratas pode ficar para depois. Embora caciques do partido do DEM defendam um descolamento do governo do presidente Michel Temer, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, fez um discurso de aproximação ao pré-candidato da sigla, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ).
[SAIBAMAIS]O apoio ao parlamentar em uma efetiva candidatura não será descartada, garantiu o auxiliar de Temer nesta quinta-feira (8/3). O presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA), e o líder da sigla no Senado, Ronaldo Caiado (GO), destacaram na quarta-feira (7/3) que Maia seguiria uma candidatura desvinculada do governo federal. Marun ressalta, no entanto, que o DEM continua sendo um partido que faz parte da base e negociações podem ocorrer. ;É uma pré-candidatura que nós respeitamos e mantemos a nossa convicção de que nossas chances de sucesso presidem no fato de termos capacidade de marcharmos unidos com os partidos que compõem a base na próxima eleição; destacou.
Responsável pela articulação política do governo, Marun garante que o MDB poderá, sim, apoiar a pré-candidatura de Maia. Mas ressalta que outras também estarão no radar. ;Quero deixar claro que vemos essa pré-candidatura com o mesmo respeito que vemos a do ministro (Henrique) Meirelles, e o mesmo respeito que acompanharemos a de outros partidos que compõem a base. Inclusive, de alguma do MDB, que possa vir a ser lançada;, afirmou.
Com a declaração, Marun aproveitou para frear as insinuações do DEM de que Maia não seria um candidato do governo. Caso o Democratas e o MDB fechem aliança para as eleições, a candidatura do presidente da Câmara será ;de governo;. ;Veja bem. Nós entendemos que, em avançando as negociações, aonde estiver o MDB, estará o governo;, frisou.

Legado

O processo de convencimento a Maia pode não ser dos mais fáceis. Além de demonstrar confiança que estará no segundo turno das eleições, ele assegurou que não será o candidato que defenderá o legado do governo Temer. O parlamentar carioca foi proclamado hoje pré-candidato ao Palácio do Planalto em convenção do partido e já articula uma base de apoio com PP, PRB, PSC, PHS, PR, Solidariedade e Avante.
Presidente do Solidariedade, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, deixou claro que caminhará ao lado de Maia durante as eleições presidenciais. ;Temos uma esperança muito grande em você. Estamos aqui, um grupo de partidos, meio sem rumo, sem ter o que fazer. Acho que a única pessoa que pode unir esse grupo é Rodrigo Maia;, disse durante a convenção do DEM.
Outro que demonstrou confiança na candidatura do deputado do Rio foi o presidente do PRB, Marcos Pereira.;Estamos juntos. O Brasil precisa de pessoas jovens, como Rodrigo Maia e ACM Neto;,afirmou. O evento também marcou a posse de Neto como presidente do DEM.
O prefeito de Salvador ainda adiantou que definirá até a próxima semana se disputará o governo da Bahia. Ele admitiu que a candidatura de Maia fortalece essa possibilidade, detalhou que dialogará com todas as legendas, menos o PT, além de sinalizar que não apoiará os tucanos na corrida ao Palácio do Planalto. ;Neste momento, não cogitamos, em absoluto, qualquer possibilidade de apoiar o PSDB. Mas o PSDB não é nosso adversário. Vamos deixar o diálogo aberto;,disse.
Outro que sinalizou apoio a candidatura de Maia a presidência da República foi o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Conforme ele, Maia reune qualidades essenciais de um político, entre elas o cumprimento dos acordos assumidos e a serenidade em dialogar com diversas legendas. ;Acreditamos no potencial da candidatura crescer. Se isso acontecer vamos com ele;, detalhou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação