Politica

Apadrinhado pelo PTB, jovem de 19 anos vira gestor financeiro de Ministério

Como coordenador de Documentação e Informação do Ministério do Trabalho, Mikael Tavares Medeiros é responsável por quase meio bilhão de reais por ano

Estado de Minas
postado em 09/03/2018 12:06
Fachada do Ministério do Trabalho na Esplanada dos Ministérios.
O mesmo PTB que protagonizou a novela para emplacar no Ministério do Trabalho a deputada federal Cristiane Brasil (PTB/RJ), parlamentar em dívida com a justiça trabalhista, volta aos holofotes nesta semana com outro caso inusitado.

O protagonista dos petebistas desta vez é um jovem de 19 anos, indicado para um cargo, também no Ministério do Trabalho, que autoriza pagamento de quase meio bilhão de reais. Os pagamentos autorizados pelo adolescente a fornecedores da pasta giram em torno de de R$ 473 milhões por ano.

Mikael Tavares Medeiros foi empossado em outubro de 2017 como coordenador de Documentação e Informação pelo então ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, do PTB. O salário inicial do jovem era de R$ 5,1 mil bruto por mês.

O currículo de mikael inclui ser filho de Cristiomario de Sousa Medeiros, delegado da Polícia Civil de Goiás que é aliado de Jovair Arantes, o líder do PTB na Câmara. A mãe Mikael é a diarista Luciana Tavares Dias, que recebe Bolsa-Família.

Mikael acabou de entrar para a faculdade. Há pouco tempo, escrevia nas redes sociais posts sobre ter ficado de recuperação no final do ensino médio (;qm passa direito é busao kakakwkaka;). Em abril do ano passado, foi levado à Justiça por PMs por portar 13,6 gramas de maconha.

A nomeação dele para o cargo de gestor financeiro do ministério foi assinada pelo então secretário-executivo da pasta, Helton Yomura ; hoje, ministro interino do Trabalho.

De acordo com a reportagem de O Globo, o jovem tornou-se apadrinhado do presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal e condenado no mensalão Roberto Jefferson, pai da deputada Cristiane Brasil.
Amizade
O pai de Mikael negou ter sido o responsável pela indicação do filho. Mas afirmou que não teria problema em indicá-lo e confirmou ter apresentado Mikael aos líderes do partido.

Segundo Cristiomario de Sousa Medeiros, o filho não é filiado à legenda. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mikael está filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) desde março de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação