Politica

Água é um dos grandes problemas da humanidade, diz Gilberto Kassab

Para ele, o evento é uma das principais portas de entrada para o desenvolvimento de políticas públicas vinculadas ao tema

Alessandra Azevedo
postado em 19/03/2018 19:11
Gilberto Kassab
Em painel do 8; Fórum Mundial da Água, em Brasília, nesta segunda-feira (19/3), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que ;a água, que já há muito tempo é um dos grandes problemas da humanidade, passará a ser, em breve, o maior problema de todos os países;. Para ele, o evento é uma das principais portas de entrada para o desenvolvimento de políticas públicas vinculadas ao tema. ;É evidente que o mundo precisa se preparar para ter, no assunto água, um fator de convergência e não de divergência;, apontou. Para ele, o Fórum é um sinal de que ;o mundo caminha para a convergência;.

[SAIBAMAIS]Kassab ressaltou, a situação "singular" do Brasil em relação aos recursos hídricos. Embora a Bacia Amazônica seja fonte de aproximadamente 70% da água doce do país, na região Norte mora uma população ;bastante reduzida frente à população brasileira;. Ao mesmo tempo, a região Nordeste, que abriga cerca de 30% dos brasileiros, tem apenas 3% das fontes de água. ;Imagina o que significa isso em termos de infraestrutura e medidas emergenciais todos os anos;, ponderou.

O ministro também lembrou a crise hídrica enfrentada no país. ;Cinco anos atrás, o Brasil começou a conviver com uma enorme crise hídrica na região Sudeste, onde temos a maior parte dos brasileiros morando, aproximadamente 40%;, disse. ;Com isso, tivemos uma intensificação nas ações voltadas a corrigir as distorções em relação à água;, afirmou. Segundo o ministro, as ações não se voltam apenas à gestão do uso, mas à necessidade de investimentos diversos ;para que possamos ter maior equilíbrio na água nos conglomerados urbanos;.

Assim como o presidente Michel Temer, que mencionou a transposição do rio São Francisco na abertura do Fórum, pela manhã, Kassab afirmou, à tarde, considerar a medida uma das ;grandes obras; de melhoria na gestão da água no país. ;Vai nos permitir levar água para a região semi-árida, que produz 3%;, ressaltou. ;Temos obras importantes nas cidade, que fizeram que os governos abandonassem projetos de outras áreas para dar prioridade a essas obras de infraestrutura;, acrescentou.

Intercâmbio


Kassab afirmou que o Brasil investe em tecnologia e tem iniciativas no semiárido do Nordeste para garantir a distribuição de água, mas ;nada tão importante quando a existência de um fórum como esse, para que, cada vez mais, a gente possa ter esse intercâmbio de conhecimento;. "Um dos maiores investimentos do governo brasileiro nos últimos anos, diria nas últimas décadas, foi feito em viagens e cursos que nossos profissionais realizam em outros países;, disse o ministro. Os intercâmbios são, para ele, de ;fundamental importância; para conhecer as medidas que têm sido adotadas fora e adequá-las ao Brasil, ;nos permitindo caminhar para uma solução de equilíbrio;.

Após apontar os caminhos que o país tem tomado, Kassab lembrou que as iniciativas resolvem de forma transitória um problema que é global. ;São medidas paliativas, de curto ou médio tempo;, reforçou o ministro, lembrando que a situação precisa ser enfrentada por todos os países. ;Sabemos que a água é um problema mundial. De nada adianta resolver o problema localizado, se sabemos que 3 bilhões de pessoas têm dificuldade de acesso à água;, lembrou. ;O Brasil quer não apenas solucionar os problemas da sua população, mas contribuir para a solução global.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação