Politica

Brasil e Colômbia conversam sobre reforçar segurança nas fronteiras

Durante visita de presidente colombiano, Juan Manoel Santos, Temer disse que êxodo venezuelano "perturba" países vizinhos da América Latina

Rosana Hessel
postado em 20/03/2018 15:57
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e Temer em encontro que durou cerca de duas horas e meia

O presidente Michel Temer aproveitou a visita oficial do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ao Brasil para reforçar a segurança na divisa além de ampliar a parceria com o país vizinho em várias frentes, como econômica, comercial e cultural. ;Conversamos sobre uma questão que aproxima os dois países: a segurança pública e o combate ao crime organizado. Queremos reforçar cada vez mais nossas fronteiras;, disse Temer, nesta terça-feira (20/03) após um encontro bastante extenso com Santos e sua comitiva no Palácio do Planalto.

Após um encontro que durou cerca de duas horas e meia, Temer destacou que ele e Santos não deixaram de tratar sobre a crise institucional da Venezuela que afeta diretamente os dois países. ;Esse êxodo venezuelano para o Brasil e para a Colômbia perturba os países da América Latina. E nós sempre fizemos questão de explicitar que a nossa relação com a Venezuela é institucional, de estado com estado. Mas isso não significa que patrocinemos o que está acontecendo no país sob o enfoque político;, afirmou. ;O que foi tratado na reunião é que queremos a pacificação política, a democracia plena e a não agressão aos que se opõem ao regime que por ora está constituído;, completou.

O presidente colombiano também destacou o esforço dos dois países para ampliar as conversas com o presidente venezuelano Nicolás Maduro a fim de que ele restabeleça a democracia no país vizinho.;Vamos convidar Maduro para aceitar ajuda humanitária oferecida. Não entendemos como eles recusam esse tipo de ajuda. Seguiremos trabalhando em todas as frentes pra restabelecer a democracia na Venezuela;, afirmou ele, agradecendo o apoio do governo brasileiro nas negociações do processo de paz do governo colombiano com as Farc, acordo com rendeu o Prêmio Nobel da Paz para Santos em 2016.

Temer elogiou a atuação de Santos no processo que trouxe a paz para o país vizinho e destacou que a troca de experiência entre os dois países pode ser fruto de uma cooperação na área de segurança pública.


Comércio

Durante a declaração conjunta no Palácio do Planalto, Temer classificou o encontro com Santos como ;muito produtivo; e afirmou que o Brasil tem interesse em ampliar o comércio com a Colômbia e de uma aproximação da Aliança do Pacífico, bloco comercial do qual o país vizinho faz parte ao lado de Chile, México e Peru.

;Assinamos vários acordos entre Brasil e Colômbia. O momento é de especial convergência entre os dois países. Patrocinaremos com muito entusiasmo um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Aliança para o Pacífico. Há clima e condições para esse acordo;, disse o presidente brasileiro, lembrando que, em 2017, entrou em vigor o acordo de livre comércio entre Bogotá e o Mercosul e destacou que o comércio com o país vizinho cresceu 25%. Temer adiantou que o governo brasileiro iniciou negociações sobre compras governamentais os colombianos.


Acordos

Os governos do Brasil e da Colômbia assinaram dois documentos durante a visita de Santos ao Palácio do Planalto nesta terça-feira no fortalecer ainda mais a cooperação bilateral nas áreas econômica e comercial, além do alinhamento entre os temas de interesse mútuo. A conversa acabou se estendendo por mais de uma hora do previsto, atrasando a agenda das autoridades. O primeiro, uma declaração conjunta sobre o reconhecimento mútuo do Certificado de Origem Digital -- instrumento que visa simplificar os procedimentos do comércio entre os dois países e aproveitar melhor os benefícios do acordo de livre comércio firmado entre Colômbia e Mercosul. O segundo, um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação econômica e comercial entre os dois países em matéria de micro, pequenas e médias empresas, empreendedorismo e artesanato.

Um terceiro documento foi assinado durante o almoço entre os dois presidentes no Palácio do Itamaraty. Trata-se de um memorando de entendimento entre os dois governos para fomentar e implementar o desenvolvimento da agricultura familiar, foi destacado pelo presidente da Colômbia como mais um exemplo de parceria entre os dois países. A iniciativa visa fazer um pré-diagnóstico e definir em conjunto com as instituições colombianas o objetivo e os resultados de um futuro projeto de cooperação.

Durante o brinde no almoço, Santos destacou que pretende dedicar-se à vida acadêmica após deixar o governo enquanto que Temer confessou a ele que pretende escrever um livro. A exemplo do discurso de Temer, ele reforçou o interesse em ampliar parcerias com o Brasil, principalmente, no comércio e nos investimentos bilaterais. ;Temos objetivos em comum e num mundo globalizado as oportunidades se multiplicam quando trabalhamos juntos;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação