Politica

Cambridge Analytica tem parceria no Brasil para eleições suspensa

Anunciada no fim de 2017 e constituída oficialmente no mês passado, a empresa estava com tudo pronto para começar a prospectar clientes para representar para as eleições brasileiras de outubro

Agência Estado
postado em 21/03/2018 08:10
Protesto contra o CEO da Cambridge Analytica, Alexander Nix

A britânica Cambridge Analytica havia formado uma parceria com o publicitário André Torretta, com mais de 20 anos de experiência em campanhas políticas, para a criação da CA Ponte. Anunciada no fim de 2017 e constituída oficialmente no mês passado, a empresa estava com tudo pronto para começar a prospectar clientes para representar para as eleições brasileiras de outubro. Torretta afirmou nessa terça-feira (20/3) porém, que agora o projeto será suspenso.

O publicitário contou ao Estado que, ao longo do ano passado, negociou com a Cambridge Analytica uma parceria para uso da tecnologia de segmentação de mensagens da britânica por aqui. Segundo ele, no entanto, o serviço de envio de mensagens em redes sociais que se mostrou eficaz pela CA na campanha de Donald Trump não poderia ser replicado por aqui.

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, ponderou o publicitário, os perfis de usuários de redes sociais não são tão bem definidos. No entanto, Torretta e a CA já tinham chegado a um sistema "tropicalizado" para garantir o envio de informações a determinados perfis de eleitores brasileiros, com um discurso adaptado conforme o posicionamento do destinatário, de moderado a radical.

Embora o acordo com a britânica agora esteja suspenso, o publicitário disse que pretende continuar de atuação em marketing político nas próximas eleições. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação