Real20anos

No sul do país, Chuí espera pelos benefícios da estabilidade do real

Duas décadas depois do lançamento da moeda, a economia ainda fraqueja

postado em 30/06/2014 08:00

Carlos Calabuig, porta-voz dos empresários uruguaios, aposta em retomada
Chuí (RS) ; Isolado e esquecido no extremo sul do país, o Chuí é o retrato de um Brasil que quer dar certo. Nos seis pontos de fronteira com o Uruguai, o município de 5,9 mil habitantes ; entre legítimos gaúchos, uruguaios com dupla cidadania e imigrantes árabes ; ainda espera pelo desenvolvimento de verdade.

[SAIBAMAIS]Nos últimos 20 anos, se o Plano Real deu estabilidade ao Brasil, a pequena cidade gaúcha manteve o histórico de oscilações de regiões situadas nas bordas do país, flutuando de acordo com o câmbio. Quando a moeda nacional está valorizada, a economia local se enfraquece. É o lado uruguaio que fatura. Mas, caso o real perca força ante o dólar, os ganhos no Chuí são visíveis. Os consumidores vizinhos vêm gastar do lado brasileiro.

Quando o real foi lançado, em 1994, o Chuí era um distrito de Santa Vitória do Palmar. A autonomia veio três anos depois, mas, desde então, as principais transformações se restringem à consolidação dos requintados free shops do lado uruguaio. O município, de apenas 17 anos, ainda depende muito de repasses do governo para sobreviver. O varejo local, o campo e a prefeitura garantem o emprego dos moradores, que têm, em média, renda mensal de 1,5 salário mínimo (R$ 1.086).



[VIDEO1]
Embora os free shops estejam na Chuy com ;y;, do lado uruguaio, é nas antigas lojas brasileiras que a maioria das pessoas encontra trabalho com mais facilidade. ;Do lado de lá, os patrões não assinam carteira e empregam até menores. Pode tudo, pois não existe fiscalização;, afirma uma vendedora de 19 anos, recém-contratada no Uruguai.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação