Real20anos

Valorização do real quase minou o comércio do Chuí nos últimos anos

Do lado brasileiro da fronteira, estabelecimentos fecharam as portas com o fim da hiperinflação: em duas décadas, número de lojas caiu pela metade

postado em 30/06/2014 18:05
Chuí (RS) ; A valorização do real quase minou o comércio do Chuí. Antes do fortalecimento da moeda brasileira, os lojistas nem precisavam abrir as portas para faturar alto. Só a correção da inflação garantia lucros exorbitantes de um dia para o outro. A virada do câmbio e o fim do período de hipercarestia, no entanto, inverteram a lógica do ganho e empurraram o lado gaúcho da fronteira para o ostracismo.

[SAIBAMAIS]Hoje, fica evidente um maior atraso na parte onde se fala o português mais claro. As lojas de tecidos, roupas e materiais de construção ; a maioria sem reforma desde o lançamento Real ; contrastam com a modernidade e o glamour nos free shops da Chuy com ;y;, em constante atualização pelos investidores e por representantes de marcas internacionais.



Em 20 anos, o número de estabelecimentos do lado brasileiro caiu pela metade. E os cerca de 300 sobreviventes ; a maior parte, palestinos ; só não desistiram do negócio porque os uruguaios continuam atravessando a rua para comprar, ajudando a garantir uma demanda mínima. ;Ainda vale a pena;, diz o uruguaio Rubem Quadrado, 36 anos, ao fazer a feira no Brasil, onde o mesmo produto pode custar até três vezes menos. Na média, R$ 1 vale 8 pesos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação