Revista

Espiada de luxo

Antecipamos um pouquinho do que os apaixonados por decoração poderão ver a partir da próxima quinta-feira, quando a mostra Morar Mais por Menos abre as portas. Ao todo, 40 ambientes servirão de inspiração para quem quer elegância sem custo exorbitante. Clique em foto e veja alguns ambientes da exposição

postado em 15/07/2010 14:33

Carolina Samorano//Especial para o Correio

Será que é possível reunir tecnologia, preocupação com o meio ambiente e criatividade sem precisar gastar as economias de uma vida na reforma ou na decoração de casa? A julgar pelas prévias de alguns dos ambientes que estarão expostos na mostra Morar Mais por Menos, a partir do próximo dia 22, não só é possível, como é uma realidade, segundo arquitetos, designers e decoradores que vão participar da exposição. ;Acabou essa história de que o chique só pertence à classe média alta e classe alta.O elegante e o moderno podem caber sim no bolso do cliente;, ressalta a designer Aline Silva, uma das responsáveis pela cozinha do ambiente, que alia o ecologicamente correto a um sistema para lá de tecnológico de organização de cardápio e lista de compras.

A cozinha, aliás, promete eriçar os ânimos das donas de casa menos tradicionais ou das mulheres que, ao contrário, nunca encontram tempo na rotina apertada para cuidar da cozinha com o capricho desejado. O ambiente pode até parecer ;normal; a um primeiro olhar. O diferencial está no sistema automatizado. ;A mulher moderna sai para trabalhar e a casa fica nas mãos dos empregados. Ela não consegue pensar direito no cardápio e a família toda acaba comendo mal;, observa Aline.

Com o sistema, você pode programar as refeições da semana inteira, com receita e tudo e, o melhor, com a participação de um nutricionista, para sair tudo balanceado, esteja você perto ou não. Além disso, ele cuida da sua despensa. Se faltar ingrediente na prateleira para alguma receita, ele faz a lista de compras e envia direto para o supermercado ; caso ele tenha o mesmo sistema. O estabelecimento, por sua vez, manda tudo direto para sua casa. ;O sistema, embora moderno, é simples, para patroa e empregada dominarem;, diz a designer.

Aline e os outros quatro profissionais que cuidaram da cozinha-sonho de muitas mulheres se preocuparam em unir o hi-tech ao aconchego. Para isso, o mobiliário é todo feito em madeira de reflorestamento e o ambiente, em ilha, convida para o entrosamento. ;É um lugar para a família e os amigos curtirem. A TV é também para acabar com aquela história de, enquanto o que cozinha fica isolado, os outros batem papo na sala;, ilustra.
A homenagem aos 50 anos da capital está nos detalhes. A Terceira Ponte, os Dois Candangos e o Memorial JK estão representados em miniaturas feitas em garfos manualmente. A louça, também com desenhos de monumentos de Brasília assinados por Lena Vieira, complementam a decoração. A preocupação com meio ambiente também foi incorporada sem, no entanto, enveredar pelo lado do rústico, apenas optando por materiais cuja fabricação não causasse prejuízos à natureza. ;A ideia é mostrar que dá para ter uma cozinha elegante e sustentável sem necessariamente usar elementos rústicos, como o bambu;, conclui Aline Silva.

Simples e chique

Ao todo, a mostra Morar Mais apresentará 40 ambientes, assinados por 80 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. São banheiros, salas, quartos, cozinhas e áreas externas para todos os tamanhos de casa ou apartamento, orçamento e estilo. Alguns ambientes são temáticos, como o Apartamento do Piloto, projetado pela arquiteta Patrícia Tavares, e o Apartamento do Chef, de Ângela Borsoi, mas igualmente charmosos.

O minimalismo também dá o ar da graça e enche de sofisticação a Sala de Estar do Apartamento, projeto do arquiteto Ado Mendes. ;A combinação branco, vidro e madeira é simples e chique. Não tem erro;, sintetiza. A simplicidade dos materiais ganha ares mais nobres com o painel de Athos Bulcão que foi incorporado ao projeto e a iluminação em vários focos de luz, com lâmpadas dicroicas, que realçam as cores do ambiente. O piso em granilite é prático e econômico. Na reforma, no lugar de gesso, madeira mista, mais barata e fácil de ser encontrada. E para enfeitar sem precisar desembolsar muito, que tal fazer aflorar seu lado artístico com brinquedo de piscina? ;Usei três macarrões de espuma entrelaçados para fazer uma escultura. É superfácil, bonito e barato;, dá a dica Ado Mendes.

SERVIÇO
Mostra Morar Mais por Menos
22 de julho a 29 de agosto
De terça a sexta, das 16h às 22h. Sábados e domingos, de 12h às 22h
União dos Escoteiros do DF, ao lado do MDO Squash, Setor de Clubes 3
Preços: R$ 15 (meia-entrada, cartão Sempre Você e Cadastro na bilheteria)


Assista ao programa sobre a Morar Mais e leia outras reportagens sobre a mostra

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação