Revista

O perfume ao longo dos tempos

A humanidade sempre apreciou um cheirinho bom. Conheça alguns episódios marcantes dessa história

postado em 16/07/2010 16:37
Gabrielle Chanel revolucionou a moda e a indústria dos cosméticosConsta que os mais antigos cheiros conhecidos são os que exalavam da queima de plantas. Ou seja, a fragrância não era borrifada, parecendo mais um incenso. Essa prática explica a origem latina da palavra perfume: per (através) e fumum (fumaça). Ainda hoje, as matérias-primas naturais mais usadas na fabricação de essências têm origem orgânica: flores, raízes, folhas, madeiras, resinas, frutas etc.

Cleópatra, a última rainha do Egito, conhecia bem o poder de sedução das flores. Dizem que ela recebia seu amante em uma cama coberta de rosas e, antes de se envenenar, perfumou-se com as mais finas fragrâncias diponíveis na época.

Produção em grande escala
A arte da perfumaria, porém, tomou uma outra escala no século 20, com o surgimento de grandes indústrias de cosméticos. Abaixo, alguns momentos marcantes dessa evolução:

1910
O estilista Paul Poiret foi o primeiro a colocar em sua Maison uma linha própria de perfumes. A partir de então, a conexão entre moda e perfume jamais seria desfeita.

Elizabeth Taylor como Cleópatra: fragrância como arma de sedução1920
Gabrielle Chanel seria responsável por uma revolução no mundo da perfumaria e da moda. Ela marcou a década com seu estilo único, apostando na sobriedade e no conforto e com o lançamento do perfume Chanel no. 5.

1970
A quebra de toda sorte de tabus era prenunciada na década em que as mulheres clamavam por sua individualidade. A tendência oriental na perfumaria seria imortalizada com o lançamento de Opium.

1990
A década foi marcada pela globalização e pela interatividade e a perfumaria por dois ícones: o unissex CK One e o saboroso Angel. A moda se voltava para o minimalismo.



Fonte: wesite Renata Ashcar (renataashcar.com.br)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação