Revista

Prêmio em design

Veja a lista dos selecionados pela Associação Brasiliense dos Designers de Interiores, que neste ano promoveu o primeiro Prêmio Design do Móvel

postado em 23/07/2010 16:44

O Prêmio Design do móvel, da Associação Brasiliense dos Designers de Interiores, elegeu os oito vencedores de sua primeira edição. O júri, composto por grandes nomes, como o designer Sérgio Rodrigues, julgou 110 projetos. Os vencedores verão suas criações se transformarem em protótipos pela Líder Interiores. A festa de premiação está prevista para o mês de setembro.

Veja a lista de vencedores:

Francisco Isaac Meira de Lucena - criou o móvel batizado de ÍDEO 2: uma peça versátil que funciona como estante, mesa e banco, conforme a posição. Desenhista industrial pela Faculdade de Tecnologia de Birigui-FATEB (São Paulo) e especialista em design de mobiliário ; Projeto e Gestão pelo antigo CEFET (atual UTFPR) de Curitiba, já foi premiado em 2004 no Concurso Design Novos Talentos Movelpar com o projeto De cama e mesa. Atualmente desenvolve projetos de interiores em Brasília juntamente com os sócios Carlos Sampaio e Ícaro Hendrix, ambos arquitetos.

João Eulálio Kaarah ; criou a poltrona batizada de Botton ; designer industrial. Formado em Artes Visuais, é designer de produtos e diretor de criação.

Manuel Andrade Madureira ; Autor da Mesa Triax. Arquiteto e designer de interiores, formado pelo Uniceub, é escultor e trabalha com cadeiras que é sua especialidade há 25 anos.

Marclem Rossicler de Carvalho e Marco Antônio Alevato Júlio - Mesa de centro cujo tampo se abre e o interior do móvel pode ser utilizado como um baú. Os dois são estudantes do 4; semestre de arquitetura e urbanismo na Unip, em Brasília.

Milena Miranda - Criou a ;Mary;, umas estante guarda tudo de formato cilíndrico. Arquiteta e designer de produtos, trabalha há 15 anos com elaboração e coordenação de projetos, supervisão de obras, desenvolvimento de produtos e exposições coletivas e individuais,com destaque para a participação na II Bienal Brasileira de Design.

Rogério Tavares, Roberta Brack e Rafael Miura ; O trio assina um bufê aparador que se transforma em diferentes tipos de móvel, para usos distintos: rack longo ou baixo, aparador, cômoda ou gaveteiro. O trabalho foi batizado de Projeto Asurini.

Sobre os autores: Rafael Miura possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília (2004) e mestrado em Teoria e Arte da arquitetura pela Universidade de Tokyo (2008). Atualmente trabalha no Studio 161 ; Arquitetura & Design como arquiteto responsável.

Roberta Brack é graduada em desenho industrial pela Universidade de Brasília (Programação Visual ; 2003; Projeto de Produto - 2004) e mestrado em Teorias e Métodos do Desenho Industrial pelo Politécnico de Milão (2009). Atualmente é professora substituta da Universidade de Brasília e trabalha no Studio 161 ; Arquitetura & Design. Tem experiência na área de Design de Produto, Design Estratégico, Food Design e pesquisas relacionadas à ergonomia, sustentabilidade e território e cultura.

Rogério Tavares é graduada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, Marketing pela faculdade UNEB e Moda Pela faculdade AD1 . Atualmente é diretor criativo do Studio161, que atua em várias áreas do design e arquitetura (projetos de arquitetura comercial e residencial, design de produto, programação visual, cenografia, merchandising, moda e MKT estratégico de moda).

Silvanete Ramos da Silva Lia ; Criou a Cadeira Sil;l, um móvel multifuncional que pode ser usado como mesa de centro, de canto e cadeira com ou sem encosto. Designer de interiores, cursa arquitetura na Unieuro e atua na área de projetos.

Zenildo Alves de Sousa Júnior ; autor de um Armário-Luminária-Espelho. Servidor público federal, ele cursa o 3; semestre de arquitetura na Unip.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação