Revista

À la Rapunzel

Cortou o cabelo e bateu aquele arrependimento? Existem várias formas de alongar as mechas. Saiba quais são as mais comuns e as diferenças entre elas

postado em 23/07/2010 20:00
Mesmo com aplique, o cabelo fica com a aparência naturalA tentação pode ser grande, mas o pensamento corrói: e se aquele corte bem curtinho não combinar com o formato do rosto? À velha máxima "cabelo cresce" soma-se outra, bem mais alentadora: "E nem precisa esperar". Alongamento, megahair, aplique são algumas das denominações usadas para a técnica que, no fundo, tem a mesma função: aumentar o comprimento ou o volume do cabelo, além de disfarçar falhas, sem que seja preciso esperar um tempo maior do que o que você gostaria.

As principais diferenças entre as técnicas são a forma de prender as mechas e o tipo de cabelo usado -artificial ou natural. Entre as opções, o alongamento feito com cola de queratina e o telado são os mais usados. No primeiro tipo, os fios são colados com a ajuda de uma pistola (parecida com a usada em artesanato), e, no outro, uma tela trançada com fios é costurada à raiz do cabelo. Qualquer pessoa pode usar os apliques, desde que tenha, no mínimo, meio centímetro de cabelo. O preço varia entre R$ 800 e R$ 1.500, dependendo do tamanho, da cor e do tipo do cabelo.

Há também os tipos de aplique que só podem ser feitos por cabeleireiros credenciados, como o Great lengths. Este é semelhante ao da cola de queratina, feito com cola à base do mesmo material e de proteína. A diferença é que o material vem pronto para o profissional usar. Segundo a cabeleireira credenciada Sueli Farias, o cabelo natural é trazido da Índia, por ser mais puro e muito grande - as indianas não usam produtos químicos e só cortam o cabelo em ocasiões importantes, como o casamento. "Antes de usarmos, o cabelo passa por um tratamento especial", acrescenta.

Os alongamentos, em geral, podem durar de três a seis meses, dependendo da técnica e do crescimento do cabelo. Conforme o tempo passa, é necessário renovar, principalmente porque os fios tendem a embaraçar. Mas há quem opte pelo cabelão só por um dia. "Tenho muitas clientes que usam em eventos específicos, como festas de formatura e casamentos", diz a hairstilyst Rejane Pires. Segundo ela, não é preciso se preocupar com possíveis danos aos cabelos após a retirada do aplique. "Não há riscos para o couro cabeludo, colocamos os novos fios com pelo menos um centímetro de distância", garante.

Também não é necessária uma mudança radical nos hábitos relacionamentos aos cabelos. Tudo pode ser feito normalmente: lavar, tingir, secar e até passar a chapinha. Alguns cuidados simples, no entanto, são importantes, como não encostar o secador ou a chapinha na cola da raiz.

PRINCIPAIS TÉCNICAS
Cola de queratina: é a forma mais popular, por dar uma aparência bem natural. Uma pistola semelhante à de artesanato aquece a cola e une a queratina da mecha do cabelo da pessoa à mecha do aplique. Duração média: três a quatro meses.
Telado: é feito com uma tela cheia de fios de cabelo, que é costurada à raiz do couro cabeludo. As mechas podem ser finas ou mais largas. Duração média: quatro a cinco meses.
Great lengths: só profissionais credenciados executam o serviço. Basicamente, é a mesma técnica usada no de cola de queratina, usa fios de cabelos vindos da Índia. As mechas são aplicadas uma a uma, numa distância de 1,5cm da raiz. Duração média: cinco a seis meses.
Tranças (entrelaçamento com trança e elastex): mais usadas em cabelos afro, as mechas são aplicadas e trançadas aos fios naturais, numa distância de pelo menos 3cm da raiz do cabelo. As pontas são amarradas com elástico. Duração média: dois a três meses.

APÓS O APLIQUE
- Tente lavar o cabelo sempre com xampu e condicionador específicos para o tipo de cabelo, para mantê-lo devidamente hidratado.
- Não deixe de retornar ao profissional que fez o aplique a cada dois meses, para fazer a manutenção necessária.
- Ao usar chapinha ou secador, tome cuidado para não tocar na cola que fica na raiz do cabelo. Ela pode ser derretida e comprometer o aplique.
- Se possível, hidrate o cabelo toda semana. Para facilitar, aplique os cremes que podem ser usados durante o banho.

Agradecimentos: Flenik Cabeleireiros, Lord Perfumaria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação