Revista

Decoração nas alturas

Com artifícios que vão além da iluminação, os tetos ganham status de protagonistas e não se restringem ao papel de cobrir o ambiente

postado em 28/07/2010 20:22

Os olhares passeiam curiosos pelos 40 ambientes da 4; edição da Morar mais por menos ; O chique que cabe no bolso. Atentos, eles vagam em busca de alternativas sustentáveis para a decoração do lar. Entre quatro paredes, uma parte menos popular, no entanto, surpreende os visitantes da mostra. E não se trata das paredes repaginadas por papéis de parede e adesivos, nem do piso de PVC ; unanimidade nos cômodos assinados por mais de 80 arquitetos. Dessa vez, o teto é o chamariz.

Adornado por obras de arte e tapeçaria ou por gesso acartonado, papel de parede, tecido, madeirite e palha (materiais de baixo custo), o teto promete ser o diferencial de quartos, banheiros, salas e cozinhas nesta edição. Para a arquiteta Karla Madrilis, que participa da mostra, o conjunto precisa ser pensado como um todo e, por isso, o cuidado com o teto deve ser redobrado no planejamento do ambiente. Sobre as nossas cabeças, a cobertura promove estilo e inovação ao ambiente.

Para o arquiteto Bruno Vasconcellos, cujo projeto também está presente na mostra, ao ser deslocado do papel de coadjuvante, o teto pode revelar o ineditismo do projeto e ser elevado, por exemplo, à categoria de trabalho artesanal. De diversas maneiras, a cobertura de ambientes fechados está ganhando outra faceta. Não mais atrelado à missão de simplesmente abrigar lâmpadas ou lustres, o teto elevou a simplicidade de linhas e formas para fazer o público levar o pescoço ao alto e observar que pequenas mudanças fazem toda a diferença.

Serviço
Mostra Morar mais por menos
Até 29 de agosto, de terça a sexta, das 16h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 22h.
Local: União dos Escoteiros do DF, ao lado do MDO Squash, Setor de Clubes 3
Preços: R$ 15 (meia-entrada cartão Sempre Você e cadastro na bilheteria)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação