Revista

Estuda-te a ti mesmo

Doutrina ético-filosófica, a logosofia instiga o estudante a tomar as rédeas da própria vida.

postado em 05/08/2010 12:01

Paulo Henrique domou o desânimo e se reaproximou da famíliaTodas as manhãs, o despertador toca no mesmo horário. Você acorda, mas o cérebro ainda parece adormecido. Será que a reunião da manhã não pode mesmo ser adiada? Por quê não dormir algumas horas a mais em vez de ir à academia? O resultado desses e outros pensamentos pouco produtivos é inevitável: compromissos acumulados, falta de ânimo para cumprir as obrigações do dia e consequente frustração. Se essa situação lhe parece familiar, não se desespere: a logosofia pode ajudá-lo a parar de perder tempo e se concentrar no que realmente interessa.

O nome da ciência vem do grego e dá dicas sobre o funcionamento dessa prática ainda pouco conhecida. "Logos" significa inteligência, razão e criação. "Sofos" quer dizer ciência, conhecimento. O objeto de estudo é a própria vida e o principal objetivo, a evolução consciente. Sistematizada pelo pensador argentino Carlos Bernardo González Pecotche (também conhecido como Raumsol), em 1930, a logosofia instiga seus adeptos a tomar as rédeas do própria vida, afastando os pensamentos pouco construtivos. "É um processo, porque não se faz da noite para o dia. É de evolução, porque eu fico melhor a cada momento e é consciente, porque tenho que conhecer as minhas dificuldades para vencê-las", resume José Mário Correa, presidente da Fundação Logosófica de Brasília.

Ele explica que a prática é laica, embora tenha um quê espiritual. A logosofia tem um método e, como toda ciência, um campo de investigação, que é o próprio indivíduo. "Todo mundo quer ser melhor do que é, mas, muitas vezes, não sabe como fazê-lo", pondera José Mário. Para chegar lá, é preciso virar detetive de si mesmo. Durante o processo, pensamentos, qualidades, defeitos, caráter e demais aspectos psicológicos são perscrutados pelo principal interessado: o aluno.

Olhando para dentro
Na época em que ainda era um estudante do Colégio Militar, Paulo Henrique Alcântra sofria com a famosa preguiça mental matutina - e perdia muito tempo entre a cama e a escola. "Quando a gente acorda, nossa mente fica muito vulnerável", conta. Hoje, o biólogo de 24 anos encontrou uma forma de driblar essas e outras armadilhas. "Com a logosofia, aprendi a deixar esses pensamentos já pensados", revela. Funciona mais ou menos assim: antes de dormir, Paulo planeja todas as atividades do dia seguinte. Assim, não precisa deliberar consigo mesmo os motivos para levantar cedo ou o itinerário a ser feito. "Me sinto estimulado a levantar quando tenho um propósito", resume.

Durante a adolescência, é comum as saídas com os amigos se tornarem frequentes. No caso de Paulo, o problema foi que a vida social movimentada passou a ocupar todos os horários vagos de sua agenda, inclusive aqueles que deveriam estar destinados à família. "Quando eu estava em casa, me isolava, em vez de aproveitar os momentos para ficar com meus pais", relembra. A solução para o distanciamento foi simples: aproveitar um detalhe inconveniente como desculpa para ficar um pouco mais perto da mãe. "Lá em casa nós não temos empregada, então, me propus a ir para a cozinha ajudá-la a fazer o almoço", conta. Além de estreitar os laços, a estratégia serviu para Paulo pensar em novas atitudes para mudar sua realidade. "Hoje eu sei que somos fruto do nosso passado. O Paulo de amanhã vai herdar o de hoje", acredita.

PRINCIPAIS CONCEITOS
Para quem ainda não está completamente por dentro dos ensinamentos logosóficos, pode ser complicado entender tanta subjetividade. Veja algumas palavras-chaves para esse estudo.

Pensamento

É um conceito novo, ainda pouco abordado por outras filosofias e ciências, que não têm ainda uma explicação sobre o que seria o pensamento propriamente dito. Para a logosofia, vale a máxima semelhante à da lei da atração, onde pensamentos positivos têm o poder de influenciar positivamente na vida das pessoas. O ser pode constituir defesas mentais para evitar que os pensamentos indesejáveis atuem.

Tempo de estudo

Não há tempo determinado para o estudo da filosofia: tudo depende da dedicação do estudante. Ao contrário das outras ciências, a logosofia é aplicada internamente ; o que a torna ainda mais imprevisível.

Influências

Filosofia, ciência, religião? Para os leigos, a logosofia pode parecer uma mistura disso tudo. Entretanto, Carlos Bernardo González Pecotche, criador da logosofia, diz em seus textos que a fonte logosófica é original. Ao criar a ciência, o autor não buscou referências em outras ciências ou campos de conhecimento, como a psicologia ou conceitos que envolvam crenças religiosas.

Leis Universais
Há um conjunto de leis que atuam todos os dias e o ser humano não as conhece. Elas são responsáveis por reger todo o universo, visível e invisível, para manter o equilíbrio. Uma delas é a lei do tempo. Uma pessoa que tenha o propósito de fazer várias coisas, por exemplo, mas percebe que não conseguiu terminar todas as tarefas até o prazo estabelecido sente-se frustrada. Ao mesmo tempo, alguém que alcançou seus objetivos fica realizada e orgulhosa de si mesma.

Vida superior
A logosofia trata do ser humano, espírito, universo e Deus -- tudo sob a perspectiva da ciência, é claro. Todas as atividades do ser humano estão relacionadas com a criação. Uma criança pode aprender sobre Deus, o objetivo da criação olhando para essa criação como uma obra de Deus, sem estar necessariamente relacionada a alguma religião. Se há uma criação, há um criador. A ideia é compreender o criador, não apenas acreditar nele.

Crer e Saber
Para que uma pessoa possa considerar-se verdadeiramente consciente de que é ela quem tem as rédeas da própria vida, é preciso sempre substituir a palavra ;crer; por ;saber;. Para os logosóficos, pessoas com ;curtos alcances mentais; são as mais propensas à credulidade, uma vez que não foram ensinadas adequadamente sobre as vantagens e benefícios do ato de pensar e, principalmente, de saber.

Redenção de si mesmo
Graças à lei de evolução, os homens seriam capazes de reconstruir aspectos negativos da vida, redimindo seus erros e faltas.

Encontro

Entre 13 e 15 de agosto, 3 mil estudantes da Fundação Logosófica de todos os estados brasileiros e de mais 13 países estarão reunidos para celebrar os 80 anos de Logosofia no mundo. O encontro será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, aqui em Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação