Revista

Beleza tamanho GG

Criadora do Dia da Modelo Plus Size, jornalista lança um blog pensando nas mulheres que, assim como ela, estão acima do peso, mas em paz com o espelho

postado em 09/08/2010 19:13
Renata cansou de não encontrar roupas legais do seu tamanho: contra a ditadura da Atenta às tendências da moda e às críticas quanto às limitações de grifes que excluem das araras do manequim 44 em diante, a jornalista Renata Poskus Vaz, 28 anos, criou o Blog Mulherão (). Nele, ela mostra belas mulheres acima do peso e ainda dá dicas de roupa, maquiagem e estilo. "Nos últimos cinco anos fui fazendo, progressivamente, as pazes com o espelho. Com o blog conheci meninas com mais peso que eu e mais resolvidas. Hoje me sinto bonita, segura, feminina", conta a blogueira.
O espaço na internet foi o primeiro passo para outro projeto da jornalista. Em parceria com a modelo e consultora de moda Andréa Boschim, ela criou o Dia da Modelo Plus Size na capital paulista. O evento aconteceu pela primeira vez em julho de 2009 e já está na 12; edição. "Todas querem uma foto bonita para colocar em alguma rede social, dar aos filhos de lembrança ou dar de presente para o namorado. As mulheres sonham em fazer fotos do tipo capa de revista. Foi aí que surgiu o evento", lembra Renata.
Neste ano, o Dia da Modelo Plus Size está marcado para o próximo sábado (14/8) e promete reunir mulheres de todo o país. Das nove da manhã às sete da noite, as participantes serão maquiadas, penteadas e vestidas com roupas de grife tamanho GG. Também haverá assessoria e dicas da Andrea Boschim para interessadas em seguir carreira de modelo ou manequim plus size. Num bate-papo com a Revista, Renata fala sobre o evento e dá conselhos àquelas que ainda não descobriram "o mulherão" que existe em todas nós.

Criadora do Dia da Modelo Plus Size, jornalista lança um blog pensando nas mulheres que, assim como ela, estão acima do peso, mas em paz com o espelhoO evento acontece apenas em São Paulo. Podemos esperar que o Dia da Modelo Pluz Size seja realizado em Brasília também?
Com o sucesso do Dia de Modelo, que teve sua primeira edição em julho de 2009, idealizei um novo projeto em parceria com Andrea Boschim, modelo plus size e consultora de moda. Trata-se do Fashion Weekend Plus Size, o maior evento de moda GG do país. O primeiro desfile foi em janeiro e o segundo em julho deste ano. Agora, para realizarmos o Dia da Modelo Plus Size em outras capitais, dependemos de patrocínio. E, infelizmente, grandes marcas ainda não investem neste setor.

O que você acha da padronização de beleza nas revistas femininas?
Grandes estilistas de grifes já falaram que não querem associar o nome deles a uma bunda grande. Não pago por uma revista que não me dê sugestões de roupa e maquiagem. Vou viver de sonho? Não. Quero referências. As grifes terão de se adequar, como na Europa e nos Estados Unidos. Se há uma calça 44, ela será a mesma numa loja classe A e popular. Muitas lojas me dizem, "nosso 44 não te veste" e isso deve mudar.

Além dessa, você já teve outras dificuldades para encontrar roupas bonitas e de marca?
Muitas vezes. Quando tinha alguma festa ou casamento para ir, todas as minhas amigas compravam numa loja e eu não encontrava meu manequim. Já entrei em provador apertado, não conseguir experimentar a roupa, ou o vendedor tentava empurrar uma roupa dois manequins menores. Isso frustra. Antes as roupas GG eram para vovós gordinhas, agora eles entenderam que a juventude engordou, então algumas coisas mudaram. Por exemplo, antes uma loja chamava-se Gorda Elegante, e ninguém quer associar sua imagem a esse nome.

Que conselhos daria a uma menina ou mulher que não aceita o peso e constantemente se compara a outros?
As mulheres estão muito acostumadas com a insatisfação. Morena quer ser loira, loira quer ser morena, ocidental quer puxar olho para ser japonesa, e por aí vai. O problema não é só vivido pelas gordinhas. O problema é um ideal de beleza que a mídia tenta impor e que não se ajusta ao estilo de todas. Quantas apresentadoras gordinhas a gente vê na TV ou na mídia? Mas isso está mudando, temos modelos lá fora fazendo sucesso e lentamente as meninas vão se aceitar como são. Se você não gosta de você, ninguém gostará. A energia não fica legal, a sua cara fica fechada e não te convidam para a festa. Agora, se você se assume um mulherão, as pessoas passam a te olhar diferente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação