Revista

Tira-teima

Muitas são as teorias sobre os cabelos. Descubra o que é mito e o que é verdade

postado em 23/09/2010 19:06
A busca pelas madeixas perfeitas envolve teorias que nem sempre procedem. Para descobrir quais delas são verdadeiras e quais não passam de mitos, a Revista fez algumas perguntas para o médico e tricologista Luciano Barsanti, diretor do Intituto do Cabelo de São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e autor do livro Dr. Cabelo (Editora Elevação).

Cortar os cabelos na lua cheia faz com que eles cresçam mais volumosos?
Mito. A lua só influencia as marés; o cabelo, de jeito nenhum.

O cabelo cresce mais rapidamente se aparado com frequência?
Mito. cortar o cabelo mensalmente ; ou mesmo só as pontas ; não fortalece o fio, assim como raspar. As pessoas acreditam nisso porque, esteticamente, o cabelo fica com um aspecto mais saudável. O que ocorre de fato é que, principalmente no caso de mulheres com cabelos compridos e que fazem escovação em demasia, aparecem pontas duplas nos fios. Quando aparado, elas desaparecem e o cabelo torna-se mais uniforme, parece mais denso e fica um pouco mais fácil de pentear.

Quando o fio já está comprido, ele não cai mais?
Mito. O tamanho do fio não está relacionado com a eventual queda dele.

Os cabelos se acostumam com xampus/condicionadores?
Mito. O cabelo não se acostuma com os produtos. O que pode acontecer é uma eventual necessidade de trocar os produtos por alguma intercorrência médica. Se aparecer caspa, por exemplo, é preciso adotar um xampu que combata o problema. Ao escolher um xampu ou um condicionador, é importante ter sempre três coisas em mente: ler sempre o rótulo do produto, não se deixar seduzir por estratégias de marketing e optar por produtos com ativos naturais e sem sal ; uma vez que ele desidrata o fio e o couro cabeludo, causando prurido e descamação). O ideal é consultar um tricologista para descobrir qual o xampu ideal, por meio de análises e consultas.

Cada tipo de cabelo precisa de um cuidado diferente?
Verdade. Os cabelos ondulados necessitam de mais hidratações durante o mês e de xampus mais suaves. Os lisos podem ser hidratados com menos frequência durante o mês e podem ser usados xampus com um pouco mais de ação adstringente, ou seja, que provocam a diminuição da oleosidade.

Lavar os cabelos todos os dias estraga os fios?
Mito. Seja qual for o tipo de cabelo, é fundamental que se lave a cabeça diariamente. Na pior das hipóteses, dia sim, dia não. Durante a lavagem, não faça movimentos circulares, use uma quantidade pequena de xampu e enxágue com água morna para fria. Esteticamente, no término da lavagem, uma última chuveirada com água fria deixa o cabelo mais fácil de pentear e mais brilhante.

Fios brancos arrancados nascem em dobro?
Mito. Se você arranca os fios brancos, vai acabar ficando sem fio de qualquer cor.

Usar rabo de cavalo constantemente prejudica o cabelo?
Verdade. É fundamental que se tome cuidado com procedimentos que podem levar a uma doença estética chamada alopecia cosmética de tração, provocada pelo uso de apliques, rabos de cavalo, tiaras, chapinha e bobes. Em cada bulbo capilar, há um músculo que o sustenta. Quando ocorre uma tração, você arrebenta esse músculo e perde o bulbo definitivamente.

Tinturas, alisamentos e escovas progressivas estragam os fios definitivamente?
Mito. As escovas progressivas e alisamentos podem ser realizados sem maiores problemas, desde que sejam usados produtos licenciados pela Anvisa e aplicados por um profissional treinado e habilitado. Deve-se dar um intervalo mínimo de quatro meses entre um procedimento e outro. As tinturas e colorações não provocam qualquer prejuízo, desde que o profissional que faça o procedimento obedeça as regras do fabricante, do rótulo e evite a mistura de cores sem orientação adequada.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação