Revista

Onde buscar referências

Veja a lista de sites e programas de televisão que podem ajudar na empreitada decorativa

postado em 01/10/2010 16:31

NA TELA DA TV

Na televisão também é possível absorver boas dicas de decoração, com reality shows que fazem sucesso entre os decoradores anônimos. Por aqui, você pode assisti-los pela televisão paga.

Extreme Makeover Home Edition
O programa da ABC americana redecora (ou, quase sempre, derruba e reconstrói) a casa de pessoas que, por alguma dificuldade, precisam de ajuda. A família faz uma viagem bancada pela emissora, enquanto, em sete dias, uma equipe gigantesca põe tudo abaixo e transforma a antiga espelunca em uma mansão hollywoodiana. O programa é tão popular no EUA que a frase "move that bus" (mova este ônibus), sempre repetida no programa no momento que a nova casa é revelada, virou um bordão.

Design Divino
Transmitido no Brasil pelo canal Discovery Home and Health, a designer profissional Candice Olson e sua equipe redecoram cômodos comuns, transformando-os em ambientes fantásticos.

Minha casa, sua casa
Produzido pela BBC inglesa e no ar desde 1996, o programa é um dos pioneiros no ramo de realities sobre decoração. A dinâmica é a seguinte: vizinhos trocam de casas por 48h e a reformam da forma que preferirem. Eles contam com a consultoria de um grupo de profissionais. Ao fim do desafio, destrocam a casa e conferem a nova decoração.

Top design
Da emissora Bravo, o reality mostra uma dinâmica competição entre designers de interiores. Em cada capítulo, um é eliminado pela bancada de juízes rigorosos: decoradores famosos de Nova York. O ganhador leva US$ 100 mil para casa.

Queer eye for the straight guy
No ar pelo Fox Life, o programa de imenso sucesso internacional mostra cinco homens homossexuais (cada um especializado em uma área diferente: vestuário, culinária e vinhos, arte e cultura, higiene pessoal e cabelo, e design de interiores) tentando ajudar um heterossexual a organizar sua bagunçada vida. Eles mudam desde o corte de cabelo do machão à decoração de sua casa.

NA INTERNET

Nem é preciso muito esforço para achar o caminho das pedras se o que você procura é inspiração, imagens bonitas e ideias simples. O guia abaixo reúne alguns dos sites e blogs mais legais para quem quer comprar, reformar, decorar ou simplesmente olhar.

Para ver
www.apartmenttherapy.com
Mais do que um blog de decoração, o Apartment Therapy se define como um blog de qualidade de vida. O conteúdo é basicamente de fotos de ambientes decorados quase sempre pelos moradores, sem orçamentos exorbitantes.

www.decorology.blogspot.com
Traz imagens de revistas, achados de decoração, tutoriais do tipo ;faça você mesmo; e fotos enviadas pelas leitoras.

www.decor8blog.comO blog se define como um espaço para ;catalogar achados bonitos e inspirar outras pessoas;. Por lá, você encontra dicas fáceis de decoração, fotos de ambientes e ilustrações que podem virar quadros.

www.madebygirl.blogspot.com
O Made By Girl é um blog que também funciona como loja. A autora, Jen Ramos, desenha e vende pela internet seus quadros coloridos.

www.livinggazette.com
O Living Gazette é a veia decorativa em ação da paulista Bárbara Resende, que também está à frente do Fashion Gazette.

www.decoeuracao.com
O blog nasceu como um caderninho virtual de inspirações. Hoje, pode ajudar a construir muitos caderninhos por aí com achados em lojas acessíveis e fotos das casas das leitoras.

www.brincandocasinha.blogspot.com
O Brincando de Casinha é uma espécie de diário de decoração. Por lá, a autora posta atualizações quase diárias da arrumação do apartamento novo, além de dicas e tutoriais ;faça você mesmo;.

www.houseofturquoise.com

Erin Olson é uma apaixonada pela cor turquesa e por decoração. Resolveu juntar as duas coisas no blog, que virou uma grande galeria de imagens lindas de ambientes decorados com a sua cor predileta.

www.simplesdecoracao.com.br
O nome do blog já explica bastante: soluções simples e didáticas de decoração para leigos e profissionais. Eles têm um e-mail em que respondem algumas dúvidas dos leitores e fazem projetos para o Brasil todo via internet.

www.thinkdecor.tumblr.com
O Think Decor é um tumblr, uma página dedicada simplesmente a publicar imagens lindas de decoração tiradas de diversas fontes como blogs, revistas, leitores e até outros tumblrs. São 44 páginas de pura inspiração.

www.delightbydesign.com
O blog é o ;outlet criativo; da norte-americana Blair Friedman, como ela mesma define no perfil. Entre as dicas de decoração, faz brincadeiras em montagens que combinam desfiles de moda a ambientes decorados.

www.gabrielonline.com.br
Recém-inaugurado, o Gabriel Online é um portal que reúne tudo sobre decoração num só lugar. Tem vitrine de produtos, dicas de arquitetos e serviço de decoração via internet.

Para comprar
www.meumoveldemadeira.com.br
A Meu Móvel de Madeira nasceu em 2006 em Rio Negrinho, Santa Catarina, onde fica a fábrica da loja especializada em móveis de madeira As vendas são exclusivamente pela internet e a entrega em todo o Brasil.

www.desmobilia.com.brA loja tem sede em Curitiba e filial em São Paulo, mas para quem não pode ir a nenhuma das duas cidades, o site é completo e entrega em todo o Brasil. Boa opção para quem procura clássicos do design.

www.portas-com-estilo.com
A loja online foi iniciativa do jornalista Walter Simões, de Brasília. Especializada em adesivos para porta, por lá é possível personalizar a sua por R$ 160.

www.giftexpress.com.br
A Gift Express reúne mais de 7 mil produtos de decoração e utilidades garimpados mundo afora pela designer Paula Varella. Vende exclusivamente pela internet.

www.tokstok.com.br
A Tok & Stok tem também sua versão virtual para quem não encontra o que precisa na loja física ou prefere poupar tempo. Tem a mesma variedade de produtos que a loja.

www.etna.com.br
A Etna acabou de chegar em terras brasilienses, com a loja inaugurada no Shopping ID. Mesmo assim, você tem a opção de comprar o que deseja online.

www.coisasdadoris.com.br
Molduras, bandejas, almofadas, moringas e outros achados modernos ou com um pezinho no passado são vendidos na loja, que fica em São Paulo. Para quem quiser se inspirar, eles também têm um blog cheio de ideias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação