Revista

Muito além da higiene corporal

Tradição milenar, o banho é cercado de mitos e verdades e, ao longo do tempo, ganhou uma série de preparos especiais

postado em 22/10/2010 20:46

Que o banho limpa o corpo e lava a alma todo mundo sabe. O que muita gente desconhece são as diversas formas nas quais ele pode ser preparado. Os Spas, estabelecimentos especializados em tratamentos voltados para a saúde e beleza, oferecem uma série de banhos especiais com ingredientes para lá de exóticos. Mas se você é do tipo que não troca o aconchego da sua banheira por nada, é possível usar ingredientes encontrados na cozinha e no banheiro nesse momento relaxante e saudável.

Em lugares do mundo inteiro, o banho é considerado um ritual religioso ou esotérico, uma celebração de momentos importantes ou mesmo um tratamento de saúde. No Japão, por exemplo, trata-se de uma cerimônia diária. As casas têm sala de banho ; onde as pessoas se limpam antes de entrar na água e usam bacias, canecas, esponjas e chuveiro manual. Geralmente, substâncias aromatizantes, revigorantes, simbólicas e medicinais são acrescentadas à água para tornar o momento mais relaxante.
Os primeiros registros do ato individual de se banhar vêm do antigo Egito, por volta de 3000 a.C. Segundo a história, os egípcios realizavam rituais sagrados na água e os dedicavam aos deuses da fertilidade e do conhecimento. Para os gregos antigos, o banho era o momento de invocar a proteção da esposa de Zeus, Hera, considerada deusa do matrimônio e da honra aos compromissos.

No aconchego da banheira
Tradição milenar, o banho é cercado de mitos e verdades e, ao longo do tempo, ganhou uma série de preparos especiaisA aposentada Ailema Bianchetti, de 84 anos, é adepta do banho de banheira bem preparado. Aliás, ela se considera apaixonada pelo ritual, que só faz duas vezes por semana por falta de tempo. ;Se pudesse, faria todos os dias. Adoro.; Na banheira de casa, com um pequeno jardim de inverno ao lado, o teto descoberto e o céu à vista, a aposentada passa cerca de 30 minutos no banho de imersão. ;Costumo colocar sais de banho, espuma. Como todos sabem que eu gosto, sempre ganho em datas especiais;, conta Ailema. Entre os banhos caseiros e os feitos em estabelecimentos do ramo, a aposentada prefere, sem dúvidas, estar em casa. ;Aqui, entro a hora que quero, sem hora marcada. Além disso, posso olhar o céu a qualquer momento do dia.;

Mil e um benefícios
Seja na banheira ou no chuveiro, os benefícios de um bom banho para a saúde são muitos. Segundo a especialista em banhos e aromaterapeuta Sylvia de Seganttini, o ato pode contribuir para o bem-estar diário, evitando o estresse, eliminando dores e tensões, melhorando o sono e revigorando, além ; é claro ; de cuidar da aparência da pele.

Entre as diferentes formas de banho, os preparados com frutas, com algas marinhas e com leite são famosos nos SPAs e prometem relaxamento instantâneo. De acordo com a especialista, que presta consultoria para empresas do ramo, tanto optar por águas termais ricas em minerais quanto acrescentar produtos cosméticos ; sais, ervas e óleos essenciais ; são boas opções para que um banho tenha bons resultados. Mas, segundo Sylvia, a temperatura é a alma do negócio. ;Na banheira, o ideal é a temperatura próxima à do corpo, a 36;C, 37;C no verão, com um tempo maior de imersão. Para pessoas que não têm problemas de saúde, o banho pode ser mais quente no inverno, o que alivia as dores comuns no fim do dia;, explica.

Para os que preferem arriscar banhos mais quentes, é preciso controlar a temperatura rigorosamente. Segundo Sylvia, com a água a partir de 38;C a 39;C não se pode passar mais de 15 minutos dentro da banheira. O metabolismo do corpo é alterado rapidamente, podendo causar de pressão e, consequentes, tonturas e desmaios. Para melhorar a experiência, variar a temperatura entre quente e frio é uma boa pedida, desde que a pessoa tenha a saúde em perfeito estado. Além de ativar a circulação, o contraste dá firmeza à pele. No entanto, após o banho de chuveiro ou de banheira, são suficientes, no máximo, dois minutos de ducha fria. ;Banhos mornos na ducha proporcionam pele mais firme, e é o ideal para o dia a dia;, conclui.

Faça você mesmo
Usufruir de serviços de beleza profissional é sempre bom, mas se você é do tipo que prefere aproveitar o local e os produtos que têm à mão, não se preocupe. Sylvia de Seganttini garante que é possível transformar seu banheiro em uma verdadeira sala de banhos de SPA. Segundo ela, ervas comestíveis encontradas na despensa de casa podem mudar completamente o aspecto do ritual. ;O manjericão, a melissa, a camomila, o hortelã, o alecrim e a sálvia são ótimos ingredientes. Para a banheira, é necessário um punhado de 200g a 400g para obter a ação dos princípios ativos;, ensina.

De acordo com a especialista, o sal grosso também é eficaz no preparo do banho. Além de evitar a queda da pressão, é excelente para aliviar dores corporais, eliminar o estresse e oxigenar a pele. O ideal é usá-lo apenas uma ou duas vezes por semana, já que, com frequência, pode causar a sensação de desvitalização. ;Salvo os sais com óleos essenciais naturais de plantas, pois esses dão equilíbrio à composição;, completa.

Para Sylvia, não há regras durante o banho. O uso de produtos deve ser avaliado de acordo com a necessidade do momento, seja ela estética, medicinal ou psicológica. Contudo, ressalta, é importante selecionar produtos de qualidade e confiáveis. Ela recomenda que pelo menos um dia da semana seja reservado ao ritual completo de bem-estar. ;É bom para o descanso do corpo, para a beleza da pele e para o equilíbrio dos sentidos.;

Cuidados com a pele
Você é do tipo que acredita no poder de um banho de água quente após um dia de trabalho? Se a resposta é sim, é preciso repensar sobre os prejuízos da alta temperatura para o organismo. Segundo o dermatologista Ricardo Fenelon, a água quente remove a camada de emulsão epicutânea ; creme natural produzido pelo corpo que evita a evaporação do líquido corporal ; e não permite que a pele se mantenha hidratada. ;A água morna é ideal para um banho saudável;, orienta.

Mas, de acordo com o especialista, a alta temperatura da água não é a única vilã da hidratação. O sabonete causa os mesmos danos. ;Devem ser usados apenas nas axilas, nos genitais e nos pés, por serem locais sujeitos a substâncias que causam odor;, afirma. A bucha vegetal, muito usada para esfoliação, também não combina com pele hidratada, de acordo com o médico. ;Mas a quantidade de banhos diários fica a critério da pessoa, desde que seja feito de maneira correta. Depois, é só tomar muito líquido, o que mantém a pele hidratada e saudável.;

Receitas caseiras
Quer preparar um banho relaxante em casa? Aprenda duas receitas simples e surpreenda-se.

Banheira
5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ; limpa a pele profundamente, equilibra o pH e elimina a rigidez muscular. A ação do bicarbonato faz o corpo flutuar e favorece o relaxamento.
Preparo: adicionar o sal de bicarbonato na banheira.

Ducha
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Preparo: diluir o bicarbonato em uma jarra com capacidade de 1 a 2 litros de água fresca ou morna.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação