Revista

Tendências atuais e muitas dicas

postado em 23/11/2010 12:09

rocknrollbride.com/Reprodução da Internet.Rock n;roll bride
Desde que mergulhou na internet, atrás de informações para o casamento, Kat Williams não parou mais. Começou a atualizar o site Rock n;roll bride () bem antes de subir ao altar com o marido Gareth, em abril de 2008. Quando se deu conta de que a festa tinha acabado e deveria abandonar os posts diários, decidiu assumir o site como um projeto de vida. Desde então, não se cansa de mostrar novidades e fotos de noivas estilosas de todo mundo. ;Basta imaginar noivas tatuadas lado a lado de casamentos hippies/chiques, ou pensar em casamentos do estilo ;faça você mesmo; ao lado de uma elaborada cerimônia com o tema Alice no País das Maravilhas e você terá uma ideia do que é o site;, explica aos internautas.

Avessa à indústria do casamento e revistas que julgam o que é certo e o que é errado nas cerimônias, Kat lança aos noivos a premissa: seja você mesmo. ;Não tem a ver com ser rebelde ou até mesmo ter uma ideia. Tem a ver com planejar um casamento que seja o reflexo do casal e que declare o amor dos dois;, define no site. Homens e mulheres de todo o mundo enviam fotos e histórias para entrar no hall do Rock n;roll bride. Se você também quer fazer parte, basta seguir o conselho da Kat: ;Não precisa ser cool, nem precisa ser o destaque do grupo. Bastar, simplesmente, ser você;.

Sujando o vestido

Lembra daquele momento: ;junta todo mundo;isso;cabe mais um;agora, sorriam (flash);. Pois esse ajuste de pais, irmãos, tios, sobrinhos, padrinhos e ; ufa! ; noivos na foto do casamento está com os dias contados. O fotojornalismo, responsável por captar a espontaneidade do momento, é tendência nos casamentos do século 21. Escondido como um paparazzi, o fotógrafo não interrompe a cerimônia, nem a festa e, o melhor, observa atentamente cada detalhe para registrar o sorriso da criança, a risada debochada do avó ou uma mão boba do noivo.

Rafaela Zakarevicz fotografa há três anos e entrou nesse ramo após assistir a uma palestra como fotógrafo Vinícius Matos, que já recebeu o prêmio de melhor fotógrafo de casamento do mundo. Inspirada pelo trabalho dele e, após receber conselhos do profissional, ela decidiu fotografar assim. ;Prefiro a luz natural ao flash, não forço nenhuma pose. Busco momentos naturais para captar, até porque as noivas não querem perder um minuto do casamento;, explica.

Ensaios de noivos, de padrinhos e até mesmo de lua de mel são algumas das novidades no ramo. Importado dos Estados Unidos, o ensaio fotográfico Trash the Dress (Suje o Vestido, numa tradução livre) registra em olarias, fazendas, meios urbanos ou praias um desprendimento da noiva com o vestido. São fotos em tom descontraído, que levam em consideração o mais importante daquele momento para os noivos: a diversão.

Esse tipo de trabalho também é realizado pelo fotógrafo paulista Rodrigo Zapico. ;A tendência da fotografia de casamento hoje é não se ater ao que é considerado correto, mas sim ao que o momento é capaz de passar. Registramos um detalhe que os outros não veriam;, diz. Além da importância do fotojornalismo para o registro de um casamento, para Rafaela, há um valor histórico nessas fotos que não pode ser perdido pelo advento da tecnologia digital. ;Acredito que imprimir as fotos, ter um álbum e olhar com atenção para cada fotografia, ao lado de amigos e filhos, é importante para a memória da família;, observa.

Outra novidade está atrelada ao registro em vídeo da cerimônia e da recepção. Os cineastas Bruno Soares e Fernando Gutiérrez transitam com a mesma desenvoltura entre esse nicho e o cinema. Ambos vieram da sétima arte e tomam emprestado dela o roteiro, a direção de arte e de fotografia. ;Na edição, temos o cuidado de trazer uma narrativa da dramaturgia para que assistir ao vídeo seja algo prazeroso para os noivos e amigos;, explica Bruno. A partir da linguagem do documentário, os cineastas transformam o registro da cerimônia e da recepção num formato diferente da filmagem tradicional. O resultado ainda significa redução de tempo: ;de uma hora e meia para algo em torno sete minutos;, contabiliza Bruno.

Outra demanda dos noivos plugados em novas mídias, e cada vez mais ligados na internet, é o site do casamento. Opção também para aqueles cujos familiares vêm de fora e gostariam de obter informações quanto à hospedagem, localização, transporte e pontos turísticos. ;O site ainda é útil para o pós-casamento, para que convidados confiram as fotos da festa e possam compartilhar suas fotos na página;, acrescenta Bruno, que também cria sites. Seja em papel, vídeo, bits ou bytes, o casamento promete avançar junto com as novas tecnologias. ;Muita coisa ainda está porvir;, vislumbra Rafaela.

Agradecimento: Coletivo Capital

Outras tendências
  • Doces
  • Os fofos e deliciosos cupcakes viram febre nos casamentos, bem como os macarons e doces regionais (bolinho de goma, bolo de rolo, entre outros).
  • Decoração
  • Copos e vasos baixos acompanham flores em pequenos arranjos. O minimalismo na decoração da mesa entra em cena para cortar gastos e criar um clima mais intimista entre os convidados.
  • Convites
  • Em serigrafia, papel reciclado e até em formato de disco de vinil, os convites de casamento mudaram: a onda é personalizar. Eles ainda servem como lembrança dos noivos e da festa.
  • Buquê
  • As flores não saíram de moda, mas cederam espaço a arranjos de botões, joias, doces e até borboletas. O buquê não precisa combinar com roupa ou sapato, apenas com o estilo da noiva.
  • Vestido e acessórios da noiva
  • Curtos ou longos, os vestidos agradam todos os gostos. Já os sapatos ganharam cor: azul é uma das mais comuns nos editoriais; casquete e voilette dividem espaço com véus e grinaldas.

Sites de referência

Nacionais






Internacionais






Passo a passo para organizar seu casamento

1. O primeiro passo é saber: quanto é possível gastar?
2. Faça uma lista de convidados.
3. Escolha o local da cerimônia e da recepção com base na lista. Opte por uma data que tenha um significado e que guarde uma distância de, no mínimo, um ano para os preparativos. Assim, você pode pagar a prestações todos os fornecedores.
4. A partir daí, defina itens como bufê, decoração, doces, bolos e DJ, por exemplo.
5. Para ter um casamento ao estilo do casal é importante pesquisar, porque a maioria das pessoas não tem contato com esse mercado e, geralmente, desconhece o que gosta. Muita pesquisa em sites, blogs e revistas ajudam a encontrar algo que seja do seu estilo.
6. Contratar uma boa cozinheira e garçons sai mais barato que pagar por um bufê.
7. Depois de muita pesquisa e com criatividade é possível imaginar como se quer a decoração da festa. Monte um projeto com a disposição do mobiliário, a partir disso, contrate o mobiliário e as flores separadamente. Além de economizar, você pode personalizar. Mas, atenção: só faça isso se tiver muita disposição. A economia pode compensar. Frequentar o espaço decorado para outras festas também ajuda.
8. Cuide dos detalhes: imprima a personalidade do casal nas músicas, nos acessórios, na decoração. Apresente aos convidados um pouco da história de vocês por meio dos convites, fotografias ou na primeira dança.
9. Personalize as lembranças: em vez de dar o mesmo presente às madrinhas e aos padrinhos, dê algo diferente e que marca a relação do casal com a pessoa.
10. Sirva doces feitos pela avó/tia/madrinha.
11. Use o vestido dos seus sonhos, seja ele curto, longo, volumoso ou justo. Dê uma olhada se o vestido de noiva que sua mãe usou ainda está em bom estado e combina com você: vale pela simbologia do traje e pela economia.
12. Use acessórios e o sapato da cor que quiser. Não se preocupe com convenções. Esse é o seu dia e
autenticidade está em alta.

(Fonte: Camilla Louise Cândido, do blog Noiva em Brasília, e Diana Gomes, do blog Casar em Brasília)

O cerimonialista Cristian de Britto também indica um cronograma para fechar contratos a tempo, sem medo de ficar com a corda no pescoço:

Cerimonial (até 10 meses antes)
Decoração para a igreja e recepção (até 10 meses antes)
Fotografia (até 10 meses antes)
Bolo e doces (até 8 meses antes)
Música para a cerimônia (até 8 meses antes)
Vestido de noiva e das damas (até 6 meses antes)
Música para recepção e iluminação decorativa (até 6 meses antes)
Filmagem (até 5 meses antes)
Convites (até 5 meses antes)
Traje do noivo (aluguel/até 4 meses antes)
Buquê (até 3 meses antes)
Carro para a noiva (até 3 meses antes)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação