Revista

Perfeito, como sempre

O significado da tradição é a afirmação de valores perenes. No Natal é assim, mas um pouquinho de inovação vai bem

postado em 17/12/2010 21:35

Peru, lombo, farofa doce, rabanada. ;Engraçado como esses pratos tão gostosos são esquecidos no resto do ano. Toda noite de natal eu me pergunto como consegui ficar o ano inteiro sem comer uma rabanada ou um lombinho;, brinca Gisele Munhoz, sócia-proprietária do restaurante Lake;s, um dos muitos estabelecimentos de Brasília que servirão a mesa de festas de famílias brasilienses na próxima sexta-feira. Entre pratos mais moderninhos oferecidos (salada marroquina, bacalhau, arroz ao champanhe), prevalece a tradição. ;A maioria das pessoas quer o peru. Por mais que pareça uma proposta bacana inovar na ceia de Natal, as pessoas têm esse apego, que é justificável. São essa tradições que fazem a data ser tão gostosa;, acredita.

Mas, se no Brasil, o peru é o carro-chefe da ceia, em outras mesas mundo afora, há outros itens considerados indispensáveis. Nos Estados Unidos, o ganso assado com maçã é campeão. Na Inglaterra, o pudim e o pato assado com mexericas estão sempre presentes. Em alguns países europeus, como a Espanha e a Itália, onde o Natal só é comemorado no Dia de Reis (6 de janeiro), as honras pertentem à chamada rosca dos reis magos, feita com frutas cristalizadas e com um pequeno brinquedo escondido na massa, para surpreender as crianças. Na França, pense em suntuosos faisões e carnes de cervo. Em Portugal, como já esperado, o bacalhau faz a vez do nosso famoso peru (a rabanada, a propósito, também é obrigatória por lá).

Tradicional ou não, encomendada ou não, o que interessa é aproveitar a noite de Natal para sentar-se à mesa e confraternizar. Quem quiser adicionar um pouco de capricho, pode preparar arranjos com Papais Noéis, anjos bolas de Natal, pinhas secas recolhidas ao pé dos pinheiros do Parque da Cidade. Vale espalhar sobre a toalha nozes (fechadas ou abertas), frutas cristalizadas e velas, muitas velas.Tudo isso entre pratos com petiscos ;rabanadas, bolo, biscoitinhos de Natal, torradas e pastinhas. Enfeite os prato com lacinhos vermelhos. Se essa for a única mesa da casa, tudo bem. Se não quiser tirar tudo dela para servir a ceia, deixe que os convidados comam de forma mais descontraída, no sofá e nas cadeiras espalhadas pela sala. Acenda as luzes da sua árvore, ponha uma boa música, abra um champanhe e feliz Natal!


Peru com farofa doce e salgada

Ingredientes (as quantidades variam conforme o tamanho do peru)
Peru
Sal
Alho
Cebola
Manteiga
Cheiro-verde
Pimenta
Noz-moscada
Vinho branco seco
Linha de carretel e agulha grande curva

Como fazer:
Limpe o peru por dentro ; retirando a sujeira e eventuais restos de sangue ; e por fora, arrancando as penugens. Se for o caso, sapeque no fogo
Retire a glândula que fica sobre a sambiquira
Atenção, cuidado para não cortar a pele do papo porque ela deve ser costurada depois que se colocar a farofa doce
Se quiser, aproveite os miúdos para fazer a farofa salgada
Coloque o peru numa bacia funda e temperá-lo com sal, alho, cebola, cheiro verde, pimenta, noz moscada e vinho branco seco.
Não fure a pele do peru para pegar tempero. Se quiser furar, fure-o por dentro
Deixe pelo menos uma noite no tempero
Antes de rechear, enxugue bem o peru, retirando restos de tempero, como cebola, etc
Passe um bom tanto de manteiga sem sal por dentro do corpo e do papo.
Antes de colocar a farofa no corpo do peru, besunte-o generosamente por dentro com manteiga sem sal gelada (se a manteiga estiver muito mole fica mais difícil)
Coloque a farofa no peru sem socar, sem apertar
Costure as peles para fechar o buraco e amarre as pernas
Limpe-o com um pano úmido
Costure com linha de carretel, usando agulha curva, amarrar as pernas e as asas
Passe manteiga por fora, besuntando bem. Levar ao forno embrulhado em papel alumínio (deixar o papel bem estufado, sem colar no peru)
Leve ao fogo alto só até esquentar. Em seguida baixar o fogo (180; ou 150;). Quando o termômetro pular, pode ser que já esteja assado
Em todo o caso, espete um garfo por baixo da coxa, em lugar que não apareça. Se estiver bom, retire o papel alumínio para corar.
Corte com cuidado o excesso dos fios das costuras.
Enfeite a gosto com cerejas ao marasquino (escorrer bem o caldo), pêssegos em calda, damascos secos, figos, ameixas secas e fios de ovos (ótimo para esconder as costuras).


Lombo de porco confit com farofa
Ingredientes (as quantidades variam conforme o número de convidados):

Lombo confit
Sal, pimenta, cebola e alho
Vinho Branco seco
Tomilho
Louro
Manjericão

Como fazer:
No dia anterior, temperar o lombo com sal, pimenta, cebola e alho.
Deixe marinando na banha com vinho branco cebola, alho, tomilho, louro, manjericão, alecrim por 24h
No dia seguinte colocar para assar no próprio marinado por 2 horas a 100;C
Tempo de preparo: 2 dias

Serviço
Lake;s restaurante
CLS 402, Bloco C s/n, loja 15
Brasília ; DF
3323-1029

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação