Revista

A nova Lolita

A maquiagem e o cabelo com aparências naturais e saudáveis, mas com um forte apelo sensual, são a grande tendência retrô deste verão

postado em 21/12/2010 19:56

Na cadeira do salão de beleza, diariamente, as divas do século passado são invocadas: o batom da Marilyn Monroe, os olhos de Elizabeth Taylor, a pele de Grace Kelly e o penteado de Audrey Hepburn. Mas se a tendência diva-sexy estava com tudo até pouco tempo atrás, ela dá espaço para uma nova onda retrô, menos apelativa, porém igualmente provocante: pense em Sue Lyon em sua performance arrebatedora no filme Lolita, de Stanley Kubrick (1962), e você estará de frente com a tendência vintage que vai invandir os salões em 2011.

A Lolita se configura mais ou menos assim: pele perfeitamente arrematada por um corretivo, uma base leve e uma fina camada de pó compacto. Um blush rosado, que tenha um tom absolutamente natural e saudável, um olho pintado com um leve delineador no estilo ;gatinha;, muito rímel no cílios superiores, e um batom marcante em um tom rosa antigo ou alaranjado. ;É uma maquiagem de menina. Mas que fica sensual sem ser óbvio. Uma pele uniforme, corada, que ganha a forma de Lolita quando se arma um cabelão;, afirma o maquiador Nei Lima, do salão Ricardo Maia.

Para a hair designer Gisele Salles, do mesmo salão, o apelo Lolita chega exatamente com um penteado que traga referências das décadas de 1950, 1960. Seja pela franjinha de lado, a fita e o volume à la Amy Winehouse no topo da cabeça ; clássico look Lolita ; ou mesmo pelo visual com uma pegada mais pin-up, com penteados repletos de curvas sinuosas, litros de laquê e volume. ;Também dá para aplicar o que se vê nas passarelas nessa tendência retrô. Por exemplo, o rabo lateral está em alta para o verão. Usando essa ideia, a gente acrescenta uns cachos, um topetinho e os marca com grampos. Fica superretrô. E, com a maquiagem mais leve, deixa de ser aquela superdiva e ganha esse ar bem Lolita, bem sessentinha;, explica.

No mundo dos famosos, diversas celebridades já se inspiraram na tendência: Eva Longoria pousou recentemente para a revista Glamour de cabelos curtos e cacheados, maquiagem Lolita, sutiã, calcinha grande e cara de menina má. Katie Holmes fez uma maquiagem discreta junto ao clássico cabelão com ondas estáticas para o The New Yok Times Style. Julia Roberts aposta no batom laranja com coques bananas e volume no topo da cabeça para premiações. Sempre com tons claros e marcantes. ;Até acho que essa história de não poder pesar no olho e na cor da boca é velha. Mas o fato de uma maquiagem estar baseada em tons mais claros, não significa que seja leve ou sem graça. É uma maquiagem provocante quando feita do jeito certo;, opina Nei. Inspire-se no look criado pelos dois profissionais e siga o quadro de dicas, para poder reproduzir a vibe retrô em casa.

Faça você mesma
A maquiagem e o cabelo com aparências naturais e saudáveis, mas com um forte apelo sensual, são a grande tendência retrô deste verão
Maquiagem
- Comece com uma base que acompanhe com perfeição o seu tom de pele e a espalhe pelo rosto com uma esponja ou um pincel para base.
- Com a pele uniforme, aplique o corretivo apenas na áreas que ainda precisam ser clareadas.
- Finalize com uma fina camada de pó.
- Marque as maçãs do rosto com um tom de blush que deixe sua pele levemente corada. Não marque demais as maçãs.
- Passe uma camada fina de sombra marrom na raiz dos cílios.
- Apoie o cotovelo, aproxime-se do espelho e com a mão firme, faça o traço do delineador acompanhando a raiz dos cílios. Nem muito grosso, nem muito fino. Termine o risco antes do final da pálpebra.
- Em direção ao final da sobrancelha, faça um risco arrebitado no fim da linha, para deixar o olho com o efeito ;gatinha;.
- Garanta que ambos os riscos estejam simétricos e sem falhas.
- Passe o rímel apenas nos cílios superiores.

Cabelo
- Seque os fios e os enrole em um baby-liss grande.
- Enrole as mechas do cabelo e prenda com um grampo.
- Reparta o cabelo na lateral e o jogue todo para um único lado.
- Faça um rabo de cavalo lateral, com uma presilha discreta.
- Passe com cuidado uma escova sobre os fios para soltar os cachos.
- Com grampos, evidencie as curvas dos cachos, dando volume para o penteado.
- Fixe o penteado com bastante laquê em spray.

Modelo: Luciana Missagia, da agência Glam Model // Maquiagem: Nei Lima // Cabelo: Gisele Salles, ambos do Ricardo Maia Hair Make-up

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação