Revista

O passado na web

A internet mal dava sinais de que viria um dia a existir quando as lojas exibiam nas vitrines os vestidos que essas meninas cobiçam hoje em seus blogs de estilo vintage. Separamos alguns deles que vale a pena visitar.

postado em 14/01/2011 18:58

Natasha Bailie, a dona do blog, é uma aficionada pelas décadas de 1940, 1950 e 1960, mas não se aproveita do gosto pelo passado apenas para incrementar o próprio estilo. Além do blog, mantém uma loja virtual onde vende vestidos, blusas e saias inspirados no estilo original de cada década. As aficionadas por brechós e baús da vovó como as blogueiras entrevistadas nesta matéria aprovam.


O Queens of Vintage é uma espécie de revista eletrônica para as moças que não se contentam em viver apenas o presente. Tem desde de dicas de decoração retrô, entrevistas com pin ups modernas, dicas de estilo e de lojas, ranking com as ;rainhas do vintage; mais estilosas e até tutoriais de amarração de lenços, costura, como transformar peças do seu guarda-roupa, etc.


Anúncios dos anos 1930 e 1940, sapatos como os originais dos anos 1940 por 40 libras, penteados e achados vintage. Com carinha de passado moderninho, o blog Diary of a Vintage Girl (Diário de uma garota vintage, em tradução livre), é uma bela visita para os dias em que as referências atuais parecem não bastar na hora de montar o look. Pode adicionar nos favoritos.

Sabe aquelas fotos um pouco amareladinha, cheia de gente que provavelmente nem vive mais, mas que esbanja estilo nas montações? O avô de terno cáqui, a avó com um vestido rodado superatual e a bisavó arrasando nos cachinhos? O Vintage Secret Blog tem essa atmosfera, com a diferença de que as pessoas nas fotos são todas nascidas lá pelos anos 1980 mesmo. Uma ótima fonte de inspiração, mesmo para quem não gosta de retrô.


Entrar no blog de Jenny é quase como visitar a página de uma autêntica pin up. Dos penteados encaracolados e presos em coques ao desenho das sobrancelhas à Dita Von Teese e o batom vermelho, tudo por lá cheira a passado. Passado esse bastante estiloso, por sinal. Jenny publica fotos dos seus looks, dicas de decoração vintage, achados em lojas virtuais. Um verdadeiro guia para quem tem uma queda pelo retrô.

Se é uma delícia procurar inspiração nas roupas de outrora, imagine então buscá-la nos penteados, cortes de cabelo e maquiagens da era do rouge e do carmim? Essa é a proposta do Beauty is a thing of the past (Beleza é uma coisa do passado, em tradução livre) ; um apanhado de revistas amareladas e fotos de celebridades com dicas de como conseguir ;cachos românticos;, desenhar as sobrancelhas ou cortar o próprio cabelo.


O Modern Vintage Girl é a terceira investida da britânica Angel Cutsforth no mundo do blogs e expressa, segundo a própria, seu ;caso de amor com a moda vintage;. No blog, dá para conferir a lista de compras para o Natal, o recente amor da blogueira por chapéus e casquetes de todos os tipos, vestidos e mais vestidos ; preferência número um no guarda-roupa ; e sapatos, tudo comprado pela web.


Segundo a autora, o Retro Chick é ;uma forma de compartilhar sua paixão por roupas bonitas com o mundo; e ;fazer com que roupas de décadas passadas funcionem todos os dias;. Gemma Seager, que assina o site, vive entrando de portinha em portinha nos brechós menos badalados atrás de bons achados vintage. O site é também uma loja virtual de roupas novas inspiradas nas originais do passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação