Revista

Hidratação canina

Saiba como deixar o pelo do seu cão macio e preparado para uma escovação sem dores ou traumas

postado em 04/02/2011 18:43

Pepeu tem os pelos hidratados desde 2005 a cada 15 diasMuitos donos de cachorro ficam estressados ao verem seu animalzinho com o pelo embolado e sem brilho. Nesses casos, a hidratação pode não só amenizar o problema, mas deixá-lo ainda mais lindo. Além de hidratar, o esteticista Sebastian Hernandes, 26 anos, especializado em banhos de cães e gatos, aconselha a escovação pelo menos três vezes por semana. ;O certo é escovar todos os dias, mas, às vezes, as pessoas não têm tempo. Por isso, a hidratação, além de facilitar o banho e evitar o embaraçamento, ajuda na escovação.;

A aposentada Regina Pedrosa, 60 anos, leva seu amigo, o cocker spaniel Pepeu, 9 anos, para hidratar os pelos desde 2005, a cada 15 dias. Ela conta que antes dava apenas o banho em casa com sabão antibactericida. ;Tinha receio de levar o Pepeu a qualquer lugar para tomar banho. Depois que conheci a hidratação, sempre o levo para cuidar do pelo. Fica muito macio;, conta Regina. Mas a aposentada alerta: ;Procure um lugar que passe confiança para não prejudicar o seu bichinho;.

Outro conselho de Sebastian é verificar junto aos funcionários do pet shop se os produtos realmente são próprios para animais. Caso contrário, isso pode prejudicar a saúde do bichinho. ;Os produtos para hidratação são antialérgicos;, esclarece. Após esses cuidados, você pode levar seu amigo para um dia de beleza.

Um dia de beleza
Veja como é feita a hidratação nos pet shops

Primeiro, o pelo é lavado com xampu higienizador para retirar as sujeiras.

Depois, é a vez do fluido para reconstruir e fortalecer o pelo. Esse produto repõe a queratina e age por cinco minutos.

Em seguida, coloca-se a máscara hidratante por cima do fluido reconstrutor. A máscara tem extrato de cacau, proteína e aminoácido. Depois de agir por 15 minutos, enxágua-se abundantemente.

O quarto passo é usar um fluido finalizador, que serve para tirar o frizzo do pelo e facilitar a escovação. Funciona como um leave in sem enxágue. Depois, o cachorro passa pelo soprador para retirar o excesso de água. Em seguida, vai para a secagem e a escovação.
O toque final fica por conta da fragrância, borrifada a uma distância de 15cm.

Com moderação
Rosinha na última etapa da hidratação: fragrância borrifadaA veterinária Gláucia Ferraciol diz que não há problema em hidratar o pelo do cachorro. Mas aconselha que entre um banho e outro haja um intervalo de pelo menos 15 dias. ;Caso o banho seja mais de uma vez por semana, pode tirar a proteção natural do animal, acarretar em um desequilíbrio da pele e contribuir para o desenvolvimento de doenças dermatológicas;, justifica.

A psicóloga norte-americana e especialista em comportamento animal Alexandra Horowitz alerta no livro A cabeça do cachorro o perigo de banhos frequentes em cachorros. Para a pesquisadora, a fragrância dos produtos de limpeza é um insulto ao olfato canino. ;Embora possamos preferir um espaço visivelmente limpo, a verdade é que um lugar totalmente livre de cheiros orgânicos seria um ambiente empobrecido para os cachorros;, diz na publicação.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária Gustavo Seixas, não existe contraindicação para hidratação canina. Mas, alerta: o proprietário deve observar se o animal tem atopia canina (doença dermatológica causada por hipersensibilidade à poluição, mofo, pólen, ácaros etc.). ;Nesses casos, é recomendável evitar a hidratação.; Gustavo Seixas ressalta que nem todo produto agradável ao ser humano é prazeroso para o cachorro. ;O olfato canino é mais apurado que dos homens. Às vezes, o animal gosta do cheiro de carniça, por exemplo. É natural, uma questão de instinto.;

Agradecimentos: Di Petti e Clini Pet

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação