Revista

Bolo fofo

Whoopie é uma interjeição usada nos EUA em momentos de surpresa e de alegria. É também o nome do docinho mais gostoso da temporada

postado em 25/03/2011 12:47

Whoopie é uma interjeição usada nos EUA em momentos de surpresa e de alegria. É também o nome do docinho mais gostoso da temporadaNa gastronomia, existem os mais diversos grupos e subgrupos que, mesmo que pequenos e restritos, têm grande poder de influência na hora de ditar tendências. É o caso dos blogs de culinária. Os mais descolados acumulam milhares de acessos diários e, quando surgem com uma novidade, especialmente se for doce ou confeito, basta uma semana para que a guloseima em questão vire item obrigatório nas pat;sseries mundo afora.

Foi assim com os cupcakes, que caíram no gosto do brasileiro graças ao trabalho de centenas de blogueiras e doceiras que venderam a ideia no mundo virtual. Mesmo com o apelo vintage, tão em voga na atualidade, os cupcakes tiveram que se adaptar à realidade brasileira, com novos tamanhos e ingredientes. Mas, passada a fase da novidade e adaptação, caíram na rotina e viraram mais um doce na vitrine. Convenhamos: oferecer cupcakes em casa, na festa do filho ou até mesmo no casamento já é comum. Fecha parênteses.

Passada essa onda, foi a vez dos franceses macarons se tornarem queridinhos. Mesmo que o gosto do macaron não seja exatamente compatível com o paladar nativo, todo mundo quis experimentar. O problema é que, nesse universo dos doces e dos blogs, as mudanças são tão rápidas que, em um piscar de olhos, o que você achava o máximo já está ultrapassado. Exemplo? Você já ouviu falar nos badaladíssimos whoopies?

Pois bem, eles são os favoritos do momento na blogosfera. No rastro dos cupcakes e dos macarons, os whoppies funcionam, mais ou menos, como um mistura desses dois docinhos. O bolinho tem origem nas comunidades de colonos amishes da Pensilvânia. As mães locais colocavam os whoppies na lancheira da criançada, sem avisar. Quando os pequenos amishes conferiam seus lanches, se deparavam com as gostosuras e soltavam um alto e caloroso ;whoopie!”, em comemoração. O nome pegou. ;Eles são como dois cookies, mas com uma textura de bolo, unidos por um recheio. Nos Estados Unidos, usa-se o recheio de peanut butter (pasta de amendoim) ou marshmallow. Mas como por aqui esses sabores não são tão aprovados, é mais fácil rechear com brigadeiro. Fica perfeito e todo mundo gosta;, afirma Amanda Labecca, do Labecca Café e Bistrô.

Amanda é a cabeça por trás dos negócios das três irmãs Labeccas (além dela, Flávia, que cozinha e faz o design dos doces, e Fernanda). É ela quem fuça, diariamente, dezenas de blogs de todo o mundo atrás de ideias e novidades. ;Ainda não recebemos a primeira encomenda dos whoopies, mas outras novidades já estão fazendo sucesso, como o bolo no palito e o popcake;, conta. Calma que a gente explica. O bolo no palito é exatamente isso. Um pedaço de bolo preso a um palito de picolé e coberto com uma calda endurecida de chocolate. O pop cake é parecido, mas em formato de pirulito.

Segundo Amanda, desde que entraram no ramo, em 2005, a moda das festas ainda era o bom e velho brigadeiro. ;Logo depois, vieram os brigadeiros com confeitos diferentes, o brigadeiro no copinho e, desde então, toda hora tem novidades. E os clientes querem isso. Querem oferecer nas festas coisas diferentes, que ninguém nunca tenha visto ou provado. A gente inventa e busca as tendências. O brigadeiro na colher de chocolate, por exemplo, foi ideia nossa, e é um sucesso da marca;, afirma.

Quanto aos whoopies, aí está uma boa oportunidade para quem quer entrar no mercado de doces. Ele são realmente deliciosos (pelo menos os experimentados por esta colunista) e são diferentes, moderninhos. Vale soltar a imaginação na hora de prepará-los. Além das diversas possibilidades de recheios, podem ter formatos diferentes (estrelas, coração, letras), e confeitos como granulados multicoloridos e afins.

Whoopie de chocolate
Whoopie é uma interjeição usada nos EUA em momentos de surpresa e de alegria. É também o nome do docinho mais gostoso da temporada
Ingredientes da massa
1 2/3 xícara de farinha de trigo
2/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 1/2 colhere de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 colheres de sopa de gordura vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de extrato de guaraná ou 1 colher de sopa de cerveja sem álcool
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado
1 barra de chocolate ao leite para o brigadeiro

Preparo da massa
Peneire e misture a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal.
Reserve em uma folha de papel manteiga.
Numa batedeira, bata a manteiga, a gordura vegetal e o açúcar mascavo em velocidade baixa até misturar.
Depois, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio e suave, por cerca de 3 minutos. Adicione o ovo, a baunilha e a cerveja, se estiver usando, e bata por mais 2 minutos.
Adicione metade da mistura da farinha e metade do leite para a massa e bata em baixa velocidade até misturar. Raspe ainda o fundo da tigela para misturar bem.
Adicione a mistura de farinha restante e 1 / 2 xícara de leite e bata até ficar completamente misturado.
Pré aqueça o forno a 190; e forre duas assadeiras com papel vegetal.
Usando uma colher, coloque porções de cerca de 1 colher de sopa da massa em uma das assadeiras preparadas.
O espaçamento entre eles deve ser de, pelo menos, dois centímetros de distância. Asse uma forma de cada vez por cerca de 10 minutos cada, ou até as tortas pularem para trás quando pressionadas levemente.
Retire do forno e deixe esfriar na panela por aproximadamente 10 minutos antes de transferi-los para uma placa para esfriar completamente.
Fazer o brigadeiro no ponto de enrolar.

Montagem
Colocar uma plaquinha de massa, rechear com o recheio de sua preferencia, cobrir com outra plaquinha e decorar em cima com calda de chocolate e granulados.

Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: seis whoopies.

Serviço
Labecca Café
SHIS QI 13, Bloco F, loja 10, Lago Sul
9271-3904

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação