Revista

Tradição cheia de requinte

Que tal reinventar pratos regionais, adicionando uma pitada de criatividade? É o que faz o chef pernambucano César Santos

postado em 31/03/2011 18:41

À frente do famoso restaurante Oficina do Sabor, César faz um laboratório de experiências com a culinária regional

O Brasil gosta da tradição. Gosta de comer a boa e velha feijoada, a carne de sol com mandioca, o churrasco na brasa, a comida sertaneja ou a regional, como os avós, bisavós e tataravós comiam. Mas acompanhando as tendências mundiais, os brasileiros também vêm ensaiando passos da dança vanguardista da gastronomia e reinventando o que já temos de melhor. E é justamente essa construção da gastronomia brasileira contemporânea que vem chamando atenção do mundo para às nossas deliciosas criações ; antigas ou reinventadas.

O badalado blog gringo Travel and creation fez um post dedicado a nossa culinária, dizendo que apesar de não existir um apelo turístico ligado à gastronomia tupiniquim, ela vale ser explorada. ;Em nenhuma circunstância deixe de provar o brigadeiro; uma vez experimentado, sua vida será dividida em antes e depois do brigadeiro;, brincou o blog, fazendo referência também ao pão de queijo, ao bolo de rolo e à canjica. O jornal The New York Times dedicou um artigo inteiro ao nosso açaí e uma dupla gringa lançou o livro Eat Smart in Brazil (Coma de forma inteligente no Brasil), com dicas para quem quer explorar a cozinha brasileira. O site Cookery Club inglês ensina a fazer feijoada, sopa de galinha e pão de queijo. ;É uma alegria descobrir novas comidas e sabores, e esse tal de pãozinho de queijo é tão saboroso que eu trouxe para a Inglaterra um saco cheio deles;, escreveu um dos colaboradores da página.

Mas se nossos tradicionais quitutes estão na moda, a nova cozinha de vanguarda também. Quem afirma é um dos nomes mais importantes dessa nova gastronomia, o chef pernambucano César Santos, do premiado Oficina do Sabor. ;O mundo já está de olho na nossa comida sim, especialmente com a leva de novos chefs que movimentam esse mercado. A tendência é saber usar os produtos locais, de cada região, e fazer comidas boas, mas também bem trabalhadas, criativas, requintadas;, conta. De passagem por Brasília, onde participou da terceira edição de La Table des Plaisirs (A mesa dos prazeres), no Alice Brasserie, César falou sobre a culinária pernambucana e a reinvenção dos sabores nacionais.

;Pernambuco é um dos principais pólos gastronômicos do Brasil. Nossa comida vem com influências antigas, da colonização portuguesa, dos judeus, africanos, indígenas;, explica. As transformações ocorrem pelas mãos de César, na cozinha de Alice: o queijo coalho, que aparentemente nada tem de requintado, foi empanado, e servido com manjericão, alho crocante, dill e purê de banana. A carne de cabrito também foi reinventada, com dezenas de temperos que vão da canela à pimenta, acompanhada de farofa de biscoito de polvilho e batata doce com cebola roxa na manteiga de garrafa. O purê de fruta pão, acompanhado de siri ensopado, camarão ao molho de coco. Gosto é brasileiro, mas a criatividade transpõe qualquer fronteira.

Pernil de cabrito ao molho de especiarias

Que tal reinventar pratos regionais, adicionando uma pitada de criatividade? É o que faz o chef pernambucano César Santos

Ingredientes
1kg de pernil desossado
500ml de vinho tinto seco
6 anis estrelados
3 paus de canela
2 folhas de louro
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de molho inglês
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Sal e pimenta do reino a gosto
30 cebolinhas brancas

Como fazer
Em uma assadeira, acrescente o pernil e tempere com sal, pimenta, alho, anis estrelado, canela, folha de louro e um copo de vinho.
Cubra com papel alumínio e deixe marinar por uma hora.
Em seguida, leve ao forno coberto com papel alumínio. Deixe assar por 40 minutos.
Retire do forno. Reserve o pernil, sem o molho.
Passe o molho por uma peneira fina e leve ao fogo em uma panela, temperando com o restante do vinho, molho inglês e açúcar.
Deixe ferver por 10 minutos. Logo após, corte o pernil em fatias finas.
Por fim, acrescente o pernil e as cebolinhas ao molho, deixando cozinhar por mais 5 minutos.
Montagem do prato

Após retirar do fogo, arrume o pernil já fatiado em uma travessa e acrescente o molho por cima.
Pode ser servido com o purê de batata doce e farofa.
Tempo de preparo:2 horas
Rendimento: 4 pessoas

Queijo coalho frito nas ervas nordestinas
Que tal reinventar pratos regionais, adicionando uma pitada de criatividade? É o que faz o chef pernambucano César Santos
Ingredientes
100g de queijo coalho
2 colheres de hortelã
2 colheres de manjericão
Farinha de trigo, para passar no queijo
Óleo, para fritar

Como fazer
Passe o queijo na farinha de trigo e frite na frigideira antiaderente com óleo bem quente.
Retire do óleo. Acrescente as ervas para fritar no mesmo óleo.
Retire as ervas e coloque por cima do queijo. Sirva.
Como acompanhamento, você pode servi-lo com purê de banana.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 1 porção

Oficina do Sabor
Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda, Pernambuco
(81) 3429-3331

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação