Revista

Deliciosos impostores

Bolos sem lactose são enriquecidos com substitutos do leite, como os sucos e as polpas de frutas, que deixam gosto e consistência bem parecidos

postado em 07/04/2011 17:07

Rayane, com a mãe, Myrta: especialistas na arte de fazer bolos

Nos idos anos 1980, durante as festinhas de aniversário da pré-escola, lembro de um coleguinha da turma que nunca estava presente na hora do parabéns. O fato virou até lenda entre os amigos. Por que ele sempre desaparecia no esperado momento quando, após o aniversariante apagar as velinhas, todo mundo é liberado para atacar a mesa de brigadeiro? No fim das contas, descobrimos que o menino não podia tomar leite. Era alérgico. Passei boa parte da infância impressionada com o fato de que uma criança passaria a vida sem saborear um bolo quente, um chocolate ao leite, uma biscoito recheado.
O tempo passou e essa relação caiu por terra. A intolerância à lactose, que acomete aqueles que não produzem suficientemente a enzima lactase, não é mais sinônimo de privação absoluta. Um monte de receitas clássicas foi adaptada para esse grupo. Apesar disso, muitas pessoas rejeitam as adaptações. O motivo seria a discrepância com relação ao sabor original da receita. A reclamação pode ter fundamento, mas está longe de ser uma regra.

Prova disso são os bolos sem lactose. Eles se mantêm macios, altos e deliciosos, apenas substituindo alguns ingredientes básicos: a manteiga pelo óleo ou por outras gorduras como a banha, creme vegetal (em alguns casos) ou gordura hidrogenada, e o leite pela fruta. Quem explica é a Rayane Tolentino, da fábrica de bolos D;Fazenda. ;A gente tritura a fruta, com casca e tudo. Normalmente se usa a fruta inteira. E o resto da receita segue normalmente, com pequenas adaptações;, indica. Por exemplo, na hora de untar a forma, mais uma vez o óleo fará a vez da margarina. A única diferença é que esses serão bolos com sabores frutados ; por um acaso, os que mais fazem sucesso na loja. ;O bolo de laranja e o de banana estão entre os mais vendidos. Mas também fazemos os de ameixa, cenoura, limão, maracujá, maçã, banana com castanha;, conta Myrtha Tolentino, mestre-cuca da empresa.

Agora, se os bolos de frutas não fazem o seu perfil, não se preocupe. Também é possível fazer um bolo branco, tradicional, ou mesmo de chocolate, com outras substituições. Em geral, nesses casos, no lugar do leite é adicionada água quente, água de coco, leite de soja ou leite de coco. Há quem use emulsificantes, para melhorar a consistência do bolo.
O que importa é que não existe mais desculpa para quem não pode consumir lactose. ;Já existe uma procura grande por esse tipo de produto. Assim como crescem as encomendas por produtos diet (nos quais há substituição do açúcar pelo adoçante de forno). O povo perde logo o preconceito quando prova o bolo. É o mesmo sabor;, garante Rayane.

Bolo de laranja

Bolos sem lactose são enriquecidos com substitutos do leite, como os sucos e as polpas de frutas, que deixam gosto e consistência bem parecidos

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de óleo.
1 laranja cortada
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador o óleo, os ovos e o açúcar, bata por 5 minutos e acrescente a laranja sem caroço.
Transfira para uma tigela, acrescente a farinha e, por último, o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 50 minutos em forma untada e enfarinhada com buraco no meio.

Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Bolo de maracujá

Bolos sem lactose são enriquecidos com substitutos do leite, como os sucos e as polpas de frutas, que deixam gosto e consistência bem parecidos
Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de óleo.
1 copo de suco de maracujá
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda
2 maracujás
1 xícara de chá de de açúcar
1 colher (de sobremesa) de amido de milho (maisena)
1/2 xícaras de chá de água

Modo de Preparo:

Bata os maracujás no liquidificador com mais ou menos uma xícara de água, coe e reserve.
Coloque no liquidificador 1 xícara do suco concentrado de maracujá, junte os ovos, o óleo e o açúcar. Bata.
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e vá acrescentando aos poucos o conteúdo do liquidificador, mexendo sempre.
Quando a massa estiver pronta, acrescente o fermento e misture delicadamente.
Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio.
Estará bom quando você enfiar um palito no bolo e ele sair limpo. Reserve.

Para a calda: retire a polpa dos 2 maracujás (use com as sementes), misture em uma panela com o açúcar, o amido e a água.Depois que ferver, conte 5 minutos e estará bom. Use quando estiver morna.
Montagem: Desenforme o bolo quando ele estiver de morno para frio e espalhe a calda morna por cima.

Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Serviço:
D;Fazenda bolos caseiros
Rua 05, chácara 114 lote 4 loja 6
32540372

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação