Revista

Receitinhas caseiras

Confira algums dicas da escritora Erin Bried, publicadas no livro Como pregar um botão

postado em 15/04/2011 10:18
Como planejar o cardápio semanal
Passo 1: Não se preocupe. O café da manhã é fácil de planejar. O almoço não é um grande problema. E planejar o jantar previamente irá poupá-lo de correr para o mercado depois de um longo dia de trabalho e fazer compras com tanta fome que nem consegue pensa direito. Pegue um pedaço de papel e escreva no alto da folha todos os dias da semana.
Passo 2: Confira sua agenda para a semana. Para os dias de trabalho, planeje jantares simples, como uma massa. Nos dias de folga, tente alguma coisa mais ousada. Anote isso no seu planejamento.
Passo 3: Faça uma vistoria em sua cozinha. Dê uma olhada na geladeira e na despensa para ver se você tem algum ingrediente que precise usar imediatamente. Se tiver uma horta, vá até lá e veja o que está maduro.
Passo 4: Leve em consideração a estação do ano. Se você não tiver a própria horta, lembre-se de que as hortaliças recém-colhidas são mais saborosas, mais baratas e ajudam a sustentar os fazendeiros da sua região (e o meio ambiente). Honestamente, você consegue imaginar alguma coisa melhor do que um tomate plantado nas redondezas, bem fresquinho? Inclua em sua lista de compras todos os legumes e verduras que estejam na safra.
Passo 5: Verifique as ofertas. Procure promoções no jornal e em folhetos de supermercados e planeje suas refeições com base neles. Se nessa semana o frango estiver barato, inclua-o em um jantar ou dois. Se a carne estiver em oferta, pense em preparar um filé.
Passo 6: Considerando todas essas questões, anote os sete jantares que você idealizou. Se precisar de sugestões, folheie seu livro de receitas, procure na internet ou peça a uma amiga a receita favorita dela.
Passo 7: Veja quais os ingredientes necessários para cada refeição e anote-os em sua lista de compras.

Como pregar um botão
Passo 1: Junte o material necessário. Você precisará de um botão, uma agulha, uns 60cm de linha da cor do botão e uma tesoura.
Passo 2: Enfie a linha na agulha e junte as duas pontas. Dê um nó nas pontas, fazendo uma alça e puxando as duas pontas para dentro dela. Faça outro nó e corte as sobras da linha.
Passo 3: Identifique o lugar certo para o botão procurando ver onde ele estava pregado antes de cair. Procure um resto de linha (que você irá remover) ou pequenos buracos no tecido do lugar por onde a linha passou. Se não conseguir encontrar o lugar do botão, abotoe a roupa, passe um alfinete pela casa correspondente ao botão que caiu e marque esse local com giz de costura ou lápis.
Passo 4: Empurre a agulha do avesso para o direito do tecido e puxe completamente a linha. Deslize o botão ao longo da linha até que ele encoste no tecido.
Passo 5: Tendo levado o botão até o lugar certo e alinhado os furos, empurre a agulha para baixo pelo furo oposto (na diagonal ou no buraco adjacente, de acordo com os outros botões) até o avesso do tecido. Repita essa operação quatro vezes, apertando a linha o quanto for necessário para que o botão não fique balançando, mas não tanto que o tecido fique franzido. Se tiver um botão de quatro furos, vá para o outro par e repita a operação.
Passo 6: Para fazer o acabamento, empurre a agulha do lado avesso para o lado direito do tecido, mas sem passar por nenhum furo do botão. Simplesmente deixe que a linha fique ao lado do botão. Puxe o botão para afastá-lo do tecido e enrole firmemente a linha em torno do pé do botão (entre o botão e o tecido), dando seis voltas.
Passo 7: Pressione a linha em torno do pé do botão. Corte o resto da linha; não é necessário dar um nó.
Passo 8: Vista a blusa, fique orgulhosa e bem vestida.

Como perfumar a casa sem usar velas aromáticas
Passo 1: Numa panela pequena, leve um pouco de água para ferver em fogo brando.
Passo 2: Adicione à água pedaços de canela em pau (ou pitadas de canela em pó); se gostar, adicione também cravos da índia e cascas de limão, laranja ou maçã.
Passo 3: Deixe ferver pelo tempo que desejar, tendo o cuidado de completar a água da panela.

Para eliminar odores indesejáveis
Se tiver preparado peixe para o jantar, quebrado um ovo estragado ou esquecido de tirar o lixo da casa, uma tigela com vinagre branco sobre a bancada da cozinha absorverá os maus odores.

Como dobrar um lençol com elástico
Passo 1: Com o lençol pelo avesso, coloque a mão esquerda dentro de um dos cantos e a mão direita no canto mais próximo.
Passo 2: Juntando as mãos, vire o canto da mão direita sobre o canto da mão esquerda (a mão direita ficará livre e a mão esquerda segurará os dois cantos).
Passo 3: Transfira os dois cantos para a mão direita, leve a mão esquerda ao longo do lenço até a outra ponta e aninhe os dois cantos restantes na mão esquerda.
Passo 4: Com os dois cantos do lençol em cada mão, junte as mãos e vire os cantos da mão direita sobre os cantos da mão esquerda.
Passo 5: Segure a borda direita. Sacuda o lençol com delicadeza, deixando que os lados que têm elástico fiquem virados em sua direção. Deite o lençol sobre uma superfície plana.
Passo 6: Dobre o lençol em três no sentido do comprimento e depois dobre-o ao meio.
Passe 7: Alise o lençol, coloque o na prateleira e sinta-se orgulhosa.

Como usar vinagre para limpar praticamente tudo
Para desinfetar
Passo 1: Encha um borrifador com vinagre branco destilado e ataque qualquer coisa que tenha germes: maçanetas, telefones, puxadores de armários, pias e assentos de vasos sanitários.
Passo 2: Remova o vinagre com um pano úmido.

Para limpar as janelas
Passo 1: Em um borrifador, dilua uma parte de vinagre em uma parte de água.
Passo 2: Aplique a solução sobre as vidraças.
Passo 3: Retire com um pano.

Para limpar a pia da cozinha
Passo 1: Misture um pouco de sabão líquido com 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre para formar uma pasta cremosa.
Passo 2: Aplique a mistura na pia. Esfregue e enxáque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação