Revista

Gel na ponta dos dedos

Para quem sonha com garras compridas e resistentes, surge uma opção às tradicionais próteses de porcelana

postado em 28/04/2011 17:27

Andressa Bravin aderiu à técnica há oito meses e não se arrepende: sem risco de ficar sem unha no meio de uma festaSe as unhas são o seu ponto fraco, sua busca possivelmente termina aqui. Já experimentou as chamadas unhas de gel? Feitas de um material rico em queratina e cálcio, elas são cada vez mais usadas por quem tem a unhal quebradiça. Na prática é como um modelo postiço, mas sem o uso de cola. ;A cola é até cancerígena ; é um material que não é mais usado. As unhas de porcelana estão desaparecendo. Nos Estados Unidos, por exemplo, não se usa mais;, conta a esteticista Carmen Medina.

Segundo Carmen, a técnica em gel também atende quem não tem tempo de ir ao salão ou sofre com o esmalte lascado dois dias após a visita à manicure. A gerente do salão Dream Hair, Carla da Silva, conta que a opção é muito procurada por aquelas não estão satisfeitas com o formato ou o tamanho das unhas e procuram um design natural e duradouro. ;Pode lavar louça e mexer com produto de limpeza que não descasca o esmalte;, garante a gerente.

Essa é uma vantagem do material: além de transparente, ele fixa bem a pigmentação. ;Dura em média duas semanas, sem lascar, porque o gel não tem a oleosidade natural das unhas, ele adere muito melhor;, explica Carmen. Há ainda a possibilidade de usar gel colorido e trocar a cor durante as manutenções. Quem gosta de variar deve optar pelo esmalte mesmo. Os únicos cuidados especiais são com a água quente ; não é recomendável deixar as unhas de molho por mais de duas horas ; e com a acetona comum, que resseca o material.

A aplicação das unhas dura, em média, uma hora e meia. Carla explica que o primeiro passo é colocar uma prótese para alongar o comprimento. Por cima dela é aplicada uma camada de gel, que é moldada no formato da unha. O passo seguinte é colocar as unhas em uma cabine de raios ultravioleta, para secar. ;Depois vem a lixa, para polir e dar forma à unha, deixando-a lisinha, mais natural;, esclarece.

A estudante de psicologia Andressa Bravin, 18 anos, faz uso das unhas de gel há oito meses e descobriu a técnica no salão de Carla, que frequenta desde os 11 anos. ;Quando chegou, servi de cobaia;, brinca. ;Minhas unhas são muito fracas e quebram quase semanalmente. Agora não vivo sem;, conta. Andressa lembra que, antes das unhas de gel, usava próteses de porcelana. ;Já perdi unha de porcelana no meio de uma festa! Fiquei procurando no chão até achar. Mas as unhas de gel nunca quebraram ou descolaram. São bem resistentes.;

É necessária uma manutenção de 15 em 15 dias ou de mês em mês, dependendo do ritmo de crescimento das unhas. Aplica-se uma camada de gel na parte debaixo das unhas para mantê-las fortes durante o crescimento. Depois de três meses de uso, é recomendado retirar o gel para aplicá-lo novamente. ;Na hora de trocar, minha unha normalmente já cresceu, mas, como já sei que quebrará em breve, faço as unhas de novo;, conta Andressa. Uma vez com unhas de gel, não é preciso ser escrava da técnica. Segundo a esteticista Carmen, sem o gel, a unha volta ao normal e pode ficar até mais forte.

Agradecimentos: Dream Hair e Ghala Doux

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação