Revista

A vida é um palco

Alguns cães fazem "teatrinho" para ser o centro das atenções. Donos precisam estar atentos, pois as brincadeiras podem esconder problemas reais

postado em 13/05/2011 10:35

Preta é capaz de qualquer coisa para atrair o chamego da sua dona, a servidora pública Laís Santana Dantas, 45 anos. Quando pular freneticamente no sofá não surte efeito, a poodle se finge de manca e até simula crises de tosse e acessos de vômito. Os ;dotes artísticos; são exibidos principalmente quando a cadelinha está nervosa e agitada, conta a servidora.
Ela merece um Oscar: Preta faz de tudo para impressionar a dona, a servidora Laís DantasArtimanhas do gênero podem estar relacionadas ao sentimento de solidão do bicho, confirma o veterinário Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal. As reações podem sem de caráter físico ou psicológico, incluindo demonstrações de agressividade, como a destruição de mobílias, por exemplo.

Laís acredita que o ;teatrinho; de Preta é pura carência. Como a dona sai para trabalhar de manhã e só volta à noite, a cadela depois cobra a ausência com juros e correção monetária. ;Ela faz muita festa quando eu chego ; pula, sobe no sofá, tosse, deita no chão e por aí vai;, revela.

Simular doença ou machucado, fazer bagunça ou necessidades em locais impróprios, deixar de comer ; tudo isso são mensagens que o animal de estimação está enviando ao dono. ;Não se trata de uma atitude maquiavélica, muito menos mentira, mas sim brincadeiras que podem acontecer quando o animal está carente;, explica Lantzman.

Os gestos e entonações dos pets têm diversas significados, que podem ser reais ou apenas uma forma de conquistar atenção. Segundo o veterinário, o cão se comunica de três maneiras: por meio da audição, da visão e do olfato. Os choramingos caninos, por exemplo, parecem estar ligados a uma busca pela atenção de humanos e de outros cães. Os latidos são um sinal de alerta e também uma maneira de brincar e de saudar.

;Ao observarmos a interação entre o homem e o cão doméstico, podemos identificar um padrão nessa relação que se assemelha ao comportamento de apego;, acredita o especialista. Ou seja, trata-se de uma relação mais de caráter social do que de dependência. O desafio é quando os simulacros mascaram problemas mais sérios. Aí, só veterinários estão habilitados a avaliar.

No caso de Preta, as peripécias tendem a ser na hora do banho no pet shop. Toda vez que a cadela vê a dona chegar na loja, começa a mancar. Comportamento que muda assim que a Laís brinca com ela. Outro comportamento comum é na hora da fome: Preta bate com a pata na perna da dona e se senta, como se quisesse dizer que é um menina boa e comportada.

Já os felinos não necessitam de tanta atenção. De acordo com a veterinária Vanessa Pimentel, especializada em medicina felina, o gato só se aproxima de quem realmente gosta dele e não gosta de muito movimento. Outro comportamento bem específico dos felinos é que eles tentam poupar os seus proprietários. Até mesmo quando estão doentes, preferem não incomodar. ;É até difícil identificar quando um gato tem problemas de saúde. Por isso, muitas vezes, o diagnóstico só ocorre em um estágio avançado;, conclui.

Mensagens caninas
Latido: Sinal de defesa e de vontade de brincar, aviso de alerta para estranhos ou invasores.
Grunhido: Saudação, sinal de contentamento.
Rosnado: Alerta, sinal de ameaça, mas também de vontade de brincar.
Choramingo ou ganidos: Submissão, defesa, saudação, dor, busca de atenção
Uivo: Nem todos os cães uivam, e o seu significado ainda não está claro. Parece estar relacionado à busca de contato social. Às vezes, o cão uiva quando ouve música ou olha para o céu, à noite.

Fonte: Mauro Lantzman, professor na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação