Revista

Caminho alternativo para a saúde

Por terem formulação bem menos agressiva ao organismo dos pets, os homepáticos são uma boa opção de tratamento

postado em 20/05/2011 10:24

Lolly agora está comportada, para a felicidade de sua dona, Paula SamaraDesde filhote, a poodle Lolly manifestava um comportamento irritadiço, principalmente quando era contrariada. A situação só piorava, lembra a bancária Paula Samara Lobato Lino, 32 anos. ;Ela gania de forma histérica ; simplesmente não tolerava a presença de outros cachorros e de pessoas estranhas. Ficou insustentável;, conta. Assim foi até que Paula procurasse a homeopatia veterinária, tratamento que deixou a poodle bem mais sociável. Antes, até em membros da família ela avançava. ;Já não passeava mais com ela, pois era muito estressante;, desabafa a dona.

O tratamento de Lolly não começou da forma mais indicada. Paula comprou o primeiro vidrinho de remédio pela internet em um site especializado. ;Surtiu um pequeno efeito positivo;, recorda. Só então procurou saber mais sobre homeopatia e concluiu que a cadelinha deveria ser tratada por um profissional qualificado, que pudesse especificar um tratamento próprio para o caso dela. A terapia começou em 2010. Desde então, a mascote está mais tranquila e controlada.

Segundo a veterinária Simone Bandeira, a homeopatia pode sim ser usada para a cura e a prevenção de doenças em bichos. No caso de Lolly, como o problema era comportamental, os remédios manipulados foram conjugados com técnicas de adestramento. ;A homeopatia é indicada para tratar qualquer doença, desde que não haja risco iminente de morte para o animal ; às vezes não há tempo hábil para manipular um medicamento e esperar que se tenha o efeito esperado;, explica.

Esse tipo de medicamento tende a ser mais suaves do que a alopatia, o que acaba sendo vantajoso para pets muito jovens ou muito idosos, suscetíveis a intoxicação. Isso não desobriga o dono de buscar auxílio veterinário para a investigação correta dos sintomas emocionais e físicos. Uma vez feitos os exames, o profissional indicará uma medicação adequada. ;Quando se inicia um tratamento homeopático, tem-se em mente a melhora global dos sintomas e sua manutenção;, afirma. Existem também tratamentos em que se busca o fortalecimento do sistema imunológico, evitando assim o surgimento de males maiores.

Em geral, pode-se conjugar homeopatia e alopatia sem problemas, mas há importantes exceções. ;Há restrições quanto a anti-inflamatórios e corticoides, pois, em doses usadas para diminuir ou impedir que o organismo apresente resposta imune, agem no sentido contrário à homeopatia;, esclarece Simone. Os resultados variam muito de animal para animal. Processos crônicos geralmente demoram mais, às vezes meses. ;Já os agudos respondem a esses medicamentos tão ou mais rapidamente do que na administração de alopáticos.l; Mas o que vale na maioria das vezes é a experiência do homeopata em selecionar o princípio ativo correto. ;Quando isso ocorre, a cura é rápida;, afirma a veterinária.

Fórmula certa

Segundo Rangel Barcelos, veterinário responsável por uma farmácia de manipulação específica para a área veterinária, a procura pelo tratamento homeopático cresceu muito nos últimos anos. Ainda existe uma certa descrença com a eficiência da abordagem ; pura falta de informação, diz o profissional. ;Isso se deve, talvez, ao fato de as universidades ainda não terem uma matéria específica sobre homeopatia veterinária.; Já é possível manipular desde biscoitos medicamentosos a xaropes, passando por cápsulas, emulsões, gel, pomadas e xampus. As fórmulas podem ser feitas no sabor predileto do animal, como bacon, carne, frango, picanha, chocolate e baunilha.
Fonte: Guia de princípios ativos, da Drogavet

Agradecimentos: Consultório veterinário Dois Amigos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação