Revista

Riqueza das sobras

Frutas, legumes e alimentos industrializados podem ter um índice de aproveitamento altíssimo %u2014 basta armazená-los e prepará-los racionalmente

postado em 02/06/2011 18:12

Teodora Moreira, 60 anos, e o seu suco de horta: com saúde e sem desperdícioNem tudo que vai para o lixo deveria ir. Muitas vezes, as partes descartadas de frutas, verduras e legumes são ricas em propriedades nutricionais. Isso vale não só para os in natura, mas para os industrializados. Sempre se pode evitar o desperdício de comida, como explica a nutricionista Dafna Kann, especialista em qualidade dos alimentos. Ela cita como exemplo as cascas de frutas, que costumam ser fonte de fibras, vitaminas e minerais. ;Entre elas, podemos aproveitar as da banana, do mamão e as entre-cascas da melancia e do melão;, recomenda.

Outra notória reserva de vitaminas são os talos de vegetais como a cenoura, o salsão, a salsinha e a beterraba. Já algumas sementes contribuem para o ingestão de fibras. ;As da abóbora, quando torradas e salgadas, tornam-se um delicioso tira-gosto, e as do mamão, quando torradas, podem ser consumidas com granola, aveia e cereais matinais;, ensina a nutricionista.

;A folha da beterraba, por sua vez, pode ser preparada da mesma forma que a couve refogada. Os caules dos vegetais folhosos picados podem entrar em receitas de sopas, tortas de legumes e sucos. Ainda há a possibilidade de transformar as folhas e cascas de ovos em farinhas;, explica a nutricionista Raquel Adjafre.

Para além do prato do brasileiro, o desperdício pode ocorrer no processo de conservação dos alimentos. Nesse sentido, congelador e freezer são os melhores amigos da dona de casa consciente. ;Podemos congelar todos os mantimento, tanto antes de serem preparados, como depois de prontos;, acrescenta Raquel. Assim, prolonga-se a validade deles.

Na verdade, os cuidados devem começar tão logo os alimentos cheguem em casa. No momento de guardar, é preciso priorizar os produtos que necessitam de refrigeração, em seguida, os congelados e hortifrutis e, por último, os não perecíveis. ;Outro cuidado que devemos ter é colocar os com prazo de validade perto do vencimento na frente dos alimentos mais novos, o que evitará que eles estraguem;, reforça Dafna Kann.

Todos os in natura devem ser armazenados na parte inferior da geladeira, de preferência dentro das gavetas. Além disso, devem ser guardados dentro de sacos de plástico limpos. ;É recomendado lavá-los e higienizá-los apenas quando for consumir ; se lavados antes de guardar na geladeira, a durabilidade será menor;, diz a especialista. Para produtos que necessitem de refrigeração, deve-se observar as temperaturas ideais de armazenamento indicadas na embalagem.

Como guardar
Quando se trata de armazenamento, o plástico é o material mais usado, devido à sua praticidade. ;Os potes de plástico possuem, normalmente, um bom vedamento, são leves e difíceis de quebrar. O ponto negativo é que alguns tipos acabam acumulando o odor e o sabor dos alimentos armazenados;, esclarece a nutricionista Dafna Kann.

O vidro tem a vantagem de ser um produto ecologicamente mais correto, uma vez que é quase 100% reciclável. ;Além de manter melhor as características sensoriais dos alimentos armazenados, não acumula resíduos após ser lavado. As desvantagens do material são o peso e a facilidade de quebrar.; Para esse intuito, caixas de papelão estão descartadas: ficam úmidas na geladeira e atraem pragas no seco.

Vale lembrar que a umidade, o calor e a incidência de luz são capazes de alterar as características tanto dos alimentos quanto das embalagens. ;Independentemente do local e da temperatura, é importante manter todos os alimentos fechados e cobertos, deixando um espaço para circulação de ar entre eles, ou seja, nunca podemos deixar os alimentos amontoados;, resume a nutricionista.

Desperdiçar? Jamais!
O Cozinha Brasil é uma iniciativa do Sesi (Serviço Social da Indústria) que mostra à população como cozinhar com o mínimo de desperdício. São ensinadas receitas que aproveitam integralmente os alimentos, inclusive caules, talos, cascas, folhas e sementes. Nutricionistas ministram os cursos, que são gratuitos.

Foi lá que a agente comunitária de saúde Teodora Moreira, 60 anos, aprendeu uma série de truques. ;Uso agrião e talos para fazer sopas, casca de abóbora para fazer saladas e de banana para fazer bolo. Aprendi até a fazer um suco de horta (veja a receita abaixo);, conta. Ela costuma seguir as instruções sem contar aos filhos do que é feita a refeição. ;Espero eles comerem, se for aprovada, aí conto o que usei.;

Quando vai às compras, sempre prefere os vegetais que podem ser usados integralmente, como batata e vegetais folhosos. De vez em quando, mesmo com todas as precauções, acontece de sobrar alguma parte do alimento. Mas para lidar com a situação, aprendeu em um curso de hortas caseiras a triturar as cascas não usadas para servir de adubo para plantas. Teodora garante: ;Elas ficam bem mais viçosas;.

Suco de horta

Frutas, legumes e alimentos industrializados podem ter um índice de aproveitamento altíssimo %u2014 basta armazená-los e prepará-los racionalmente

Ingredientes

- 2 xícaras de couve-manteiga
- 1 litro de água
- 1 xícara de polpa de maracujá
- 2 xícaras de açúcar
- ; xícara de suco de limão

Preparo

Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com água. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe e junte os demais ingredientes. Sirva bem gelado.

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Valor calórico da porção: 284,40 kcal


Carne ensopada com casca de melancia
Ingredientes
- 350g de acém picado
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 xícara de tomate picado
- 1 xícara de pimentão picado
- 6 xícaras de casca de melancia picada (parte branca)
- 1 xícara de talos diversos picados
- 1 xícara de cenoura picada
- 2 tabletes de caldo de carne
- 6 xícaras de água
- Folha de louro a gosto
- Colorau a gosto
- Molho de pimenta a gosto

Preparo
Refogue a cebola no óleo até dourar. Acrescente a carne picada e frite mais um pouco, mexendo sempre. Junte os outros ingredientes e cozinhe até os legumes ficarem macios.

Dica

Use talos de hortaliças como agrião, salsa, espinafre ou beterraba.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h
Valor calórico da porção: 169,79kcal

Agradecimentos: Grupo Acreditar, Cozinha Brasil e Qualinut

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação