Revista

Releitura de várias décadas

A moda se reinventa. A cada estação, décadas diferentes servem de inspiração para as novas coleções

Flávia Duarte
postado em 17/06/2011 19:31
Desfile feminino de Alexandre HerchcovitchBasta um salto no tempo e a moda de outros anos é vista em modelos repaginados nas passarelas. É hora de tirar do armário aquela peça que a vovô usava ou que você usava na juventude e nunca mais teve coragem de usar. Elas estão com tudo como mostraram algumas grifes que desfilaram no São Paulo Fashion Week.

Priscilla Darolt, por exemplo, foi buscar nos anos 20 o motivo de sua coleção. O figurino da cantora e dançarina americana Josephine Baker foi recriado na passarela. A modelagem alongada, com tubinhos na altura dos tornozelos ganhou ares modernos com tecidos recortados e cheios de detalhes artesanais, além de texturas e transparências.

Uma mulher elagante também foi apresentada pela Cori. Saias longuetes, plissadas; calças com cinturas mais altas e feitas com tecidos nobres foram peças chaves da coleção, remetendo a mulher cheia de classe de outras décadas.

Alexandre Herchcovitch também quis resgatar o charme dessa mesma mulher do passado. Foi buscá-la nos anos 50. O resultado foi uma coleção extremamente feminina, com seus vestidos secos, de cintura marcada, além das saias rodadas, acima dos joelhos. Para incrementar, as peças foram bordadas manualmente com minicristais, conferindo às peças um diferencial e uma sofisticação que, há muito, o fast fashion e as tendências passageiras deixaram de lado.

Os anos 70 e sua "vibe" hippie também se apresentam como forte tendência para o próximo verão. As pantalonas bem amplas, plataformas nas alturas, cinturas altas e toda explosão de cores daquela época já foram vistas nas semanas de moda anteriores. Aqui no SPFW, não foi diferente e as referências da época do paz e amor apareceram novamente. O estilo confortável e descontraído daquele período, apareceu forte do desfile da Colcci, por exemplo.

A repórter viajou a convite do evento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação