Revista

Lidando com o dinheiro

Você tem dúvidas quanto à organização do seu rico dinheirinho? Especialistas da área dão dicas valiosas

postado em 01/07/2011 20:50

Você tem dúvidas quanto à organização do seu rico dinheirinho? Especialistas da área dão dicas valiosasQuando é a hora certa de falar sobre dinheiro com meu filho? Desde a infância. A questão financeira sempre está presente na vida das crianças, seja quando o pai e a mãe não podem comprar algo, seja quando há dificuldade de o filho permanecer em um colégio particular. Quanto antes a criança souber da realidade da família, melhor ele lidará com isso.

Posso dar mesada ao meu filho a partir de qual idade? Depois dos sete anos, você pode dar uma pequena mesada. Olhe para seus apontamentos, avalie quanto pode dar e pergunte ao seu filho quanto ele acha que vai precisar. Sente-se com a criança para saber quanto ela gasta e faça os ajustes. Normalmente, a criança vai querer dinheiro para comprar bola, boneca; A ideia é que você mostre para ela que é preciso guardar dinheiro no cofrinho para conquistar um determinado sonho. Outra coisa, deixe bem claro para ela que se o dinheiro acabou, acabou.

Como estipular um valor para a mesada? Depende de cada família e da maturidade do filho em lidar com a mesada. Estipule um valor de acordo com a possibilidade financeira da família. Ajudar seu filho na gestão desse valor pode ser muito importante na formação dele.

Nossa receita não é suficiente para cobrir nossos gastos em casa e estamos envergonhados de falar para nossos filhos, o que fazemos? Deixe a vergonha de lado e fale com sinceridade e simplicidade sobre o que está acontecendo ; só assim vocês poderão ajudar todos os membros da família. Os obstáculos podem ser superados e o planejamento financeiro seguido sem maiores dificuldades.

O que fazer quando meus filhos, ainda pequenos, me pedem um brinquedo a toda momento? Disciplina é a palavra. Não são as crianças que determinam a hora de ganhar um brinquedo, são os pais que devem fazer isto. Receber um brinquedo a toda hora é apenas um capricho. A criança está procurando chamar atenção e é essa a hora certa de corrigir esse comportamento.

Tenho filhos adolescentes e não sei o que fazer quando eles me pedem celular, computador, videogame etc. Situação complicada, pois os adolescentes acreditam que os pais têm obrigação, mesmo sem condições, de suprir todas as vontades deles. O remédio é colocar as cartas. É preciso deixar claro a realidade da família. Os pais devem fazer isto sem culpa e sem medo.

Meu filho está no primeiro emprego, mas não sabe controlar os gastos e me pede dinheiro emprestado. Ajude seu filho a fazer um planejamento financeiro e ensine-o a definir prioridades e fazer escolhas.

Não sei como falar sobre dinheiro com meu marido/minha mulher. O que faço? A falta de sinceridade financeira na vida conjugal pode levar ao fim do casamento. Não deixe que isso aconteça. Falar sobre dinheiro vai ajudar o casal a estabelecer metas e fazer planos viáveis. Ou melhor, falar sobre dinheiro vai fazer com que o casal fortaleça ainda mais a relação. O mais importante é lembrar que cada um tem sua necessidade. Respeite isso.

Como planejar minha aposentadoria se meus filhos ainda vivem comigo? Cobre dos filhos ajuda financeira para a manutenção da casa e de suas despesas. Deixe de olhá-los filhos como eternas crianças. Planeje sua aposentadoria para o seu bem viver. Assim, os filhos podem até morar com os pais, mas os pais não têm que sustentá-los.

Por que estou sempre endividado, mesmo tendo conhecimento de finanças? O endividamento é um dos principais problemas que vemos hoje nas famílias brasileiras. Para entender porque nossas despesas são maiores do que nossa receita, devemos levar em conta que o dinheiro tem um componente emocional preponderante. Para investigarmos o porquê estamos gastamos tanto, devemos nos perguntar: O que é o dinheiro para mim? A forma como lidamos com o dinheiro é a forma como lidamos com nós mesmos.

As mulheres gastam mais que os homens? É relativo. O grande problema das mulheres é que elas gastam muito com a família. A compra pessoal de uma mulher cabe numa sacola. Por uma questão cultural, a mulher compra mais roupa. Ou seja, a olhos nus, parece que elas gastam mais ; até porque elas falam mais para outros o que compram. Mas os homens também compram muito. A diferença entre as compras de homens e de mulheres tem muito a ver com a periodicidade do gasto. Agora, vale ressaltar: o dinheiro da mulher ainda é atrelado aos gastos com filhos, enquanto o dinheiro do homem, com a casa.

Como conversar com o noivo/a noiva sobre dinheiro antes do casamento? Tente falar numa boa. Pergunte: ;Vamos começar a cuidar da nossa vida, como vamos lidar com isso?; Para estar bem com o dinheiro, devemos fazer boas combinações: ;Como vamos dividir as contas? Vamos ter o meu dinheiro, o seu e o nosso? Cada um paga uma conta?; Combinem como vai ser e poupem para realizar os sonhos em comum. Lembre-se: aquilo do que a gente mais foge hoje é o que a gente vai encontrar. Vamos ficar refém do medo?

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação