Revista

Educação financeira

Confira algumas indicações de livros sobre educação financeira e a entrevista com o economista norte-americano Joshua Gans, autor de Parentonomics (Ed. Cultrix)

postado em 01/07/2011 21:07

A cada dia, um lançamento sobre educação financeira ganha as prateleiras das livrarias. Dessa vasta bibliografia sobre o assunto, destacamos alguns livros que podem auxiliar você organizar suas finanças

Decisões econômicas, Vera Rita de Mello Ferreira, Ed. Évora, 2011, 160p.
A autora trabalha na área da Psicologia Econômica no Brasil desde 1994, sendo pioneira na análise de fenômenos econômicos na ótica combinada da psicanálise e da psicologia econômica. Nesse livro, a especialista ajuda o leitor a compreender melhor como tomar decisões. Desde as mais simples - como comprar com dinheiro ou no cartão - às mais complexas, que envolvem, por exemplo, endividamento, preparação para a aposentadoria, investimentos e muito mais.

Parentonomics, Joshua Gans, Ed. Cultrix, 2011, 216p.
O economista norte-americano Joshua Gans sentiu um misto de alegria e ansiedade quando os filhos nasceram. Para entender e compreender esse novo momento da vida, o especialista começou a aplicar as ferramentas do seu trabalho como economista à criação dos filhos. Dessa forma, ele viu a nova vida em seus braços como um grande problema de gerenciamento econômico. E se a economia o ajudava a pensar sobre educação infantil, essa também esclarecia certos princípios econômicos.

Olha quem está poupando
, Maria Fernanda Delmas, Ed. Campus, 2010, 144p.
As cifras que as mulheres gastam em sapatos, bolsas e vestidos vão parecer meros trocados quando comparadas ao que uma mulher grávida deve desembolsar a partir do início da gravidez. Como uma conselheira, a autora aponta os gastos que vão aparecer - desde a roupa da mãe que começa a mudar à educação do bebê que começa a crescer. Num tom de conversa com uma jornalista econômica que também é mãe e já passou por todos esses desejos, Maria Fernanda divide os dramas consumistas que viveu, as rotas que encontrou e a recompensa que obteve por conseguir resolver essa difícil equação de filhos e dinheiro.

Meninas normais casam, meninas iradas investem, Mara Luquet e Andrea Assef, Ed.Saraiva, 2009, 128p.
Diferente de outros livros que abordam um dos momentos mais especiais na vida de um casal, o livro dessa dupla de especialistas fala sobre casamento e orçamento. Ao longo dos capítulos, entram em pauta a festa, a relação com a família e outros apêndices costurados pelo viés financeiro. A receita das autoras não é ter muito ou pouco dinheiro para obter um casamento bem sucedido, mas saber lidar com os desafios financeiros que surgem ao longo do caminho do casal.

Como organizar sua vida financeira
, Gustavo Cerbasi, Ed. Campus, 2009, 216p.
Depois do sucesso anterior, Casais inteligentes enriquecem juntos, o autor mostra aos leitores como ter maior consciência sobre suas escolhas financeiras, incluindo sua rotina de gastos básicos e gastos eventuais. Além de falar sobre o uso do crédito, a fazer investimentos e fazer escolhas pensando no bem estar e na segurança do orçamento doméstico.

Terapia financeira, Reinaldo Domingos, Ed. Gente, 2008, 144p.
Nesse livro, o educador financeiro Reinaldo Domingos dá uma mãozinha ao leitor que quer se livrar do círculo vicioso de dívidas e organizar suas finanças. Para isso, o autor desenvolveu uma metodologia objetiva, capaz de modificar seu comportamento com relação ao dinheiro.

Agradecimento: Livraria Cultura

Três perguntas para Joshua Gans
Qual seu objetivo ao escrever um livro que contasse sua experiência como pai/economista?
A ideia surgir enquanto estava lecionando. Há alguns anos, estava dando aulas aos alunos de MBA sobre incentivos e os melhores exemplos que tinha estavam mais atrelados a minha experiência como pai do que com o trato com empresas. Os alunos sempre se lembravam dos meus exemplos e aprendiam muito. Até que alguns colegas da universidade sugeriram que eu reunisse esses mesmos exemplos em um livro.

Economista e pai de três filhos. Na sua opinião, qual é o melhor momento para ser falar sobre dinheiro com uma criança?
Crianças provavelmente não entendem sobre isso até completarem cinco anos de idade. Mas nunca é cedo demais para ensiná-las que em alguns momentos as coisas não são dadas imediatamente e que é preciso esperar. Paciência é uma virtude e se as crianças entenderem isso, elas vão entender o valor de poupar.

Quais conselhos você daria aos casais que acham difícil pensar em ter filhos sem considerar um endividamento?
Como tudo na vida, crianças são caras sim. Você deve decidir se está disposto a desistir de uma série de coisas. Suspeito que haja pouquíssimas pessoas que tenham filhos sem ter dívidas. Afinal de contas, nossos filhos são investimentos futuros, e você deve considerar que gastar agora é fazer com esse futuro aconteça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação