Revista

Altíssima temporada

Já é possível embarcar em excursões em que as roupas são as principais atrações turísticas

postado em 22/07/2011 23:12

Grupo de turistas em frente à loja da ChanelOs museus sempre foram considerados elitistas. Fixados em determinadas cidades, eles não contemplam quem não tem dinheiro para viajar. Com os museus de moda, a prerrogativa é a mesma. Até um pouco mais aguçada, já que alguns estabelecimentos cobram até US$ 2 mil pela entrada. O fato é que o número de museus e galerias especializadas em moda cresceu tanto que surgiu um novo tipo de turismo: viajantes que querem andar nas ruas da Europa e dos Estados Unidos atrás de exposições interessantes.

Há quem viaje exclusivamente para saber o que está acontecendo na moda nas principais capitais. Surgiram assim, excursões que oferecem um verdadeiro banho de moda. Paris é o principal parada, mas, recentemente, Londres também tem recebido aventureiros. Principalmente após o casamento de conto de fadas do príncipe William.

Quem quiser fazer esse tipo de turismo sozinho, é possível. Mas fazer essas viagens em grupo, às vezes, vale mais a pena. Alguns acervos só podem ser acessado com um número mínimo de pessoas e, frequentemente, precisam ser pré-agendados. Os organizadores ; em geral, consultorias de moda ; oferecem as excursões na época de troca de coleção. Em vez de guias de viagens, são especialistas em moda que acompanham o grupo para ir explicando cada detalhe do passeio. O roteiro inclui idas a lojas de grifes internacionais, museus, exposições e a feiras de tecidos e acessórios. Uma curiosidade a mais são as aulas práticas de cool hunting ; a caça de tendências.

As agências estão ficando cada vez mais sofisticadas, assim como as programações. Uma excursão que acontece em setembro próximo, por exemplo, vai levar os turistas para conhecer a consultora de alta costura da McQueen, responsável pelo vestido de noiva de Kate Middleton. Outras empresas investem em cursos. Natalie Oliffson consultora em marketing e styling, por exemplo, organiza há quatro anos viagens através da sua agência de comunicação e moda, a Bureau de Moda. Ela resolveu incluir, antes do passeio propriamente dito, um programa de capacitação em moda. Um workshop que trata de história, processo de produção e tendências de moda. ;A ideia é fazer uma imersão nesse universo e terminar esse roteiro com 9 dias de viagem em Paris;, explica.

Natalie organiza essas viagens duas vezes por ano. Cada grupo tem até 20 pessoas, dos mais diversos perfis ; desde gente que trabalha na indústria, jornalistas, jovens que querem entrar nesse mercado e até curiosos, simplesmente. ;É um grupo que gosta de moda e quer descobrir mais sobre o assunto. Independentemente da intenção em usar essas informações;, conclui a consultora.


Anote na agenda
Ótimas exposições relacionadas ao universo da moda estão em cartaz no mundo. Algumas fazem homenagens a estilistas, outras reúnem fotografias e muitas celebram a vida de personalidades de apelo fashion. A Revista preparou um pequeno guia com as melhores opções.

Criação de Gautier para MadonnaMontreal, O planeta moda de Jean-Paul Gaultier (17 de junho a 2 de outubro)
Inagurada no Museu de Belas Artes de Montreal, a mostra itinerante reúne 130 peças únicas do estilista francês. Algumas peças foram emprestadas pelas cantoras Mylene Farmer e Kylie Minogue. Mas a grande atração é o sutiã de cone usado por Madonna na Blond Ambition Tour. A exposição segue depois para Dallas, São Francisco, Madri e Roterdã.

São Paulo, USAnatomy (10 a 28 de agosto)
A mostra, com 87 obras de Steven Klein, vai ocupar o salão central do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. Trata-se de uma retrospectiva do fotógrafo americano cujo trabalho promove um encontro entre moda e arte. Dentre os retratados, muitos nomes conhecidos, como os pop-stars Madonna, Justin Timberlake, Britney Spears e Kevin Federline. Além dessas imagens, também será exibido o vídeo Your hallucination is now complete, um passeio de oito minutos pela obra de Klein.

Paris, O século XVIII ao gosto de hoje (7 de julho a 9 de outubro)
O Palácio de Versalhes inaugurou uma exposição que revela a influência do Século das Luzes na alta-costura, misturando vestimentas do século 18 com criações de grandes estilistas do século 20, como Pierre Balmain, Christian Dior e Christian Lacroix.

Annie Lennox merece uma retrospectiva só suaLondres, The house of Annie Lennox (15 de setembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012)
O museu Albert está organizando uma exposição inteira em homenagem à cantora escocesa Annie Lennox. Serão exibidos acessórios usados pela ex-vocalista do Eurythmics, assim como fotos, vídeos e objetos pessoais.

Denver, Yves Saint Laurent ; The retrospective ( 25 de março de 2012 a 7 de julho 2012)
Uma retrospectiva dos 40 anos de trabalho de Yves Saint Laurent está sendo organizada no Denver Art Museum, nos Estados Unidos. Serão expostos 200 vestidos de alta-costura e inúmeras fotografias, croquis e filmes que mostram a evolução do designer, falecido em 2008. O destaque são os modelos criados para a Dior na década de 1950.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação