Revista

O poder dos chás

A bebida milenar tem em sua composição diversas propriedades que ajudam na prevenção de doenças. Mas atenção: o consumo pode ter contraindicações

postado em 05/08/2011 13:08

A bebida milenar tem em sua composição diversas propriedades que ajudam na prevenção de doenças. Mas atenção: o consumo pode ter contraindicaçõesConta a lenda que em 2800 a.C o imperador chinês Shen Nung descansava debaixo de uma árvore e tomava uma xícara de água fervendo ; naquela época, era o jeito de garantir que a bebida estava livre de germes ; quando folhas da planta se desprenderam e caíram dentro da xícara. O imperador sentiu um aroma agradável e resolveu provar a mistura. Assim surgia o chá. Desde então, a bebida se tornou a segunda mais consumida no mundo, e é apresentada em diferentes formas e sabores. Nos anos 1980, o interesse pelos fitoterápicos cresceu e a variedade de chás e infusões aumentou. Um dos benefícios comuns a todos os tipos é a hidratação. ;Uma adequada hidratação auxilia no funcionamento intestinal, na produção de enzimas digestivas, no equilíbrio hídrico de todas as células, inclusive diminuindo inchaços;, explica a nutricionista Daiana Mendes.

Os benefícios dependem do chá ou da infusão. A nutricionista Odeth Oliveira enumera algumas características que podem ajudar quem bebe. ;Alguns são digestivos, calmantes, termogênicos (aceleram o metabolismo), combatem o envelhecimento precoce e diminuem a produção de radicais livres, ajudando a evitar algumas doenças.; Para carregarem tantos benefícios, muitas substâncias podem ser encontradas nos chás. No chá verde, por exemplo, estão presentes os flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas, bases púricas, como cafeína, teofilina, que é antiasmática, e treobomina, um vasodilatador. Também contêm vitaminas dos complexos B e C, proteínas e polifenois. ;A aplicação clínica do chá verde é bastante estudada, principalmente devido à sua propriedade antioxidante, que auxilia no tratamento e prevenção de obesidade, diabetes e dislipidemias. Também pode reduzir o risco de eventos cardiovasculares, a chance do desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e o envelhecimento cutâneo;, explica Daiana.

Mas não é qualquer pessoa que pode consumir os chás verde, preto, branco e mate. A nutricionista Daiana afirma que a bebida não é recomendada para crianças, gestantes, lactantes, cardiopatas, hipertensos, pessoas que tenham gota ou alterações da tireoide, problemas estomacais, osteoporose, osteopenia, osteomalácia e raquitismo. Também é necessária atenção com a hora do consumo. ;O chá verde em especial deverá ser consumido longe das refeições, ou seja, uma hora antes ou depois, para não comprometer a absorção dos nutrientes. Não é recomendado ultrapassar quatro xícaras por dia ou de 600mg a 1200mg em cápsulas. Outra dica é consumir preferencialmente antes das 18h para não interferir no sono;, esclarece. O mate, muito bebido no Brasil, contém antioxidantes e estimulantes, mas deve ser evitado por pessoas anêmicas, já que diminui a absorção de ferro e cálcio na alimentação. ;É importante ressaltar que os chás devem ser acompanhados por hábitos de vida saudáveis e, principalmente, de uma boa alimentação. Os chás não são curativos e não substituem as medicações em uso por si só. Na dúvida, sempre procure um médico ou nutricionista;, lembra Odeth.

O melhor jeito de consumir o chá é usando as próprias folhas, naturais ou desidratadas. Os de saquinho, vendidos em supermercados, são feitos com folhas não tão boas e podem conter outras partes da planta. ;Podem estar misturados pequenos pedaços do talo e sementes, o que diminui o efeito desejado, além de não revelar o real aroma e sabor da bebida;, lembra Daiana mendes. Os iced teas também não são muito saudáveis. As duas nutricionistas lembram que, como são produtos industrializados, não têm as mesmas propriedades de um chá caseiro. Na hora de consumir a bebida, o ideal é evitar açúcar ou adoçante. ;O chá pode ser consumido quente, morno ou frio. Tradicionalmente, a bebida é consumida sem açúcar e sem adoçantes, por chineses e japoneses. É uma questão de hábito;, explica Odeth Oliveira.

A professora Tereza Milanez, 53 anos, toma chá desde criança e se acostumou à bebida ainda pequena. ;Aprendi a tomar com meus pais. Quando pequena, bebia tomava muito chá mate graças à influência da minha mãe. Meu pai tomava os medicinais;, lembra. Tereza consome a bebida diariamente ; mais de uma vez por dia. Os preferidos da vez são o preto e a infusão de jasmim. Para a professora, a ingestão da bebida não está relacionada diretamente com a saúde, mas ao prazer. ;Acho uma delícia. Quando sinto que quero melhorar a digestão, tomo infusões de camomila, para o fígado, hortelã e boldo, mas normalmente bebo por achar o gosto muito bom;, conta.

A bebida milenar tem em sua composição diversas propriedades que ajudam na prevenção de doenças. Mas atenção: o consumo pode ter contraindicações Você sabia que os chás verde, preto, branco e oolong derivam da mesma planta? Os graus de oxidação da camellia sinensis é que os diferenciam:

- Chá preto ; É de longe o tipo mais popular no mundo ocidental: mais de 90% do chá consumido é preto. Marcado pelo seu sabor intenso e cor escura, é também conhecido como chá vermelho. É produzido por meio da oxidação intensa das suas folhas, o que o leva também a ter o teor mais elevado de cafeína dentre todos os tipos de chá.

- Chá Branco ; Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação. Por esse motivo, é também o que tem menor teor de cafeína. As semelhanças da produção fazem com que seja considerado, com alguma frequência, um subtipo de chá verde.

- Chá Verde ; É o tipo mais popular no oriente. No Japão nem é referido como ;verde;, apenas como chá. É submetido a uma oxidação mínima, contém um teor muito reduzido de cafeína e as suas propriedades medicinais são conhecidas há vários milênios

- Chá Oolong ; Tipicamente chinês, seu nome significa ;dragão negro;. É caracterizado por uma oxidação variável, mas sempre inferior à do chá preto e superior à do verde. O sabor aproxima-se mais desse último, mas sem deixar de realçar o sabor de ;ervas; característico do chá verde e que desagrada a muitas pessoas.
Fonte: www.casadocha.com

Como preparar
A temperatura da água influencia bastante no preparo do chá. Água fervente, acima de 100;C, pode amargar a bebida e diminuir suas propriedades. Já a água fria não consegue extrair o aroma e o sabor. O ideal é que a água esteja entre 60;C e 85;C ; quando ela começa a ferver, formando bolhas no fundo da panela. O tempo de infusão também influencia no sabor. O ideal é que as folhas fiquem na água cerca de dois minutos, para que o chá não se torne amargo. Já para as infusões de plantas, como de camomila ou de erva doce, a recomendação é que a bebida fique em infusão por cerca de 15 minutos.
Fonte: www.casadocha.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação