Revista

À americana

Ninguém sabe ao certo as suas origens, mas foi nos Estados Unidos que o hambúrguer ficou popular. Prática e deliciosa, a carne moída prensada, servida com pão, conquistou todo o planeta

postado em 11/08/2011 19:08

Ninguém sabe ao certo as suas origens, mas foi nos Estados Unidos que o hambúrguer ficou popular. Prática e deliciosa, a carne moída prensada, servida com pão, conquistou todo o planetaA carne moída já era popular lá pelo século 11. Pelo puro fato de que comê-la era prático. Dava para devorar um bom pedaço de carne enquanto você montava seu cavalo e cruzava montanhas junto ao exército. A moda, inclusive, teria sido lançada pelo imperador mongol Genghis Khan. Hoje, essa necessidade não é tão latente (apesar de que não é incomum a imagem de alguém dirigindo seu carro com uma mão e devorando um belo hambúrguer com a outra), mas a carne moída continua uma alternativa para quem tem pressa, mesmo que esse não seja mais o ponto forte.

Recorrendo à história mais uma vez, a carne moída já era vastamente usada, seja nos steak tartares da vida, nas linguiças e nas muitas outras receitas a qual essa carne era adaptada. Mas foi no hambúrguer americano que ela virou um fenômeno. Vários cozinheiros pleiteiam o título de pioneiros no ramo. O que se sabe é que o primeiro hambúrguer foi devorado lá pelo final do século 20 ou início do século 21. O assunto é discutido no norte do mundo ocidental, que já foi tese de mestrado, doutorado e tema de estudos de muita gente. Em geral, a maioria concorda que tudo começou quando emigrantes europeus, ao chegar de navio em Hamburgo (perceba a conexão do nome da cidade, com o nome da receita), foram alimentados com a tal carne moída cozida na grelha, entre dois pedaços de pão. A versão, no entanto, é vastamente criticada pelos que afirmam terem sido encontrados cardápios e afins que dão conta do primeiro hambúrguer no pão anos antes.

O que importa é que, seja lá quem foi a verdadeira boa alma responsável pela ideia de servir a carne moída em um pãozinho, a receita é provavelmente a mais popular das ocidentais. O hambúrguer está bem estabelecido nos quatro cantos do mundo, em opções para crianças, adultos, vegetarianos, gulosos, atletas e quem mais quiser uma versão personalizada. A receita é simples e permite as mais diferentes e ousadas reinvenções. Mesmo que, quando o assunto é a carne do hambúrguer, a tradição esteja um tanto quanto engessada. ;A gente pode variar no tipo de carne, no tamanho do hambúrguer, mas, basicamente, é o mesmo processo. O moedor, a chapa quente e um olho clínico para saber o ponto certo;, resume Adeilson Alves, responsável pelos saborosos hambúrgueres servidos no The Fifties.

Adeilson é certeiro na hora das dicas para o melhor hambúrguer: apesar de a picanha ou mesmo o patinho serem muito populares e requisitados, ;a alcaltra, na minha opinião, é a carne perfeita para a receita;, indica. E nada de carne monstruosamente grandes. Para Adeilson, o ideal é que ela seja rechonchuda, mas que, ainda sim, o hambúrguer caiba em uma mordida, sem enorme esforço. No mais, o segredo é ficar atento para que o hambúrguer fique no ponto desejado. ;O ideal é que a chapa esteja bem quente, a uns 180;C, não precisa colocar manteiga nem azeite, mas é bom que a chapa esteja um pouco úmida. O ponto ideal é quando você pressiona o centro da carne, já dourada, e o sangue faz uma bolhinhas. Ela está ao ponto e pronta para servir;, ensina. Para quem vai fazer em casa, vale tentar encontrar minipães de hambúrguer no mercado, e servi-lo nessas porções diminutos: estão na moda e funcionam perfeitamente como fingerfoods e petiscos. No mais, lance mão do alface, do bom e velho ketchup e delicie-se à moda americana.


Ninguém sabe ao certo as suas origens, mas foi nos Estados Unidos que o hambúrguer ficou popular. Prática e deliciosa, a carne moída prensada, servida com pão, conquistou todo o planeta

Ingredientes
150g de hambúrguer de picanha
50g de cebola picada
2 fatias de queijo prato
Alface Juliana
Molho a gosto (maionese, molho rose, ketchup com mostarda, etc.)

Receita
Grelhar o hambúrguer dos dois lados, em uma chapa a 180;C, nos dois lados, até chegar ao ponto desejado.
Colocar o queijo sobre a carne e abafar com ajuda e algum recipiente fechado, para que o queijo derreta uniformemente.
Quando estiver derretido, abrir o pão já aquecido em um forno por 5 minutos, colocar a cebola picada na parte inferior, o molho desejado sobre a cebola e o hambúrguer com o queijo.
Se desejar, pôr mais um pouco do molho sobre o queijo e a alface juliana por cima.
Fechar o sanduíche e sirva imediatamente.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 hambúrguer

Serviço
The Fifties
Setor de Clubes Sul, trecho 2, lote 32, shopping Pier 21, térreo
3223-4277

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação