Revista

Brasília é um álbum

postado em 12/08/2011 16:47
Zuleika de Souza (texto e fotos)



Na manhã de 19 de agosto de 1839, em Paris, foi anunciado que o físico Louis Jacques Daguerre teria conseguido capturar e fixar uma imagem com uma câmera escura. Reza a lenda que as pessoas presentes na palestra saíram pelas ruas para tentar comprar câmeras e não conseguiram. Desde então, 19 de agosto é considerado o Dia Internacional da Fotografia e agosto, o Mês da Fotografia. Para comemorar, o coletivo fotográfico Lente Cultural (um grupo formado por fotógrafos profissionais e amadores da cidade) trouxe para a capital várias exposições, oficinas e projeções de fotos de fotógrafos locais e internacionais.


Uma das atrações é o FotoLata, projeto do fotógrafo José Rosa, que ajuda a desvendar os mistérios da fotografia. Rosa fez de um trailler uma câmera escura, onde os curiosos podem se sentir dentro de uma máquina fotográfica de verdade e captar imagens com uma latinha imitando Daguerre.
Segundo o pensador Roland Barthes, a fotografia fixa um tempo que não volta, conserva, congela um momento, por assim dizer, e não representa apenas o resultado de um simples ;clique;. Esses cliques ; históricos, divertidos, inusitados, comoventes, denunciantes ou apenas belos ; estão espalhados pelo Distrito Federal em shoppings, nas estações de metrô de Taguatinga e da Rodoviária, nos SESCs do Gama, Ceilândia e da 504 Sul. A capital virou um grande álbum.


Mas não é apenas em agosto que a população tem acesso à produção dos fotógrafos. Nos outros meses, sempre na última quinta-feira, ocorre o FotoBarragem, simpático evento que o coletivo Lente Cultural organiza. É um convite aberto à cidade, qualquer pessoa pode mostrar suas fotos, em um telão montado dentro da histórica Churrascaria JK ao lado da barragem do Paranoá. O restaurante feito de madeira tem mais de 50 anos e ainda conserva as mesas e cadeiras do tempo em que o presidente JK almoçava por lá. Entre uma cervejinha e um churrasquinho, as fotos vão sendo projetadas. O evento também tem participações de fotógrafos de outros estados ao vivo pela internet.


Passados quase 200 anos do anúncio de Daguerre, a câmera escura virou um sensor que captura imagens e está cada vez mais popular. Podemos encontrar câmeras nos celulares, computadores e também nos tablets. Agora todo dia é dia da fotografia!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação