Revista

O diário de um pai

Depois que descobriu que ia ser pai, jornalista cria blog, que já rendeu dois livros, e ajuda homens inexperientes a desempenhar essa difícil tarefa

postado em 12/08/2011 19:22

Depois que descobriu que ia ser pai, jornalista cria blog, que já rendeu dois livros, e ajuda homens inexperientes a desempenhar essa difícil tarefa;Dá pânico, pavor e aflição.; Essa definição, quase desesperada, do momento em que descobriu que ia ser pai, há quase três anos, é do jornalista Renato Kaufmann, 36 anos. Ele tem o discurso divertido, bem humorado e realista. Não nega que ficou confuso quando soube que a namorada estava grávida. Não que não estivesse feliz, mas como ele mesmo diz. Mas; ;a partir daí não poderia mais correr o risco de morar debaixo da ponte;. O conforto e a qualidade de uma outra vida dependia dele.

Com a cabeça atordoada, sem saber o que esperar dos nove meses seguintes, ele decidiu criar um blog pessoal. No terceiro dia após a novidade, estava à frente do computador tentando colocar as ideias em ordem. O projeto ganhou um nome bem apropriado: Diário de um grávido. A partir daquele dia, ele também esperava Lúcia, assim como sua mulher. A diferença é que ele não a carregava no ventre.

A surpresa veio em seguida. Um sem número de pais adoraram a ideia, entraram em contato, agradeceram a iniciativa. Era gente que se sentia tão despreparado para ;ser grávido; quanto Renato. ;O que eu mais ouvi foi outro homem dizer que era um alívio saber que ele não era o único a pensar daquele jeito, a ter as mesmas dúvidas e aflições;, comenta. ;Para mim, foi importante saber que não foi só eu que fiquei em pânico;, comenta o jornalista. E todos os que escreviam se sentiam sozinhos nessa busca por respostas. ;Não tem livros para pais. Os que existem são muito técnicos, sérios e chatos;, explica.

Para Renato, a solução foi participar ativamente da gravidez da mulher e aprender na marra. Até engordou junto com ela. Acompanhou todos os exames de perto, fez muitas perguntas aos médicos. Participou de curso para pais que esperam o primeiro filho. Ali, tirou dúvidas sobre o parto e a internação.

Em casa, quis demonstrar seu esforço para a filha. Para isso, conversou com a barriga. ;A criança tem que ouvir sua voz, por isso tem que passar pelo ridículo de falar com a barriga. Como a mãe tem essa vantagem de ter conexões naturais, o pai tem que se esforçar para estabelecer essa ligação;, conta esse pai brincalhão.

No blog, Renato ainda falou do perrengue de saber lidar com a variação de humor feminina durante a gestação. Para ele, aliás, essa foi a parte mais difícil do processo. Aperto também passou no dia em que a mulher teve de fazer uma cirurgia de emergência para evitar que o bebê nascesse antes da hora. E, claro, dividiu com seus leitores a emoção do nascimento e a tensão de quem espera para carregar o filho pela primeira vez nos braços. Na maternidade, ao receber a pulseira azul que o identificava como pai, ele conta que foi quando se sentiu importante. ;O homem é considerado cidadão de segunda categoria durante a gravidez até aquele momento;, faz piada. Nascia sua filha. Nascia o pai Renato.

Tamanha foi a repercussão que o blog de Renato virou livro de mesmo nome, que faz um apanhado divertido da gravidez do ponto de vista masculino. A filha dele, Lúcia, vai completar 3 anos e Renato acaba de lançar outro livro: Como nascem os pais, que reúne crônicas da rotina e descobertas de um pai que ele considera ;despreparado;. Afinal, criar uma criança só se aprende cuidando dela.

A gravidez de Renato Kauffmam, dividida por trimestres, descrita por ele mesmo.
Primeiro trimestre
Hora de respirar fundo, aprender a conviver com um medo que nunca mais vai embora. Só muda o motivo do pânico. Hora de se acostumar com a ideia e entender melhor a roubada, ops, digo, a maravilhosa experiência em que você se meteu. Enquanto isso, apesar de não apresentar barriga alguma, sua mulher já pode pegar a fila preferencial para grávidas, sob o olhar desconfiado da caixa e das velhinhas.

Segundo trimestre
É nesse período que você faz a maioria dos preparativos. A grávida precisa parar de beber e você para junto, por solidariedade. Isso até ela descobrir que aquela caneca de café que você vive segurando está cheia de vinho. Muitos exames, muitas compras de coisas que você não vai precisar nunca. Hora de respirar fundo e admitir para si mesmo que, sim, isso está acontecendo com você.

Terceiro trimestre
A hora está chegando, cresce a ansiedade, você se pergunta se vai dar tudo certo, se o bebê está bem formado, se o parto vai ser ok. O bebê se mexe na barriga e parece cena do filme Alien, o oitavo passageiro. Sua mulher fica enorme e você dá graças a Deus que não é um cavalo marinho. Ainda existe vida sexual, se vocês encontrarem uma posição confortável e estiverem dispostos a desobedecer possíveis ordens médicas. Aí chega a hora, tudo é um loucura, nasce a criança e com ela, o pai.


Por fases
As mudanças do homem durante a gravidez não são apenas físicas, elas são estritamente emocionais. O amadurecimento dos conflitos emocionais ocorre mais devagar que a mudança física da mulher. Mas há como dividir o sentimento dos homens em um plano trimestral.

1; trimestre
- O sentimento é de ambivalência: ;Estou feliz pelo novo bebê, mas será que eu vou dar conta disso?;;
- As mudanças hormonais da mulher causam estranheza: ;Eu não reconheço mais a minha mulher.;;
- O corpo da mulher continua o mesmo e, por isso, ele não assimila a gravidez: ;Às vezes, me esqueço de que a minha mulher está grávida;.

2; trimestre
- O homem começa a se sentir grávido: ;A barriga começa a crescer e o bebê a mexer, ele realmente existe;;
- A mulher está mais disposta e ainda consegue manter a rotina: ;Que delícia a gravidez!”;
- Há muitas coisas para resolver antes do parto: ;Vou providenciar todos os bens materiais dos quais o meu filho precisa;.

3; trimestre
- A grávida está emocionalmente bem frágil e começa a ter limitações físicas: ;Tenho que protegê-la do mundo externo;.
- Está chegando a hora, o bebê começa a se tornar real: ;Qual é o meu papel no parto? Eu sei cuidar de uma criança?;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação