Revista

Sorriso vitaminado

Além de suprir as necessidades nutricionais, uma alimentação balanceada é fundamental para manter a boa saúde bucal

postado em 23/08/2011 08:00

Além de suprir as necessidades nutricionais, uma alimentação balanceada é fundamental para manter a boa saúde bucalA importância das vitaminas para um corpo saudável é conhecida. A vitamina A mantém os olhos, a pele, os cabelos e o sistema imunológico em funcionamento, a E protege o corpo de oxidações e dos radicais livres, enquanto a vitamina K é essencial para a coagulação do sangue. Vários tipos de substâncias são ingeridas normalmente na dieta e armazenadas no corpo para mantê-lo funcionando ; um prato bem colorido e diversificado consegue suprir todas as necessidades nutricionais. Mas o que pouca gente sabe é que a carência de vitaminas pode interferir também na saúde dos dentes. ;Algumas delas são essenciais ao tratamento odontológico, principalmente para aqueles pacientes que têm problemas de gengiva (doença periodontal) e para quem receberá implantes dentários;, explica a odontologista Maristela Lobo. Ou seja, alimentação balanceada tem grande importância até para um sorriso bonito.

O médico nutrólogo Alan Ferreira lembra que quem tem incidência alta de aftas e lesões ao redor da boca também deve prestar atenção nas vitaminas. As B, C e D são as que mais interferem na chamada cavidade oral. As do complexo B, por exemplo, podem ser usadas para tratar casos de paralisia temporária de nervos da boca. No resto do corpo, são responsáveis por manter a circulação e o metabolismo a pleno vapor. Já a vitamina C é essencial nos processos de reparo e cicatrização. ;Foi comprovado que a presença da doença periodontal está ligada a baixos níveis de vitamina C no sangue;, afirma Maristela Lobo. A vitamina D está ligada aos processos metabólicos dos ossos e é de importância vital para que, em caso de cirurgia, a osseointegração do implante ocorra de forma correta. A falta de vitaminas dos complexos B e C ou de ferro pode estar relacionada também ao surgimento e à cicatrização das aftas.

Segundo Alan Ferreira, a deficiência de vitaminas por desnutrição é muito rara no Brasil. Geralmente, ocorre em algumas pessoas que fizeram cirurgias bariátricas ou que tenham doenças genéticas que dificultem a absorção dos nutrientes. Antes de partir para ações de reposição de vitaminas, um exame de sangue para comprovar a deficiência é recomendado. O próximo passo é procurar um médico nutrólogo ou nutricionista para pesquisar a fonte dessas carências e definir uma forma de suplementação. ;O mais comum para tratar casos de carência vitamínica é a reposição injetável;, explica o nutrólogo. Se a deficiência for leve, é possível fazer algumas mudanças na dieta para suprir a falta de vitaminas.

O que não vale é tentar controlar as vitaminas por conta própria. Um artigo publicado no jornal da Associação Americana de Médicos afirma que o uso descontrolado de suplementos vitamínicos pode causar câncer de próstata em homens e até aumentar a mortalidade de mulheres. ;Nem sempre as vitaminas presentes nesses remédios são iguais às encontradas na natureza. A grande maioria das pessoas não precisa de suplemento de vitaminas, mas costuma culpar o estresse e o cansaço pela ausência delas e ingere por conta própria;, afirma o nutrólogo Alan Ferreira. Em caso de suspeita de deficiência de vitaminas, o mais indicado é procurar um médico para descobrir as causas e tomar as medidas necessárias.

Onde estão?
Vitamina B ; Vegetais; grãos integrais; cereais; ovos; leite e derivados; nozes e soja.
Vitamina C ; Frutas alaranjadas, como acerola, grapefruit, caju e laranja; frutas vermelhas; couve-flor; brócolis e repolho
Vitamina D ; Sal; frutas; ovos; leite e derivados; atum e sardinha

Agradecimento: Nutroclínica

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação