Revista

Hidratação começa pela boca

Além de abusar da ingestão de água, neste período de seca o ideal é adotar uma dieta rica em alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes. Cuidado com as frituras

postado em 15/09/2011 12:45

Cecília Garcia // Especial para o Correio

Além de abusar da ingestão de água, neste período de seca o ideal é adotar uma dieta rica em alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes. Cuidado com as friturasEnfrentar os períodos de seca que, às vezes, chega a 10% de umidade não é tarefa fácil. Para se sentir melhor nesta época do ano, que castiga os moradores de Brasília, a estudante Anna Luiza Corrêa, de 21 anos, abusa de certos alimentos. ;Só gosto de comer comida crua, fresca, bebo muito mais líquido, o dia inteiro, e tomo muito iogurte gelado;, afirma. Além da tradicional salada, já incorporada à sua dieta, ela dá preferência a peixes e carnes cozidas.

Para completar as refeições, evita comidas quentes, pesadas, com muito molho e gordura, carnes vermelhas e frituras. E não pense que essa dieta é apenas para ser saudável. ;Isso é o que me dá vontade de comer nesse tempo, de outra forma parece que fico pesada o dia inteiro, com sensação de cansaço. Com essa alimentação, me sinto melhor, mais hidratada e mais disposta.;

Neste clima seco, a alimentação ajuda ; e muito ; a melhorar o bem-estar. Para isso, a nutricionista Carolina Quintans recomenda a ingestão de alimentos que regulam o organismo, ricos em fibras, vitaminas e minerais, tais como frutas, legumes e verduras, em especial quando consumidos crus. A nutricionista não faz restrições na dieta, apenas alerta para o cuidado com a comida gordurosa e quente. ;Elas são de digestão mais lenta e causam sensação de moleza e apatia, especialmente após o almoço, horário em que o sol está mais quente e o metabolismo, mais lento;, explica.

A importância dos líquidos
A hidratação vinda dos alimentos é um aliado. Não só a água, mas os sucos e as frutas são bastante suculentos e suprimem, em parte, as necessidades de líquido do nosso corpo. ;Além desses, vitaminas, chás e sopas ajudam na hidratação do organismo, lembrando sempre da importância da hidratação externa da pele, com o uso de cremes;, ensina Carolina Quintans.

A nutricionista Carina Tafas afirma que o ideal é o consumo de água e de água de coco, que repõe os eletrólitos do organismo. A quantidade necessária é calculada em 35ml por quilo, ou seja, uma pessoa com 60kg deve beber aproximadamente 2l e uma de 80kg, cerca de 2,8l.

O consumo desses líquidos evita desidratação, queda de pressão e problemas renais, como pedra nos rins e infecções urinárias. Além de minimizar sintomas comuns provocados pela pouca umidade, como fraqueza, fadiga, tontura, dores de cabeça, além de pele, boca e língua secas. Mas é preciso tomar cuidado. ;Não devemos exagerar no consumo de águas gasosas ou aromatizadas, pois não são indicadas para repor a hidratação;, afirma Carina. Para quem não gosta de beber água, uma opção é abusar de sopas frias, à noite, e sucos, durante o dia.

Siga a dieta
A nutricionista Carina Tafas indica bons alimentos para combater os efeitos da seca:
- Frutas: mais líquidas e ricas em vitamina C, como laranja, limão, melão, melancia, abacaxi, manga, acerola e morango. A vitamina C ajuda a evitar as alergias provocadas pela seca e pelas queimadas.
- Sucos: também são ótimas opções, desde que acrescidos de boa quantidade de água.
- Legumes e verduras: devem fazer parte do cardápio, de preferência no almoço e no jantar.
- Folhas verdes, pepino, tomate, abóbora, aipo, beterraba e couve-flor: contêm bastante líquido em sua composição.
- Alimentos ricos em ômega 3: como a linhaça e os peixes. Eles regulam a hidratação da pele.

Fique longe
- Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans: como frituras, molhos ricos em queijos, carnes gordas, pizzas, etc. Eles sobrecarregam a digestão e podem acarretar queda de pressão, o que é comum nesta época do ano.
- Alimentos que potencializam a desidratação: café, mate, refrigerante e chás também devem ser consumidos com moderação porque são diuréticos, por conta da cafeína. As bebidas alcoólicas também desidratam o corpo, principalmente as destiladas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação