Revista

Cor & flor

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

postado em 30/09/2011 09:56

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Na moda, cada estação do ano define uma coleção que promete repaginar o armário com novidades de cores, tecidos, cortes e tamanhos. Agora, quando o assunto é decoração, outono/inverno e primavera/verão não apontam comandos ou regras, mas sugestões que podem acrescentar um toque diferente à casa. Por isso, nessa primavera, vale a pena dar férias aos tons e móveis sóbrios para dar vez a uma poltrona multicor, adesivos de árvores, almofadas floridas etc. Quem sabe até mudar a cor cinza da parede da sala de estar para um laranja, verde ou amarelo? Tons que prometem agradar o público nessa estação.

Inserir novos elementos que respondam com harmonia aos efeitos da primavera pode ser uma experiência criativa. Ainda mais em Brasília, onde outubro é sinônimo de chuva, umidade e fertilidade para os jardins internos e externos, que passaram por um extenso período de seca e calor. Agora, as plantas estão prontas para florir. Será que sua casa não quer fazer o mesmo?

Para a arquiteta Juliane Moi, pequenas mudanças podem fazer a diferença. "Recomendo trocar as capas de almofadas por tecidos florais ; solução barata ;, guardar mantas pesadas de móveis e camas no fundo do armário e espalhar pela casa objetos que tenham a ver com a estação". Outra dica para que seu lar fique em sintonia com a fase das flores é investir e cultivar plantas no terraço, comprar uma fonte de água e florir os ambientes da casa. "Uma planta viva sempre transmite essa renovação de energia", acrescenta a arquiteta.
Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Verde que te quero ver
Depois de uma trégua da seca, os jardins ganham vida nova com a água das chuvas. Quem tem vontade de criar um espaço verde para o apartamento ou para a casa deve tomar alguns cuidados e tomar como base projetos de paisagistas. Na 5; Mostra de Paisagismo, aberta ao público até esse domingo no Casa Park, nove especialistas assinam espaços para todos os gostos ; um deles foi criado pela Escola de Paisagismo de Brasília.

Valéria Pato e Dante Mafra, por exemplo, fizeram um cantinho de leitura no jardim, com poltrona decorada por almofadas floridas e esculturas de formigas de aço no piso. Outros ambientes da mostra também servir de modelo para se recriar em casa. Caso do ambiente elaborado pelo paisagista Fábio Camargo, que transformou poucos metros quadrados em um jardim de temperos e flores. "Esse ainda é um cantinho para você relaxar, ler um livro e sentir o perfume das plantas", promete.

Para aquele que gostam de receber no jardim, vale a inspiração de Cleber Depieri e Gabriel de Souza, com pergolado e deck de madeira. Da mesma forma, se a intenção for compartilhar o jardim com amigos, o ambiente criado por Marco Antônio Chaves revela muito aconchego graças à escolha da estamparia florida das poltronas e almofadas, no ambiente cercado de verde e no improviso ao distribuir espécies de diferentes em baldes de metal.

Cultive já!
A paisagista Junia Barros, com Cinthia Almeida, também assina um espaço na mostra de paisagismo e dá algumas dicas para que a estação mais florida do ano sirva de inspiração para sua casa.

Regra básica: se a planta for de sol, que ela receba sol, se for de sombra, ela precisa estar em um ambiente de pouca luz. É preciso, antes de qualquer coisa, respeitar as necessidades da planta. Fazendo isso, minimizam-se quaisquer problemas no cultivo;
Sombra e Meia-sombra: Samambaia (Nephrolepis exaltata), Renda-Portuguesa (Davallia fejeensis), Avenca (Adiantum raddianum), Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), Lambari-roxo (Tradescantia zebrina) e Columéia (Columnea gloriosa)

Pleno sol: Minibromélia (Bromeliaceae sp.), Peixinho (Nematanthus wettsteinii), Ripsális (Rhipsalis baccifera), Véu-de-noiva (Gibasis schiedeana) e Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida)

Vai ser necessário colocar a mão na terra, investir em adubos apropriados e verificar o que a planta precisa. Não dá simplesmente para ter uma planta em casa e abandoná-la;

Como a maioria das pessoas mora em apartamentos, onde o espaço é restrito, aconselho investir também em jardins verticais. Além de bonitos, eles são funcionais. A manutenção também é menos onerosa se comparada ao de um jardim externo;

Para dentro de casa, se você gosta de flores, a orquídea é uma ótima opção. Sem dúvida alguma, elas são campeãs até mesmo por serem fáceis de cuidar. Lembre-se: devemos aguar a orquídea uma vez por semana e ela deve receber pouca luz indireta;

Invista em uma horta mesmo se você morar num espaço pequeno. Basta que haja sol no ambiente e que você não se esqueça de regar e comprar adubo orgânico. Não é difícil ter um jardim de cheiros em casa, mas é preciso dedicar-se a ele.
Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Uma poética combinação para deixar seu cantinho com a cara da primavera

Festa da Flor
Para celebrar o início da primavera, a 2; edição da Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais (FestFlor) começa na próxima semana. Lojistas, arquitetos, paisagistas e curiosos deverão circular pelo evento que ocorre na sede da Embrapa de 6 a9 de outubro. Na programação, especialistas do Brasil e de fora trazem novidades e ministram workshops para o público. Um dos mais importantes nomes do cenário internacional de arte floral, Mario Antonelli ministrará três workshops que vão abordar desde a composição cenográfica para grandes espaços à confecção de buquês de noivas. Outras atividades prometem atrair os visitantes. Oficina de artesanato em fibras naturais, ikebana, bonsai, além de aulas sobre cuidados e dicas para a manutenção de jardins são gratuitas e abertas ao público. Destaque também para uma oficina que promete atrair muita gente: Como fazer para não assassinar minhas orquídeas. Confira a programação completa no site www.festflorbrasil.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação