Revista

Ao pé do ouvido

Coloridos, divertidos e até com cara de joia, os fones de ouvido se tornaram item fashion

postado em 06/10/2011 16:56

Coloridos, divertidos e até com cara de joia, os fones de ouvido se tornaram item fashionCompanheiro de viagem, de academia e no trajeto para o trabalho ou universidade, o fone de ouvido ganhou mais brilho, pompa e cores na última década. Tudo isso para atender a uma geração plugada em aparelhos de MP3 ou smartphones e que dispensam o silêncio nas horas vagas. No mercado, marcas nacionais e estrangeiras diversificam e personalizam modelos para atender desde os mais moderninhos aos glamorosos, capazes de desembolsar mais de R$ 2 mil em um par de auriculares com diamantes. Acha pouco ou quer mais? Grandes e coloridos, à moda de rappers e skatistas, ou pequenos e discretos, para aqueles que preferem conforto durante a atividade física, o fone de ouvido se tornou acessório fashion. Por isso, antes de apertar o play da sua setlist favorita, escolha o que mais combina com seu estilo.


Coloridos, divertidos e até com cara de joia, os fones de ouvido se tornaram item fashion

Coloridos, divertidos e até com cara de joia, os fones de ouvido se tornaram item fashion

Coloridos, divertidos e até com cara de joia, os fones de ouvido se tornaram item fashion

Silêncio é música
Imagine entrar numa festa usando o fone de ouvido, escolher uma das três opções de trilha sonora do evento e dançar no seu ritmo? Parece até coisa de maluco: cada um dançando uma música diferente, sem interagir com outros da pista. Esse é o cenário inusitado das festas silenciosas ou silent parties como são conhecidas na Europa. Nelas, o fone de ouvido torna-se acessório indispensável de balada. Se você achou estranhou ou pensa que a proposta é o melhor exemplo de individualidade, há quem diga o contrário. Frequentadores de carteirinha defendem e afirmam que tudo não passa de uma brincadeira em que você é responsável pelo som que vai bombar na festa;Se não para todos, mas para você!

Cuide-se
Não recomendado pelos médicos, o fone de ouvido pode prejudicar a audição, principalmente daqueles que já têm alguma predisposição a otites ou apresentam outros problemas mais graves. De acordo com a otorrinolaringologista Maria Cristina Teixeira, tanto faz se o modelo do headphone for externo ou interno. A médica, porém, reconhece ; como outros especialistas ; que é inevitável o uso desse acessório por pessoas que apostam em uma melhoria da qualidade de vida simplesmente por escutar aquele ;barulhinho bom; ao pé do ouvido. Por isso mesmo, ela faz algumas recomendações:
- A música deve estar abaixo de 80 decibéis.
- O uso do acessório deve ser, no máximo, por duas horas ao dia.
- É recomendável usar o headphone em dias alternados para evitar, em casos mais graves, a perda progressiva da audição.
- Consulte um otorrinolaringologista a fim de detectar se você tem algum problema auditivo. Se houver qualquer predisposição, há chances de piorar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação